Meu namorado não confia em mim o que devo fazer

Meu namorado não confia em mim e foi embora. Sou apaixonada por ele e sofro sua ausência. O que devo fazer?

Querida Eneida,
Paz!

Era uma vez um lindo e apaixonado casal de passarinhos. No inicio tudo era as mil maravilhas, mas depois de certo tempo a desconfiança passou a povoar o imaginário de um deles. É que, mesmo sem ter provas, ele se tornara incapaz de acreditar na fidelidade de sua parceira. E isto acontecia, por mais que ela lhe tentasse provar nunca ter nem olhado para qualquer passarinho que fosse. Um dia ele lhe disse que iria embora para construir novo ninho com alguém em quem conseguisse confiar. Ela então, no afã de segurá-lo, chegou até a mentir. Não houve jeito. Ele se foi e a passarinha continuou, por um tempo, morando por perto do ninho na expectativa da sua volta. Foi assim até o dia em que ela reparou que ele já estava se desfazendo. Nessa hora tomou consciência de que não valia a pena continuar a espera por seu amado. Aliás, descobriu mais. Ela viu que nem seu amor ele continuava sendo. Compreendeu enfim que é impossível se manter uma relação, caso não haja nela a confiança e que por causa disso seja até preciso fazer uso de mentiras. O tempo passou e a passarinha está linda novamente. Construiu novo ninho com um pássaro que confia plenamente nela. Quando não estão atarefados no cuidado com os filhotes, estão cantando. São felizes e a vida da família se baseia somente na verdade.

Caso pudéssemos mandar no coração, orientando-o para que só nos levasse a amar aquela determinada pessoa seria ótimo, não é mesmo? Mas a vida não é simples assim. Acabamos nos apaixonando por pessoas com as quais nos equivocamos. Por tudo que me relata em seu email, parece ser esse o seu caso.
Por isto imaginei a historinha acima. É impossível que se possa construir uma relação saudável e duradoura onde não exista confiança mútua. Veja que esta tem a precisão de acontecer em duas mãos. Você precisa confiar nele, da mesma forma que ele necessita também ter fé em você.

Aí vem a grande confusão. Ocorre que a confiança de um dos lados acabou e nem vem ao caso se você é culpada de algo. Importa que ele não a considere mais como alguém que mereça que ele confie. Daí que sinto que você precisa pensar bastante antes de continuar a buscá-lo. Note que até teve que mentir como estratégia para segurá-lo. Isto só reforça o que percebo em relação ao namoro de vocês. Não importa o porquê das mentiras, importa que elas tenham acontecido e isto é um sintoma de que a confiança já se foi há tempos.

Aproveite este tempo de distância, já que ele foi embora, para refletir melhor sobre a caminhada da sua vida. Tente não ficar só presa ao coração. Nessas horas é importante também usar um tanto da razão. Ajuda bastante ouvir alguém de fora e de confiança. Quando estamos enfiados com a cabeça num problema, não costumamos enxergar um tanto de coisa fora. Antes de desconsiderar o que lhe diz a família, reflita se eles não podem ter razão.

Reze também. Coloque seu problema no coração de Deus. Ele tem um coração imenso e totalmente amoroso, capaz de compreender todas as nossas dores e dificuldades amorosas. Afinal Ele é só Amor. Assim terá mais clareza da situação e poderá tomar a melhor decisão. Importa que saiba que só você poderá deliberar se mantém a esperança, ou se busca novos caminhos.

Daqui rezo e torço por você,
Abraços,
Fernando.

Meu namorado não confia em mim o que devo fazer

4.65K  13/11/2017 02h54

Ele não tem nenhum motivo pra não confiar em mim a não ser coisas do meu passado, antes de namorar ele, mas ele diz que não consegue confiar em nada do que eu digo mesmo sabendo que não existe motivo pois na cabeça dele as coisas que eu digo não se encaixam, só que ele não quer ser ciumento e possessivo então me deixa fazer o que eu quero mas desconfia toda vez que eu faço, e agora tá quase terminando cmg por isso... o que Eu posso fazer pra provar que to sempre falando a verdade e que ele não precisa desconfiar de mim? Eu amo muito ele é não quero perder ele por falta de confiança sendo que não faço nada errado. Ele tá me tratando mal a dias por conta disso.

Baixe em PDF

Baixe em PDF

Depois de trair a confiança de alguém, será necessário muita paciência e determinação para recuperá-la. Com perseverança, é possível contornar a decepção dessa pessoa e tornar o relacionamento ainda melhor do que antes. Recuperar a confiança não deve ser questão de levar a relação de volta para onde ela estava antes, e sim de revelar novas faces suas e de atacar seus problemas para que você se torne uma pessoa melhor[1].

