O que acontece quando a garganta está infeccionada?

Thank you to our sponsors

AboutKidsHealth is proud to partner with the following sponsors as they support our mission to improve the health and wellbeing of children in Canada and around the world by making accessible health care information available via the internet.

Our Sponsors

O que acontece quando a garganta está infeccionada?
Vírus, bactérias e até o uso excessivo da voz estão por trás dos incômodos.  Ilustração: Erika Onodera/SAÚDE é Vital

Publicidade

A dor de garganta pode ter origem infecciosa ou não infecciosa. No segundo caso, uso excessivo da voz, irritação a ar seco e fumaça, alergias, refluxo e até câncer podem estar por trás desse sintoma. E a provocada por vírus e bactérias, como dá as caras? Confira abaixo:

1) Vilões em cena

A infecção viral, diga-se, é 20 vezes mais comum do que a bacteriana. A porta de entrada para os inimigos são as vias aéreas, e o contágio pode ocorrer tanto pelo ar quanto pelo contato das mãos contaminadas com o nariz.

2) Confusão armada

Os vírus ou bactérias infectam células e se multiplicam na área da garganta. O sistema imune reage, desatando uma inflamação. Se o agente for um vírus, o contra-ataque do organismo acontece em toda a região. Quando a causa é uma bactéria, a batalha tende a se concentrar nas amígdalas.

3) Incômoda consequência

A ofensiva viral e a reação inflamatória despertada por ela afetam toda a mucosa da garganta, gerando vermelhidão, coceira, inchaço e dor. Na bacteriana, as amígdalas ficam inchadas e podem sediar uma placa esbranquiçada, o pus. A febre pode dar as caras em ambos os casos.

4) Perigos em outros cantos

A dor de garganta viral dura cerca de uma semana — o tempo que a infecção demora para acabar naturalmente. Já a bacteriana pode se acentuar e exige o uso de antibiótico. Se não for tratada direito, abre brecha para outras ameaças: a bactéria migra para o sangue e eleva o risco de problemas até no coração.

Continua após a publicidade

5) Dá para prevenir?

Evitar ambientes fechados, onde se proliferam vírus e bactérias, e lavar as mãos com frequência são medidas que nos deixam mais blindados contra as infecções. O frio não causa a encrenca, mas cuidado com as mudanças bruscas de temperatura — elas são capazes de afetar as mucosas e comprometer a imunidade, favorecendo a ação dos micro-organismos.

O que é bom para a dor de garganta

Repouso: a imunidade melhora quando o corpo descansa. Portanto, tirar uma folguinha acelera mesmo a recuperação.

Chás: eles hidratam a região e, por isso, amenizam os incômodos. Mas cuidado: se muito quentes, podem piorar a irritação.

Própolis: algumas gotinhas administradas ao longo do dia são um recurso para abrandar ardência e dor no local.

Antibióticos: combatem só o ataque bacteriano. Se for viral, o jeito é aliviar os sintomas com analgésicos e anti-inflamatórios.

Pastilhas: com propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, elas atenuam as dores, mas não tratam a infecção.

Fonte: Cláudia Schweiger, médica preceptora da Residência em Otorrinolaringologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Continua após a publicidade

  • Bactérias
  • Doenças em geral
  • Dores
  • Vírus

Veja Saúde pelo menor preço do ano!

Assinando um dos títulos Abril você também tem acesso aos conteúdos digitais de todos os outros*
Informação, medicina e ciência para cuidar bem do seu corpo e mente.

*Acesso digital ilimitado aos sites e às edições das revistas digitais nos apps: Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Placar, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH. **Pagamento único anual de R$52, equivalente à R$1 por semana.

Em alguns casos, a garganta inflamada pode ser tratada em casa com medidas simples como repousar, evitar mudanças bruscas de temperatura e usar alguns remédios caseiros, como gargarejos com água morna e sal ou chá de limão com mel e gengibre, por exemplo. 

Porém, caso a inflamação e a dor não passem ou se observe a presença de pus na garganta, é importante consultar um médico e iniciar um tratamento mais adequado, que pode ser feito com remédios anti-inflamatórios para aliviar os sintomas, como o ibuprofeno, ou antibióticos, como a penicilina.

