No que se refere ao casamento religioso com efeitos civis, assinale a alternativa incorreta

  1. Disciplinas
  2. Direito Civil
  3. Casamento

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Casamento que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q280542 - CS-UFG Defensor Público 2014

A respeito do casamento e da união estável e de acordo com o ordenamento jurídico brasileiro e a recente jurisprudência dos tribunais superiores pátrios,

A)o Código Civil de 2002 veda expressamente o casamento entre pessoas do mesmo sexo, permitindo, entretanto, e de acordo com a letra da lei, a união estável homoafetiva.

B)o Conselho Nacional de Justiça, por meio de resolução, veda às autoridades competentes a recusa de habilitação, de celebração de casamento civil ou de conversão de união estável em casamento entre pessoas do mesmo sexo.

C)o casamento é civil e gratuita sua celebração, sendo isento de selos emolumentos e custas de habilitação, o registro e a primeira certidão às pessoas pobres, independentemente de declaração.

D)o casamento nuncupativo poderá ser celebrado na presença de três testemunhas livres de parentesco em linha reta, ou na colateral, até o segundo grau com os nubentes.

E)o casamento celebrado no Brasil prova-se exclusivamente pela certidão do registro civil de pessoas naturais.

Q280729 - IBFC Analista de Promotoria I 2013

Com relação ao regime de participação final nos aquestos, disciplinado no Código Civil, pode-se afirmar que:

A)Se um dos cônjuges solveu uma dívida do outro com bens do seu patrimônio, o valor do pagamento deve ser atualizado e imputado, na data da dissolução, à meação do outro cônjuge.

B)O direito à meação pode ser renunciado, cedido ou penhorado na vigência do regime matrimonial.

C)Na dissolução do regime de bens por separação judicial ou por divórcio, verificar-se-á o montante dos aquestos à data da dissolução, por valor equivalente ao da data de aquisição.

D)As coisas móveis, em face de terceiros, presumem-se do domínio do cônjuge devedor, independentemente se o bem for de uso pessoal do outro.

E)Os bens imóveis são de propriedade do cônjuge cujo nome constar no registro. Entretanto, se impugnada a titularidade, caberá ao impugnante provar a aquisição irregular dos bens.

Q280733 - IBFC Analista de Promotoria I 2013

 Leia as seguintes afirmações:

I. O prazo para ser intentada a ação de anulação do casamento, a contar da data da celebração, é de três anos, se incompetente a autoridade celebrante; e de quatro anos, se houver coação.
II. O Código Civil prevê que a anulação do casamento dos menores de dezesseis anos será requerida pelo próprio cônjuge menor.
III. Embora anulável ou mesmo nulo, se contraído de boa- fé por ambos os cônjuges, o casamento, em relação a estes como aos filhos, produz todos os efeitos mesmo depois da sentença anulatória.
IV. Subsiste o casamento celebrado por aquele que, sem possuir a competência exigida na lei, exercer publicamente as funções de juiz de casamentos e, nessa qualidade, tiver registrado o ato no Registro Civil.

Está CORRETO, apenas, o que se afirma em:

A)II.

B)I e III.

C)I e IV.

D)II e IV.

E)I, II e III.

Q281068 - VUNESP Titular de Serviços de Notas e de Registros 2012

No que tange ao casamento nuncupativo, assinale a alternativa correta.

A)O ato nupcial é celebrado na presença de seis testemunhas, parentes ou não dos contraentes.

B)O nubente que não estiver em iminente risco de vida poderá fazer-se representar.

C)Nele, um dos nubentes está acometido de moléstia grave que o impede de locomover-se ou aguardar a data da celebração futura.

D)É exigida a presença do Oficial do Registro Civil.

Q281149 - VUNESP Titular de Serviços de Notas e de Registros 2012

No que se refere ao casamento religioso com efeitos civis, assinale a alternativa incorreta.

A)O casamento religioso que atender às exigências legais para a validade do casamento civil produz efeitos a partir da data de sua inscrição no livro de Registro Civil das Pessoas Naturais.

B)Os efeitos civis do casamento religioso serão alcançados após o regular processo de habilitação, que poderá ser prévio ou posterior à celebração do casamento.

C)A morte de um dos cônjuges não impedirá o registro civil do casamento religioso realizado validamente, quando o pedido de registro for encaminhado dentro do prazo da lei.

D)Será nulo o registro civil do casamento religioso quando já registrado anteriormente o casamento civil de algum dos cônjuges.

Q281153 - CESPE Analista Judiciário - Área Judiciária 2014

No que diz respeito a direito de família, assinale a opção correta, considerando o disposto no Código Civil.

A)O casamento válido dissolve-se pela morte de um dos cônjuges, pelo divórcio ou pela nulidade ou anulação do casamento.

B)Os salários percebidos pelos cônjuges em contraprestação ao trabalho não se comunicam no regime de comunhão parcial.

C)O pacto antenupcial, ainda que não seja feito por escritura pública, é valido e mantém sua eficácia quando lhe seguir o casamento.

D)É vedado, em qualquer circunstância, o casamento de pessoa com menos de dezesseis anos de idade.