  1. Meu namorado não confia em mim o que devo fazer

    1

    Mostre que você não está falando da boca para fora. Seja sincero e demonstre que está arrependido. Saia do seu papel de sempre! Não tente se justificar ou dar desculpas. Não use "mas" nem "se" no seu pedido e saiba que qualquer tentativa de jogar as coisas para a outra pessoa vai sair pela culatra. Você não deve transferir a culpa, e sim aceitar a responsabilidade[2].

    • Você não deve fingir nenhuma emoção, mas se parecer muito casual ou indiferente ao pedir desculpas, elas não serão bem aceitas.
    • Caso sinta vontade de chorar, não segure as lágrimas. Chore à vontade. Elas demonstram sinceridade e culpa.
    • Em algum momento, você precisará dizer claramente: "Eu sei que o que fiz foi errado". Explique à pessoa o quanto você se sente mal sobre o que fez.
    • Um pedido de desculpas bem-sucedido tem tanto a ver com a sua atitude quanto com as suas palavras. É difícil, porque as pessoas tendem a manter uma imagem positiva de si mesmas. Pesquisas mostraram que é mais fácil tornar-se mais humilde se você passar algum tempo pensando no que gosta a respeito de si mesmo primeiro, para se preparar[3].

  2. Meu namorado não confia em mim o que devo fazer

    2

    Tente dar um tempo. Ele dará a distância para entender o que aconteceu e expressar melhor seus sentimentos. Uma desculpa oferecida no calor do momento pode parecer falsa, como uma maneira de escapar rapidamente sem lidar de verdade com as questões que estão por baixo de tudo. [4]

  3. Meu namorado não confia em mim o que devo fazer

    3

    Escreva suas desculpas. Redija uma carta ou um e-mail bem pensado. Em geral, é melhor se desculpar em pessoa; porém, se aquele a quem você magoou estiver evitando você, ou se você não acreditar que pode se expressar adequadamente cara a cara, uma carta pode ser uma boa maneira de revelar suas emoções de uma forma bem pensada.

    • Ao escrever uma carta de desculpas, aproveite o tempo que tem para repensar sua mensagem. Depois de redigi-la, volte a ela alguns dias depois para ver se, com a distância, consegue se expressar melhor.
    • Não peça desculpas por mensagem de texto e evite fazê-lo por e-mail, se for possível. Procure escrever uma carta. Considere até entregá-la com flores[5].
    • Caso tenha algum tipo de relação profissional com a pessoa cuja confiança foi traída, escreva a carta de maneira profissional, incluindo uma saudação como: "Caro Sr. Silva". Conclua com: "Sinceramente, (seu nome)".
    • Se a pessoa que estiver brava com você for um amigo próximo, você pode usar uma linguagem menos formal. Considere substituir o "Sinceramente" por "Com amor". Em vez de começar com "Caro (sobrenome)", use o primeiro nome da pessoa, possivelmente sem o "Caro".

  4. Meu namorado não confia em mim o que devo fazer

    4

    Seja específico. Ao pedir desculpas, seja detalhado. Por exemplo: "Sinto muito por ter agido mal com você" não passa a ideia de que você sabe mesmo o que fez. Por outro lado, está claro que você entende o mal que causou quando diz: "Peço desculpas por ter deixado você esperando e não ter aparecido na festa. Foi uma atitude egoísta e imprudente"[6].

    • É importante aceitar a culpa. Você precisa perceber e aceitar seus erros antes de seguir em frente. Entenda que foi você quem cometeu o erro e leve essa percepção consigo em todas as suas ações[7].

  5. Meu namorado não confia em mim o que devo fazer

    5

    Seja honesto, mas sem exagerar. Você precisa demonstrar para aquele a quem magoou que está comprometido com a reconstrução de um relacionamento em que haja confiança. No entanto, saiba quais detalhes só deixarão a pessoa mais magoada. O objetivo é seguir em frente, não mergulhar no passado[8].

    • Por exemplo, se você tiver traído seu companheiro, deve contar a ele. Mas não precisa dar cada detalhe do que aconteceu, pois ele só vai reencenar o evento na cabeça dele. Seja direto ao dizer que traiu a confiança dele sem ser explícito.