A garganta inflamada pode gerar sintomas como ardência na garganta, dor e dificuldade para engolir e, geralmente, é causada pela exposição prolongada ao frio ou pela infecção por doenças como gripe ou amigdalite.

Remédios caseiros para garganta inflamada

Algumas medidas caseiras que podem ser úteis para aliviar garganta inflamada são:

1. Gargarejo com água morna e sal

A mistura de água com sal possui propriedades antimicrobianas que ajudam a eliminar os microrganismos da garganta, aliviando os sintomas. Para preparar essa mistura, deve-se adicionar uma colher de sopa de sal em um copo de água morna e misturar bem até dissolver. Depois, deve-se gargarejar 3 vezes com a mistura, deitando fora a água de cada vez. Veja outras receitas de gargarejos para garganta inflamada.

2. Tomar chá de limão com mel e gengibre

Outro ótimo remédio caseiro para a garganta inflamada é o chá de mel, limão e gengibre, que deve ser tomado 2 vezes por dia. Este remédio possui propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, além de ser rico em vitamina C, que fortalece as defesas naturais do organismo.

Para fazer o chá, basta acrescentar a 1 xícara de água fervente, 1 limão fatiado e 1 cm de gengibre, esperando cerca de 15 minutos antes de coar. E por fim, se necessário, adoçar com mel.

3. Tomar chá de malva, sálvia ou alteia

Estas plantas possuem propriedades anti-inflamatórias e lubrificam a garganta, aliviando os sintomas. Para fazer o chá, basta adicionar 1 colher de sopa da erva escolhida em 1 xícara de água fervente, deixar repousar por 15 minutos e coar. Confira outros chás que podem ajudar a aliviar a garganta inflamada.

4. Tomar vitamina de morango com mel

O morango possui vitamina C que ajuda a aumentar as defesas do organismo e o mel lubrifica a garganta, ajudando a reduzir a dor e a inflamação. Para fazer esta vitamina deve-se bater no liquidificador 1 copo de leite e 6 morangos, acrescentando depois 1 colher de mel.

​​Em relação ao que comer para garganta inflamada, deve-se dar preferência a alimentos líquidos e pastosos, como sopas, caldos ou purê de frutas, evitar beber alimentos muito gelados ou muito quentes, o que reduz a dor e o desconforto ao engolir.

5. Tomar suco de romã com mel

A romã tem ação anti-inflamatória e antisséptica, ajudando a desinfectar a garganta e a reduzir a inflamação e o mel lubrifica a garganta, diminuindo a dor e o desconforto. 

Para fazer o suco, deve-se usa bater no liquidificados a polpa de 1 romã, 1 colher de chá de mel e 1 copo de água. Colocar em um copo, mexer bem e beber em seguida. O suco de romã com mel pode ser bebido 2 vezes por dia. 

Para pessoas que têm alergia ao mel, própolis ou pólen, o mel não deve ser adicionado ao suco.

6. Fazer xarope de cebola e alho

O xarope de cebola e alho tem propriedades anti-sépticas e antibióticas naturais que, além de ajudar a aliviar a inflamação na garganta e das vias respiratórias, fortalecem o sistema imune, ajudando o corpo a se recuperar mais rápido da inflamação.

Para fazer o xarope de cebola e alho, deve-se colocar em um recipiente de vidro, 1 cebola média ralada, 1 dente de alho amassado e mel em quantidade suficiente para cobrir a cebola e o alho. Mexer os ingredientes e armazenar na geladeira de um dia para o outro. Esse xarope pode ser utilizado por até 1 semana, armazenado na geladeira.

Para crianças com mais de 2 anos, pode-se dar 2,5 mL do xarope, o que equivale a cerca de meia colher de chá do xarope, até 3 vezes ao dia. Já para adultos, pode-se tomar 5 mL ou 1 colher de chá do xarope, até 3 vezes por dia.