E)Independentemente do regime de bens adotado no casamento, nenhum cônjuge poderá alienar ou onerar bens imóveis sem a autorização do outro.

Q281349 - VUNESP Titular de Serviços de Notas e de Registros 2014

Assinale a alternativa correta.

A)Basta o adultério da mulher, desde que confessado judicialmente, para ilidir a presunção legal da paternidade gerada pelo casamento.

B)O domicílio do casal será escolhido por ambos os cônjuges, mas um e outro podem ausentar-se do domicílio conjugal para atender a encargos públicos, ao exercício de sua profissão, ou a interesses particulares relevantes, pelo prazo máximo de sessenta dias, sob pena de abandono.

C)A alteração não autorizada ou o descumprimento imotivado de cláusula de guarda, unilateral ou compartilhada, poderá implicar a redução de prerrogativas atribuídas ao seu detentor, inclusive quanto ao número de horas de convivência com o filho, sendo vedada a utilização da ata notarial em matéria de direito de família.

D)A sentença que decretar a nulidade do casamento retroagirá à data da sua celebração, sem prejudicar a aquisição de direitos, a título oneroso, por terceiros de boa-fé, nem a resultante de sentença transitada em julgado.

Q281409 - VUNESP Titular de Serviços de Notas e de Registros 2014

Segundo disposição expressa do Código Civil, é correto afirmar:

A)É admissível alteração do regime de bens, por meio de escritura pública, ressalvados os direitos de terceiros.

B)Se o pai, ou a mãe, abusar de sua autoridade, faltando aos deveres a eles inerentes ou arruinando os bens dos filhos, cabe ao juiz, requerendo algum parente, ou o Ministério Público, adotar a medida que lhe pareça reclamada pela segurança do menor e seus haveres, até suspendendo o poder familiar, quando convenha.

C)Não havendo convenção, ou sendo ela nula ou ineficaz, vigorará, quanto aos bens entre os cônjuges, o regime da comunhão universal.

D)É anulável o pacto antenupcial se não for feito por escritura pública, e inexistente se não lhe seguir o casamento

Q281417 - VUNESP Titular de Serviços de Notas e de Registros 2014

Sobre o instituto do casamento, assinale a alternativa correta.

A)O casamento não pode ser realizado por procuração com poderes especiais, ainda que por instrumento público

B)O suprimento judicial de idade é previsto em favor de pessoa sem idade núbil, em razão de gravidez ou para evitar a imposição de pena criminal, ao passo que o suprimento judicial do consentimento viabiliza o casamento de pessoa com idade núbil, em caso de denegação injusta de qualquer um dos pais, de ambos, ou do representante legal.

C)A solenidade realizar-se-á na sede do cartório, com toda publicidade, a portas abertas, presentes quatro testemunhas se algum dos contraentes não souber ou não puder escrever, sob pena de nulidade do ato

D)Quando algum dos contraentes estiver em iminente risco de vida, não obtendo a presença da autoridade à qual incumba presidir o ato, nem a de seu substituto, poderá o casamento ser celebrado na presença de oito testemunhas, que com os nubentes não tenham parentesco em linha reta, ou, na colateral, até segundo grau.

Q281746 - CESPE Titular de Serviços de Notas e de Registros 2014

Acerca do casamento, assinale a opção correta.

A)É possível a anulação de casamento, sob o fundamento de erro essencial quanto à pessoa, em caso de impotência coeundi do cônjuge, por impossibilitar a realização da finalidade do matrimônio, ainda que tenha havido coabitação anterior à celebração do casamento e por mais de três anos após essa celebração.

B)O casamento nulo ou anulável produz todos os efeitos até o dia da sentença anulatória se ambos os cônjuges o contraíram de boa-fé.

C)Sobrevindo prole, não podem ser anulados os efeitos civis do casamento celebrado em infringência a impedimento dirimente decorrente de má-fé de ambos os cônjuges.

D)É válido o casamento nuncupativo realizado perante o oficial do registro, em caso de interditado portador de moléstia grave, na presença de duas testemunhas e do curador.

E)O casamento religioso celebrado sem a observância das formalidades legais, das causas suspensivas e da capacidade matrimonial poderá ser inscrito no registro civil, no prazo estabelecido no Código Civil, mediante requerimento do celebrante ou dos interessados.

Quanto ao casamento religioso com efeitos civis é correto afirmar que?

o registro no Livro B-Auxiliar produzirá efeitos jurídicos a contar da celebração do casamento. o casamento religioso celebrado sem as formalidades exigidas pela lei civil jamais poderá ser registrado.

Quando o casamento religioso tem efeito civil?

O casamento religioso celebrado sem as formalidades exigidas, somente terá efeitos civis se o requerimento do casal for registrado, a qualquer tempo no registro civil, mediante prévia habilitação perante a autoridade competente, observando o prazo de noventa dias, a contar da data em que foi extraído o certificado.

Pode ser contraído entre colaterais a partir do terceiro grau?

pode ser contraído entre colaterais, a partir do terceiro grau. pode ser celebrado mediante procuração, por instrumento público ou particular.