  6. Meu namorado não confia em mim o que devo fazer

    6

    Discuta seus problemas. Sem colocar a culpa na outra pessoa, tente explicar o que o levou a fazer o que fez. Há alguma coisa na sua história pessoal com a qual você tem dificuldades para lidar? Pense de verdade no porquê de ter feito o que fez. Esta pode ser uma oportunidade de obter apoio para se tornar uma pessoa melhor[9].

    • Se você se explicar cedo demais, vai parecer que está tentando desculpar suas ações. Espere até depois de ter ouvido os sentimentos do seu parceiro e ter pedido desculpas de maneira sincera. O melhor é esperar até que a pessoa peça a você para explicar seu comportamento[10].
    • Por exemplo, se você tiver deixado um amigo esperando, não diga a ele que não quis vê-lo porque ele só fala da namorada o tempo todo e deixa você louco. Em vez disso, concentre-se em como você se sente. Diga: "Eu me sinto deixado de lado quando você fala da sua namorada, porque para mim parece que você não se importa com o que eu tenho a dizer".
    • As frases com "eu" são a melhor maneira de expressar sentimentos difíceis sem ferir a outra pessoa. A fórmula para essas frases é: "Eu me sinto (como você se sente) quando você (o que o incomoda), porque (por que aquilo incomoda você)".

  7. Meu namorado não confia em mim o que devo fazer

    7

    Resista ao impulso de fazer pressão para ser perdoado. A confiança, depois de perdida, demora para ser restaurada. As pessoas se lembram das coisas que as magoaram por mais tempo do que das coisas que as fizeram felizes. Prepare-se para dar ao outro todo o tempo que for necessário[11].

    • Diga à outra pessoa que ela pode expressar os sentimentos dela o quanto quiser, e que você estará lá para ajudá-la[12].
    • Lembre-se da importância da confiança. Pesquisas mostram que estar em um relacionamento confiável melhora a saúde psicológica geral. Ele alivia a ansiedade e torna você forte o bastante para confrontar seus problemas. Como resultado, as pessoas em relacionamentos com confiança podem lidar melhor com o estresse[13].

    Publicidade

  1. Meu namorado não confia em mim o que devo fazer

    1

    Faça promessas realistas. Vocês dois devem concordar em certos passos para seguir em frente com o relacionamento. Eles devem ser claros o bastante para que não haja confusão. Também devem ser coisas que você saiba que pode conseguir e que se relacionem diretamente com o que você fez[14].

    • Por exemplo, se você tiver saído com os amigos, bebido demais e feito algo de errado, não diga que não vai cometer o mesmo erro de novo, nem que nunca mais vai ver seus amigos. Em vez disso, considere definir um horário para voltar sempre que sair e um número máximo de bebidas que pode tomar.

  2. Meu namorado não confia em mim o que devo fazer

    2

    Cumpra suas promessas. É essencial que você não quebre suas promessas ao restaurar a confiança. Fazer algo assim neste ponto será pior do que a transgressão original. Você convenceu a pessoa magoada de que virou a página e está melhorando. Se trair a confiança dela agora, pode ser que ela nunca mais confie na sua capacidade de melhorar[15].

  3. Meu namorado não confia em mim o que devo fazer

    3

    Seja paciente. O perdão é um processo lento, e você precisará ser paciente e consistente. Sua paciência e sua perseverança são determinadas pela importância do relacionamento na sua vida. Não há nada mais importante em uma relação do que a confiança.

    • Às vezes, pode parecer que você não está fazendo progresso ou que começou errado. Muitas vezes, esses são só tropeços no caminho para a recuperação. Seja perseverante se quiser fazer algo dar certo[16].

  4. Meu namorado não confia em mim o que devo fazer

    4

    Abra mão da sua privacidade. Durante algum tempo, seu parceiro não conseguirá confiar em você, e será necessário mostrar a ele que você não está fazendo nada de errado. Dê acesso a seu e-mail e a sua conta do Facebook. Mostre seu histórico de chamadas e deixe claro que não tem nada a esconder[17].

    • Nem sempre é necessário fazer isso, mas é uma boa ideia se você tiver violado a confiança de alguém falando com quem não devia pelas costas dele. Especialmente se tiver entrado em contato com a pessoa online.

  5. Meu namorado não confia em mim o que devo fazer

    5

    Compre presentes. Você deve procurar fazer mais do que prometeu para deixar claro que não está apenas cumprindo um acordo, mas que quer de verdade fazer o que puder para que a pessoa se recupere emocionalmente. Para tanto, você pode tomar pequenas atitudes, como comprar café ou presentes. Elas podem ajudar a mostrar para a pessoa que você sente muito mesmo pelo que fez e quer se reconciliar[18].

