Num dia ensolarado, a água do mar não se aquece tão rapidamente quanto a areia de uma praia

Questão 1

Show

(PUC-RS) Um corpo A, homogêneo, de massa 200 g, varia sua temperatura de 20 ºC para 50 ºC ao receber 1200 calorias de uma fonte térmica. Durante todo o aquecimento, o corpo A mantém-se na fase sólida. Um outro corpo B, homogêneo, constituído da mesma substância do corpo A, tem o dobro da sua massa. Qual é, em cal/gºC, o calor específico da substância de B?

a) 0,1

b) 0,2

c) 0,6

d) 0,8

e) 1,6

Questão 2

Ao visitar a praia durante um belo dia de sol, perceberemos que a areia estará bem quente, enquanto a água estará fria. Marque a alternativa que explica corretamente o motivo da diferença de temperatura entre as duas substâncias.

a) O calor específico da água é muito menor que o da areia, por isso ela não se esquenta facilmente.

b) O calor específico da areia é menor que o da água, por isso ela sofre variações de temperatura com maior facilidade.

c) A quantidade de água é infinitamente superior à quantidade de areia, por isso a água nunca se esquentará.

d) Por ser um líquido e apresentar maior proximidade das moléculas, a água sempre apresentará maior dificuldade para elevar sua temperatura.

e) Todas as explicações acima estão incorretas.

Questão 3

Marque a alternativa correta a respeito do calor específico.

a) Calor específico é a quantidade de energia fixa necessária para que 1g de uma determinada substância eleve sua temperatura em 1 °C.

b) Calor específico é a quantidade de energia necessária para que 1 g de uma determinada substância sofra uma variação de 1,8 °F.

c) Quanto maior for o calor específico de uma substância, mais fácil ela sofrerá variações de temperatura.

d) Quanto menor for o calor específico de uma substância, mais difícil será para que ela sofra variações significativas de temperatura.

e) Calor específico é uma grandeza caraterística apenas de sólidos e gases, e representa a quantidade de energia necessária para que 1 g de uma determinada substância sofra uma variação de 1 °C.

Questão 4

Ao colocar bebidas quentes em copos de alumínio, qualquer pessoa sentirá desconforto em segurar o copo e beber o líquido. Isso ocorre porque:

a) por mais que seja um isolante térmico, o alumínio possui baixo calor específico e facilmente sofre variações de temperatura.

b) o alumínio possui alto calor específico e facilmente sofre variações de temperatura.

c) o alumínio é um ótimo condutor térmico de baixo calor específico.

d) o alumínio possui baixo calor específico e, por isso, facilmente sofre variações de temperaturas.

e) o alumínio, tipo de material ferromagnético, possui baixo calor específico e, por isso, facilmente sofre variações de temperaturas.

Respostas

Resposta Questão 1

Gabarito: Letra B

Utilizando a equação do calor sensível, pode-se determinar o calor específico do material A.

Q = m.c.Δθ

1200 = 200 . c . (50-20)

1200 = 200 .c.30

1200 = 6000 .c

c = 1200 ÷ 6000 = 0,2 cal/g°C

O calor específico do corpo B será o mesmo do corpo A, pois ambos são constituídos da mesma substância.

Resposta Questão 2

Gabarito: Letra B

O calor específico trata-se da quantidade de calor necessária para que 1 g de substância eleve sua temperatura em 1 °C. Quanto maior for o calor específico, mais difícil será o aquecimento e o resfriamento do material, sendo assim, podemos entender que a areia possui um calor específico menor que o da água, o que justifica sua maior facilidade para sofrer variações de temperatura.

Resposta Questão 3

Gabarito: Letra B

Calor específico é a quantidade de energia necessária para que 1 g de uma determinada substância sofra uma variação de 1 °C. A variação de temperatura de 1 °C corresponde à variação de temperatura de 1,8 °F.

Resposta Questão 4

Gabarito: Letra D

O alumínio possui um calor específico muito baixo, por isso, facilmente sofre variações de temperatura. Ao colocar um líquido quente em um copo de alumínio, rapidamente o material do copo iguala sua temperatura com o líquido depositado.


Num dia ensolarado, a água do mar não se aquece tão rapidamente quanto a areia de uma praia

Por que num dia ensolarado num passeio na praia sentimos a areia mais quente que a água sob a luz do sol tanto a areia aquece mais rápido que a água Isso acontece porque o calor do sol não consegue se aprofundar na areia ele fica só na superfície?

Sob a luz do sol, tanto a terra como a areia aquecem mais rápido que a água. Isso acontece porque o calor do sol não consegue se aprofundar na areia, ele fica só na superfície e por isso fica muito mais quente. Se você cavar na areia de uma praia no calor, vai descobrir que a areia de baixo é fria.

Porque quando chegamos à praia a areia está mais quente do que a água?

Como o calor específico da areia é menor que o da água, ela esquenta e esfria com maior facilidade. Sendo assim, a temperatura nas proximidades da areia será maior que a temperatura nas proximidades da água, e o ar sobre a areia será mais quente que o ar sobre a água, o que provoca diminuição da pressão do ar.

Quando vamos à praia sentimos uma diferença de temperatura a areia e a água do mar estão submetidas a mesma fonte de calor o sol mas a areia fica muito mais quente do que a água por que isso acontece explique?

