Não sabia que estava grávida porque menstruei

Não é normal haver menstruação durante a gravidez porque o ciclo menstrual é interrompido durante a gestação. Assim, não existe descamação do revestimento interno do útero, que é necessário para o adequado desenvolvimento do bebê. 

Dessa forma, a perda de sangue durante a gravidez não é referente à menstruação, mas é na verdade um sangramento, que deve ser sempre avaliado pelo obstetra já que pode colocar a vida do bebê em risco.

Em caso de menstruação durante a gravidez é importante ir ao médico para realizar exames que possam identificar as possíveis alterações, como gravidez ectópica ou descolamento da placenta, que podem causar este sangramento.

Não sabia que estava grávida porque menstruei

Essa descamação e sangramento coincidem com uma queda no nível sanguíneo de progesterona. A progesterona é produzida por alguns dias pelo corpo lúteo (ou corpo amarelo). O corpo lúteo é a “cicatriz” que fica no ovário após a menstruação. Alguns dias depois da ovulação o corpo lúteo se degenera, tornando-se o corpo albicans e cessando a produção da progesterona.

Quando uma mulher durante o ciclo menstrual engravida, o trofoblasto (uma das camadas do embrião em formação) produz a progesterona. As células do trofoblasto irão formar a placenta que será responsável por manter os níveis de progesterona altos. Como durante a gravidez não ocorre a redução nos níveis de progesterona o endométrio não descama e consequentemente grávida não menstrua.

O que pode causar menstruação na gravidez?

Como explicamos acima, a menstruação não ocorre durante a gravidez. Portanto o mais correto seria chamarmos de sangramento na gravidez e não de menstruação. Existem diversas causas de sangramento na gravidez, basicamente elas são dividades nas causas da primeira e da segunda metade da gravidez.

As causas da primeira metade da gravidez são a ameaça de aborto ou aborto, a gravidez ectópica e a doença trofoblástica gestacional (também conhecida como mola hidatiforme).

A causa mais comum de sangramento na primeira metade da gestação é a ameaça de aborto, provocada por um descolamento do saco gestacional.

Já as causas da segunda metade da gravidez são a placenta prévia, o descolamento prematuro de placenta, a rotura uterina, a rotura de vasa prévia e a rotura de seio marginal.

Existem ainda outras causas de sangramento como o sangramento de implantação. Este sangramento ocorre no momento em que o óvulo fecundado implanta no endométrio. É bastante incomum mas pode ocorrer. Ocorre cerca de uma semana após a fecundação e é pouco volumoso.

Também devemos considerar que alguns dos sangramentos que ocorrem na gravidez tem origem não obstétrica, como miomas, lesões do colo uterino ou da vagina, pólipos, etc.

Post Views: 0

Categorias: Dúvidas, Gestantes
Data: 05/06/2020   5065 Views

Quem menstruou e depois descobriu que estava grávida?

Não. Menstruação e gravidez são dois eventos incompatíveis entre si. Quem está grávida não menstrua e quem está menstruada não pode estar grávida.

Estou menstruando e descobri que estou grávida?

É possível estar grávida e ter menstruado normalmente? De uma maneira muito simples a reposta é não. Depois que a mulher engravida no seu período fértil ela não menstrua mais. Em algumas situações a mulher pode ter sangramentos na gestação que são confundidos com a menstruação.

É possível estar grávida e menstruar com fluxo intenso?

Reação comum do útero: a própria implantação do óvulo no endométrio pode causar um leve sangramento; Gravidez ectópica: quando a gestação se forma na parte externa do útero, causando sangramento volumoso que pode evoluir para hemorragia intensa, Patologia no útero: pólipos, infecções ou lesões.

Porque têm mulheres que menstruam durante a gravidez?

Sangramento de implantação do embrião (gravidez): quando o embrião se implanta no endométrio (nidação), pode acontecer um pequeno sangramento, vermelho claro ou amarronzado (diferente do vermelho da menstruação) que dura de 2 a 3 dias; Ameaça de aborto: nesse caso, o sangramento pode ter variação de cor e quantidade.