O que acontece no seu corpo quando você vomita?

Bulimia é um distúrbio alimentar que afeta 4% da população mundial e está cada vez mais comum. Geralmente, quem tem a doença, ingere grande quantidade de alimentos, depois induz o vômito ou abusa de laxantes para provocar diarreia.

A ideia é tentar se livrar das calorias logo após a refeição para evitar o ganho de peso. Porém, vomitar para emagrecer é extremamente perigoso para a saúde, pois pode causar uma série de complicações. Além disso, o método não ajuda a perder gordura e pode, inclusive, deixar a pessoa mais gorda.

O que se vomita já está parcialmente digerido, ou seja, o organismo começa a absorver os alimentos  e as calorias a partir do momento em que entra na boca. Como apenas água é eliminada durante o processo, além de não emagrecer, provavelmente o corpo ficará desidratado. Os fluidos na alimentação, entretanto, têm muitos minerais e eletrólitos importantes que ajudam o coração e outros órgãos a funcionar corretamente.

Devido à desidratação constante causada pelo vômito, o corpo começa a armazenar muito mais água que o normal, deixando a sensação de “inchaço”. Isso dará a impressão de estar mais gordo, piorando ainda mais seu problema. Sendo que, em um estado de desidratação, o corpo está muito mais propenso a episódios de compulsão alimentar, já que a sede crônica confunde o cérebro, convencendo-o de que você está com fome quando, na verdade, está apenas com muita sede.

Estudos científicos comprovam que mesmo após o vômito, depois de comer compulsivamente, achando que esvaziou o estômago, seu corpo ainda continua absorvendo até 75% das calorias consumidas.

Acredite: vomitar só vai te fazer comer mais. Devido aos seus efeitos sobre os hormônios e os níveis de açúcar no sangue. É um ciclo vicioso que só deixa a pessoa mais depressiva e com a saúde ainda pior. Um psicólogo, um educador físico e um bom nutricionista são os profissionais adequados para realmente ajudar a perder peso e vencer a compulsão alimentar.

A autoindução dos vômitos pode causar vários problemas de saúde, como: danificar o esôfago, o tubo que transporta o alimento da boca para o estômago, fazendo com que as paredes do orgão fiquem inchadas ou até mesmo rasgue, causando dores insuportáveis.

E com relação aos laxantes e diuréticos o raciocínio é o mesmo: perda de líquidos e sais minerais. Esses remédios podem provocar desidratação, redução dos níveis de potássio, cálcio e magnésio no sangue. Podendo causar arritmias cardíacas, fraqueza muscular, cansaço constante e até mesmo parada cardíaca.

Não há discussão, as pesquisas científicas são unânimes em afirmar que essa atitude é extremamente danosa ao organismo e metabolismo de uma pessoa. Se você, está forçando o vômito para tentar perder peso, pode parar, não vai te emagrecer. E caso você não consiga, procure ajuda de um profissional. Isso é um problema sério e que, se não for tratado, pode levar à morte.

Aí vai uma playlist do djraasanderson para te encorajar a levar um estilo de vida saudável.

A ocorrência de náuseas e vômitos, sintoma comum de diversas doenças, pode ser resultado deproblemas simples ou, então, pode ser sinal de doenças graves, sendo fundamental uma análise detalhada de suas causas.

Normalmente, antes do vômito, o paciente apresenta uma sensação conhecida como náusea, que nada mais é que uma necessidade de vomitar. A náusea frequentemente é acompanhada de outros sintomas, tais como sudorese, aumento exagerado da produção de saliva e refluxo. É importante frisar que a náusea não é uma certeza de vômito posterior.

Após a náusea, ocorre o vômito propriamente dito, também chamado de êmese, que é desencadeado pela contração do intestino delgado, dos músculos do abdômen e do diafragma. Essa contração faz com que a pressão no abdome e no tórax aumente e desencadeie a compressão do estômago, que expulsa de forma rápida e forçada seu conteúdo pela boca e, algumas vezes, pelo nariz. A força da expulsão é tão forte que não pode ser controlada.

Quando o vômito acontece, a sensação de náusea é interrompida e observa-se uma considerável melhora no quadro. Por esse motivo, muitas pessoas acabam forçando o vômito como forma de obter um alívio. Entretanto, essa é uma técnica não recomendada porque pode lesionar o esôfago e a faringe.

O vômito pode ser provocado por diversos fatores, tais como gestação, doenças, consumo de algumas substâncias, como o álcool, e tratamentos contra o câncer. Entre os problemas de saúde que podem desencadear vômito, destacam-se as gastroenterites, intoxicações alimentares, enxaquecas, alergias, síndrome do intestino irritável, infartos, bulimia, tumores, acidentes vasculares encefálicos, convulsões, entre outros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Apesar de geralmente não causarem sérios danos à saúde, os vômitos devem ser avaliados caso se tornem persistentes, pois podem causar a perda exagerada de fluidos e sais minerais, o que pode gerar desidratação e desnutrição.

Em alguns casos, o vômito pode ser eliminado com uma pequena quantidade de sangue. Esse sangue pode ser consequência de lesões no sistema gastrointestinal resultantes de vômitos prolongados e fortes ou de úlceras, tumores, entre outros problemas.

Para tratar as náuseas e os vômitos, recomenda-se a ingestão de água, inicialmente em pequenas quantidades, evitar alimentos sólidos e conversar com o médico a respeito da descontinuidade de uso de alguns medicamentos. Dependendo do caso, o médico pode recomendar o uso de antieméticos, que são medicamentos que possuem como objetivo diminuir esses sintomas desagradáveis.

Atenção: As diversas causas do vômito citadas neste texto são apenas alguns exemplos. Assim sendo, não utilize a publicação como forma de diagnóstico e procure seu médico se surgirem sintomas desagradáveis.

O que acontece com o corpo depois de vomitar?

Vomitar é expulsar conteúdo do estômago para o exterior, através da boca. Provoca principalmente perda de líquidos e sais minerais do organismo e, por isso, pode provocar desidratação. Geralmente os vómitos são precedidos de enjoo, ou náuseas, ou seja, da sensação que se quer vomitar.

Por que vomitar faz bem?

O vômito pode proteger o corpo e se livrar de substâncias nocivas. No entanto, uma grande quantidade ou vômitos durante muito tempo podem conduzir à desidratação, que é a perda excessiva de líquido do corpo.