Isso acontece porque o calor do sol não consegue se aprofundar na areia.. ele fica só na superfície e por isso fica muito mais quente.. se você cavar na areia de uma praia no calor.. vai descobrir que a areia de baixo é fria..com a água é diferente..o calor consegue se espalhar e assim esquenta menos e mais devagar...

Por que a areia da praia parece estar mais quente que o mar durante o dia e à noite ocorre o inverso?

Acontece que o calor específico da areia é pequeno (0,2 cal/g. ... Na parte da noite esse calor tende a sair do corpo (areia), com isso há uma transferência de calor da areia para a água, fazendo com que a temperatura da água suba, dando uma sensação de aquecimento.

Quando chegamos à praia pela manhã sentimos que a areia já está muito quente enquanto que a água do mar continua fria no fim da tarde quando o sol começa a se pôr a areia se encontra mais fria enquanto que a água do mar está morna sobre este fenômeno?

Resposta: O calor específico da água do mar é maior que o calor específico da areia, portanto demora mais para aumentar sua temperatura pela manhã. Porém, no fim da tarde, a areia perde temperatura mais rápido e o mar demora mais para perder a energia térmica que recebeu ao longo do dia.

O que esquenta mais rápido água ou areia?

A partir da tabela, podemos reparar que o calor específico da areia é bem menor que o da água, logo, a quantidade de energia necessária para aquecer a areia é menor e, por isso, seu aquecimento ocorre mais rápido.

Como é a circulação do ar no litoral durante a noite?

Resposta: Durante a noite, o processo é inverso: a areia apresenta uma temperatura menor que a da água, e o ar nessa região, consequentemente, é mais frio. Sendo assim, a pressão do ar é maior sobre a areia, e a brisa tem o sentido da praia para o mar.

Porque a noite na praia a areia e mais quente que a água do mar?

Para se aquecer, a água precisa de mais energia solar do que a terra. ... À noite, a situação se inverte: o mar demora para resfriar porque as águas profundas mantêm a temperatura noturna quase igual à diurna. O ar sobre o oceano é mais quente que na terra.

Por que na praia em dia com alta temperatura a areia apresenta temperatura maior que a água é porque a noite é ao contrário?

Acontece que o calor específico da areia é pequeno (0,2 cal/g. ... Na parte da noite esse calor tende a sair do corpo (areia), com isso há uma transferência de calor da areia para a água, fazendo com que a temperatura da água suba, dando uma sensação de aquecimento.

Por que quando estamos na praia durante o dia percebemos que os ventos sopram da água para a praia e à noite Esse sentido é invertido?

Durante o dia o solo se aquece mais que a água do mar, ocasionando uma área de baixa pressão sobre o continente; fazendo com que o vento seja soprado para praia . À noite, o solo se resfria rapidamente enquanto a água do mar o faz de forma mais lenta.

Por que a água fica só na areia?

  • 1-coloque a água em um recipiente e a areia no outro. POR QUE ACONTECE? Sob a luz do sol, tanto a terra como a areia aquecem mais rápido que a água. Isso acontece porque o calor do sol não consegue se aprofundar na areia, ele fica só na superfície e por isso fica muito mais quente.

Quais são os tipos de areia presentes na praia?

  • Grãos angulosos (cheios de saliências pontiagudas e irregulares) como estes são típicos de praias de areia escura. Além de enegrecer a areia, a mica sinaliza que o local de origem da areia é uma montanha bem próxima da praia Este é o tipo de areia presente em boa parte do litoral brasileiro.

Por que a areia muda de lugar?

  • Na costa, a areia muda de lugar por causa do movimento das marés. E o mar e os rios também trazem outros ingredientes para a mistura, como conchas, algas e outros restos de animais que dão a fórmula final da areia Grãos angulosos (cheios de saliências pontiagudas e irregulares) como estes são típicos de praias de areia escura.

Por que a areia de baixo é fria?

  • Sob a luz do sol, tanto a terra como a areia aquecem mais rápido que a água. Isso acontece porque o calor do sol não consegue se aprofundar na areia, ele fica só na superfície e por isso fica muito mais quente. Se você cavar na areia de uma praia no calor, vai descobrir que a areia de baixo é fria.

Por que na praia a areia aquece mais rápido que a água?

Como o calor específico da areia é menor que o da água, ela esquenta e esfria com maior facilidade. Sendo assim, a temperatura nas proximidades da areia será maior que a temperatura nas proximidades da água, e o ar sobre a areia será mais quente que o ar sobre a água, o que provoca diminuição da pressão do ar.

Por que a areia da praia aquece mais que a água do mar durante o dia e à noite ocorre o contrário?

durante a noite, a areia esfria mais rapidamente do que a água, que é uma má condutora de calor. Isso faz com que a brisa inverta de sentido, indo da praia para o mar, pois o ar mais denso e frio está na praia, e o mais quente e menos denso está sobre o mar.

Por que a água do mar junto à praia não acompanha rapidamente a variação da temperatura?

Porque o calor específico da água é muito maior do que o calor específico do ar.

Porque a água do mar é mais quente de noite que de dia?

Isso acontece por causa da continentalidade e da maritimidade. Explicação: A areia, é diferente da água, então ela (a areia) ganha e perde temperatura mais rápido, como isso, a variação de temperatura durante o dia e noite tem como base a retenção de calor da areia.