Meu cachorro quebrou a pata não tenho dinheiro

Meu cachorro quebrou a pata não tenho dinheiro

O tratamento depende do tipo de fratura e pode variar entre a redução do espaço do cachorro e cirurgias mais complexas

Os ossos são responsáveis por dar sustentação ao corpo dos cães. Além disso, eles abrigam a fábrica de hemácias que compõem o grupo vermelho sanguíneo e células do grupo branco, que garantem a defesa do organismo.

Os tipos celulares mencionados são produzidos na medula óssea, também conhecida como tutano.  Em sua maior parte, o osso é composto de colágeno, cálcio e outros minerais. A junção desses nutrientes faz com que ele seja forte e flexível.

Quando ocorre algum tipo de fratura em cães, esse sistema tende a apresentar sinais que devem ser identificados o quanto antes para que o tratamento adequado seja feito, de forma a manter o bem-estar do nosso amigo.

Ossos caninos mais sensíveis 

A parte do corpo da maioria dos cães que recebem atendimento na Vet Quality por conta de fraturas ósseas é o fêmur. Os quadris entram em segundo lugar na estatística. 

Na sequência, os pets sofrem de fraturas na tíbia, radio e úmero (braço). Dependendo do tipo de acidente, eles podem sofrer lesões no crânio, mandíbula e coluna vertebral.

O que ocasiona a fratura em cães

Existem algumas razões para que ocorra a fratura em algum osso do cachorro. Basicamente, forças internas ou externas ao organismo atuam em determinadas partes do corpo, ocasionando uma forte onda de estresse no local. As principais causas são:

Salto

Cães de pequeno porte costumam saltar de pequenas alturas, como sofás e camas.  

Impactos

Quando os pets saltam sobre uma superfície dura e que não apresenta condições de amortecimento da queda, o impacto pode tencionar a estrutura óssea do fêmur e fazer com que ele se rompa. 

Tumores ósseos

Cães nessas condições estão mais suscetíveisa sofrer fraturas, mesmo que as condições ambientais não forneçam algum tipo de perigo significativo.

Impactos

Atropelamentos por carros, bicicletas e motocicletas são as principais causas de fratura nos quadris. 

Brincadeiras com animais mais pesados

Um cãozinho pequeno pode se ferir com facilidade ao brincar com pets maiores e mais pesados, mesmo se a brincadeira aparentar ser tranquila. 

Problemas nutricionais

O ossos necessitam de bons nutrientes para se manterem saudáveis. Quando a dieta é pobre em fontes de vitaminas e minerais, o sistema ósseo não é capaz de absorver tudo o que precisa e fica mais sensível. 

Sinais de que seu pet apresenta algum tipo de fratura

A dor é o principal sinal de alerta de que algum osso do seu amigo está com problema. Caso a fratura seja muito grave, ele não conseguirá esconder isso e, provavelmente, expressará com choro ou uivo. No entanto, existem casos mais sutis.

Observe se há indícios de inchaço ou até mesmo insegurança do pet para colocar o peso sobre alguma pata. O medo de sentir dor fará com que ele a mantenha alçada. Apatia, agressividade e falta de apetite também podem ser sintomas de fratura em cães. 

Animais que sofrem fraturas nas costelas apresentam dificuldade para respirar e desvio na coluna, que passa a se assemelhar a um arco. Além disso, o rompimento dos ossos que compõem essa parte do corpo pode causar de perfuração de outros órgãos.

Como socorrer seu amigo

Meu cachorro quebrou a pata não tenho dinheiro

A primeira coisa que você deve fazer é ligar para o pronto atendimento da clínica com veterinário 24 horas. Informe as condições físicas do pet para que o especialista avalie se é preciso realizar algum tipo de imobilização antes de conduzi-lo ao atendimento.

Formas de diagnóstico

Na clínica, seu amigo passará pelos seguintes procedimentos:

Avaliação clínica

O médico especializado em ortopedia veterinária fará uma análise do quadro geral do pet, conferindo todas suas funções vitais e identificando os pontos de dor e lesão.

Exames

Raio-X, tomografia e outros exames de imagem ou laboratoriais poderão ser solicitados para que seja possível estabelecer um diagnóstico mais preciso e detalhado.

Tratamento

Em alguns casos, é necessário o uso de antiinflamatórios ou antibióticos para combater infecções causadas por bactérias. Pinos, placas, parafusos, fios de aço inox e outros materiais também são utilizados para tratar alguns tipos de fraturas.

Quando a fratura apresentar riscos à circulação sanguínea e a outros órgãos do pet, a amputação da região afetada pode ser a solução mais viável. Em todos os casos, é preciso que você tenha calma e confie no especialista. 

A coluna vertebral é região é muito delicada e quando há fratura em cães, o prognóstico costuma ser um pouco complexo. O tratamento costuma ser direcionado por cirurgias, uso de medicamentos para inflamações e adaptação da movimentação do animal por meio de cadeiras de rodas especiais.

Sessões de fisioterapia e acupuntura veterinária podem ser prescritas como forma de aliviar desconfortos e promover maior qualidade de vida aos cães. 

Como manter seu pet protegido

Devido ao grande índice de atropelamentos, você deve garantir que seu cão fique longe da rua. Quando for levá-lo para passear, evite locais onde ocorre grande movimentação de veículos e o mantenha sempre na coleira.

Caso seu amigo seja de pequeno porte, tome cuidado para que ele não exagere nos saltos de sofás e camas. Se ele gostar de ficar nesses locais, o ideal é colocar um degrau entre o chão e o móvel para que o impacto não seja tão intenso.

Garanta que a alimentação do seu pet seja rica em nutrientes. Ossos saudáveis tendem a resistir a situações que poderiam provocar fraturas.

Não deixe de levar seu bichinho a consultas regulares com o médico veterinário. Se o cão for mais velhinho, é preciso um acompanhamento mais detalhado para investigação de problemas ósseos relacionados ao desgaste natural dessas estruturas.

A Vet Quality conta com uma equipe especializada em ortopedia veterinária. Nossos serviços são direcionados a partir de procedimentos completos e multidisciplinares para que a saúde do seu amigo seja sempre prioridade. 

Quanto tempo cachorro pode ficar com a pata quebrada?

Qual o tempo de recuperação? A melhora da pata quebrada varia de acordo com o local da fratura. Alguns ossos, como os planos, costumam levar de duas a três semanas para se recuperar. Porém, se a lesão acontece em algum dos ossos longos, o tempo de reabilitação pode ser bem maior.

Quanto custa uma cirurgia de pata quebrada?

Varia também com o hospital e equipe médica. Contudo, o padrão é 4000-9000 do hospital, mesmo valor para a equipe médica, e material é muito variável, indo desde 3000 até 20000 reais ou mais, dependendo da cirurgia. Pessoas idosas podem ter de ficar na UTI, então teria de acrescentar de 5000 a 10000 reais a mais.

O que fazer quando o cachorro quebra a pata?

Ao imobilizá-lo, pegue um tubo de soro fisiológico, faça um furo na tampa e espirre alguns jatos sobre o local ferido para retirar resíduos de asfalto, grama ou terra que possam causar infecções. Após a higienização, utilize gaze ou tecido bem limpo para cobrir o ferimento. Não ofereça medicação humana aos animais.

Quanto custa amputar pata cachorro?

Devido às complicações, uma das patas precisou ser amputada. "Todo o tratamento, incluindo o procedimento cirúrgico, exames e medicamentos, fica por volta de R$ 800.