    • Seja razoável. Não é necessário dar a alguém acesso a sua conta bancária.

  6. Meu namorado não confia em mim o que devo fazer

    6

    Faça tarefas para seu parceiro. Se tiver magoado bastante a pessoa, ela pode não estar em condições de cuidar de si mesma. Aproveite a oportunidade para demonstrar sua devoção em tornar as coisas melhores. Limpe ou cozinhe as refeições. Faça com que seu parceiro não precise se preocupar com nada até ter se recuperado emocionalmente.

  7. Meu namorado não confia em mim o que devo fazer

    7

    Crie um tempo para vocês dois. Muitas vezes, o maior obstáculo para a intimidade nos relacionamentos modernos é o fato de as pessoas estarem sempre ocupadas. Temos tanta coisa para fazer que não passamos tempo o bastante com aquele a quem queremos nos conectar. Separe um tempo para sair com a pessoa, só vocês dois[19].

    Publicidade

  1. Meu namorado não confia em mim o que devo fazer

    1

    Dê a seu parceiro tempo e espaço. Às vezes, a pessoa só precisa de espaço para perceber por si mesma que você entendeu o que fez de errado e ajustou seu comportamento para que o problema não aconteça novamente. Leva um tempo até que as pessoas vejam que você melhorou[20].

    • Dependendo da gravidade do que aconteceu, pode levar de algumas semanas a vários meses.

  2. Meu namorado não confia em mim o que devo fazer

    2

    Perdoe-se. Todos nós cometemos erros. Depois que tiver pedido desculpas e mudado seu comportamento, você precisa começar a superar a culpa por suas ações do passado. Aprenda com seus erros e aceite que agora você é uma pessoa melhor do que antes.

    • No fim das contas, precisamos também lutar para ter uma ideia realista de confiança baseada no conhecimento de que a outra pessoa não é perfeita e tem defeitos[21].

  3. Meu namorado não confia em mim o que devo fazer

    3

    Respeite o outro, mas não se esqueça de respeitar a si mesmo. Não aceite abusos físicos ou ruína financeira como parte da pena que precisa pagar. Você deverá estar pronto para tolerar a raiva ao fazer algo de errado, mas não permita que a outra pessoa ameace sua segurança.

  4. Meu namorado não confia em mim o que devo fazer

    4

    Aceite que pode não haver conserto. Infelizmente, se você trai a confiança de alguém de algumas maneiras, ela talvez nunca possa ser reparada, não importa o quanto você tente consertar as coisas. Nesse caso, é melhor que vocês dois sigam em frente e deixem o que passou para trás[22].

    • Se, depois de seis meses, não houver sinal de melhora, esta pode ser a hora de desistir. Caso o comportamento seja de abuso físico, você deve dar prioridade a sua própria segurança e seguir em frente.

  5. Meu namorado não confia em mim o que devo fazer

    5

    Procure outras pessoas para apoiá-lo. Terminar um relacionamento pode ser difícil. Para tanto, você precisará de ajuda. Vá atrás de profissionais como terapeutas, pastores e conselheiros. Converse com amigos e tente conhecer pessoas novas[23].

    • Não entre em outro relacionamento romântico rápido demais. Veja se está recuperado e confortável consigo mesmo, ou pode acabar em outra relação fracassada que tornará a recuperação mais lenta.

  6. Meu namorado não confia em mim o que devo fazer

    6

    Perdoe a si mesmo e ao outro. A raiva só vai piorar as coisas se ela ficar dentro de você. Concentre-se nas coisas boas, não nas ruins. Lembre-se de que esta é uma oportunidade para vocês dois crescerem[24].

    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 176 472 vezes.

O que fazer para o namorado confiar em mim?

Dicas para melhorar a confiança no relacionamento.
Melhore a comunicação. Sem comunicação é impossível entender o universo pessoal da outra pessoa e vice-versa. ... .
Enfrente os medos. O medo, tanto de possuir quanto de perder, pode se tornar prejudicial em uma relação. ... .
Seja honesto e sincero. ... .
Seja uma pessoa amiga. ... .
Confiança..

O que fazer se a pessoa não confia em você?

Seja sincero e demonstre que está arrependido. Saia do seu papel de sempre! Não tente se justificar ou dar desculpas. Não use "mas" nem "se" no seu pedido e saiba que qualquer tentativa de jogar as coisas para a outra pessoa vai sair pela culatra.