Outras formas caseiras de curar a inflamação da garganta estão aqui nesse vídeo da nutricionista Tatiana Zanin:

Remédios de farmácia para garganta inflamada

Os remédios de farmácia para a garganta inflamada também são muito importantes, especialmente quando a dor é muito forte, demora mais de 3 dias para desaparecer ou é acompanhada de febre. Nessas situações, deve-se consultar um clínico geral para avaliar a necessidade de iniciar o tratamento com algum remédio de farmácia, que pode ser:

  • Anti-inflamatórios, como o ibuprofeno ou naproxeno: diminuem a inflamação, aliviando a dor e facilitando o ato de engolir;
  • Analgésicos, como o paracetamol ou a dipirona: acalmam a sensação de dor e são mais usados quando não existe inflamação visível;
  • Antibióticos, como amoxicilina e ácido clavulânico: são usados quando existe pus e uma infecção causada por bactérias.

Estes remédios devem sempre ser usados apenas com indicação do médico e não devem ser substituídos pelas opções naturais, já que essas opções naturais devem ser sempre um suplemento do tratamento médico. Confira quais os remédios que podem ser usados para dor de garganta.

Sintomas da garganta inflamada

Os principais sintomas de garganta inflamada são:

  • Desconforto na garganta;
  • Tosse seca e irritativa;
  • Dor de garganta ao engolir ou falar;
  • Garganta muito vermelha e inchada;
  • Febre baixa;
  • Febre alta, mais comum se existir infecção por bactérias;
  • Mau hálito e ínguas no pescoço.

A garganta inflamada pode ser causada por uma gripe, resfriado, amigdalite, laringite ou faringite. Outras possíveis causas da dor de garganta podem ser a irritação na garganta pela inalação de sustâncias tóxicas, consumo exagerado de bebidas alcoólicas ou refluxo de alimentos para a garganta. Veja mais causas da dor de garganta e o que fazer.

Principais causas

As principais causas de garganta inflamada são:

  • Amigdalite bacteriana;
  • Infecção por vírus, como no caso da gripe e do resfriado;
  • Refluxo gastroesofágico;
  • Alergia;
  • Tempo mais seco;
  • Uso excessivo da voz.

Além disso, a exposição prolongada e/ ou frequente à poluição ao à fumaça, por exemplo, também pode provocar a inflamação da garganta.

Garganta inflamada pode ser sinal de COVID-19?

A dor de garganta devido à sua inflamação pode ser um dos sinais de COVID-19, principalmente quando acompanhada por outros sintomas como dor de cabeça, dor no corpo, febre alta, tosse seca e persistente, falta de ar e dificuldade para respirar, por exemplo. Caso a dor de garganta aconteça de forma isolada, é mais provável que se trate de uma gripe, resfriado ou infecção bacteriana. Saiba reconhecer os sintomas de COVID-19.

Qual o perigo da infecção de garganta?

Infecções corriqueiras na garganta, sem o tratamento adequado, podem afetar e trazer problemas ao coração. O fato é que quando a infecção bacteriana na garganta, como no caso de amigdalites e faringites, não é devidamente tratada há o risco de que se torne um gatilho para a chamada doença ou febre reumática.

Quando a infecção de garganta é preocupante?

A dor de garganta frequente pode ser um sinal de faringite viral, mas a maioria dos casos são curados em cerca de uma semana, com o tratamento adequado ou até mesmo de forma natural. Se a doença possuir origem bacteriana, é preciso consultar um médico que irá indicar o tratamento mais adequado em cada caso.

O que devo fazer quando a garganta está infeccionada?

Algumas medidas caseiras que podem ser úteis para aliviar garganta inflamada são:.
Gargarejo com água morna e sal. ... .
Tomar chá de limão com mel e gengibre. ... .
Tomar chá de malva, sálvia ou alteia. ... .
Tomar vitamina de morango com mel. ... .
Tomar suco de romã com mel. ... .
Fazer xarope de cebola e alho..

Quanto tempo dura a garganta infeccionada?

Embora logicamente a duração da dor de garganta dependa da sua causa, na maioria das vezes a faringite é viral e dura de 3-5 dias. Na infecção bacteriana os sintomas regridem rapidamente após o início dos sintomas, em cerca de 24-36hrs, período após o qual o quadro deixa de ser contagioso.