O que acontece se tomar 2 comprimidos de anticoncepcional no mesmo dia?

O dia terminou e você esqueceu de tomar a pílula anticoncepcional no horário certo? Calma! Não precisa ficar nervosa por esse motivo. Sabemos que a forma correta de tomar o contraceptivo é sempre no mesmo horário, mas, caso ocorra esquecimento em um dia específico, basta ingerir o comprimido em até 12 horas. Em alguns casos, há mulheres que preferem tomar duas pílulas de uma só vez. Se essa é uma boa medida ou não, você vai descobrir a seguir. Conversamos com a ginecologista Fernanda Torras para saber como agir quando houver falha na administração do método contraceptivo.

É recomendado tomar duas pílulas de uma vez?

Tudo vai depender do tipo de pílula utilizado pela paciente. De forma geral, a recomendação é: lembrou em menos de 12 horas após horário de costume? Pode ingerir a pílula imediatamente. Se esse tempo já tiver ultrapassado, o mais indicado é tomar os dois comprimidos (o esquecido e o do dia) no horário correto de uma só vez.

Segundo a médica, essa recomendação é para que não haja privação dos hormônios necessários, evitando que a menina tenha sangramentos de escape. A ginecologista ressalta, no entanto, que nesses casos o uso da camisinha é necessário até a próxima cartela para ter mais garantia de prevenção. “De acordo com a pílula e a composição usada, pode haver falha contraceptiva e o preservativo deve ser mantido por 7 dias”, indica Fernanda.

Tomar dois comprimidos não aumenta a eficácia contraceptiva

Há quem acredite que tomar dois comprimidos da pílula de uma só vez aumenta a prevenção da gravidez. Mas, não é bem por aí. De acordo com a médica, isto não aumenta a eficácia contraceptiva, só ajuda a manter a ordem certa da cartela e a colocá-la no dia correto do uso e término conforme previsto. Além disso, ela comenta que tomar duas pílulas no mesmo dia não traz nenhum risco à saúde da mulher, desde que isso aconteça pouquíssimas vezes no mês. Os esquecimentos frequentes diminuem consideravelmente o efeito anticoncepcional do medicamento. Fique atenta a isso!

4 dicas para não esquecer de tomar a pílula

Esquecer de tomar a pílula é frequente na sua rotina? Saiba que existem alguns hábitos que podem te ajudar a lembrar de tomar a pílula no horário correto. Veja:

1) Coloque um alarme no celular;
2) Mantenha a cartela de comprimidos na bolsa ou carteira;
3) Deixe para tomar a pílula junto com alguma refeição;
4) Coloque lembretes e post-its em locais estratégicos.

Conheça alternativas de métodos contraceptivos para quem tem esquecimentos frequentes

A eficácia da pílula anticoncepcional está diretamente ligada ao uso correto do medicamento. Dessa forma, o ginecologista pode recomendar outros método contraceptivo que não dependa da administração diária. Conheça algumas opções e converse com seu médico.

1) Adesivo contraceptivo ou anel vaginal

Enquanto o adesivo deve ser colado na pele uma vez por semana, o anel é inserido no canal vaginal uma vez ao mês. “Esses métodos dependem da aplicação e retirada no dia correto, mas não diariamente”, diz a especialista. Ambos os métodos funcionam como a pílula anticoncepcional, contando com os hormônios progesterona e estrogênio em sua composição, e não precisam de um auxílio de um ginecologista para serem usados e trocados.

2) Anticoncepcionais injetáveis

A injeção anticoncepcional pode ser mensal ou trimestral. Assim, sempre no mesmo dia do mês ou a cada 3 meses, o anticoncepcional é injetado e resolvido! Com hormônios, esse método impede o corpo de liberar óvulos e torna espesso o muco vaginal, dificultando o caminho do espermatozóide. Esse contraceptivo precisa da administração de um profissional para que a injeção seja dada em um local estratégico do organismo.

3) DIU e implantes contraceptivos

“Esses são métodos de longo prazo que não dependem da troca ou tomadas”, explica a ginecologista. O DIU pode durar até 10 anos e é inserido na vagina e tem duas formas: o de cobre e o com hormônios. O dispositivo que contém cobre, por conta da substância, impede o encontro do óvulo com o espermatozóide, enquanto que o hormonal libera constantemente estrogênio e progesterona e também torna espesso o muco do colo uterino. Os implantes contraceptivo também têm uma longa duração, de em média 3 anos, e são um pequeno bastonete inserido sob a pele do braço. Eles atuam como o DIU hormonal, dificultando a mobilidade do espermatozóide.

Para entender mais sobre esses métodos contraceptivos, consulte seu ginecologista de confiança. Com esse profissional, você pode tirar todas as suas dúvidas e entender mais sobre as suas necessidades com o tipo de contracepção. Ah, vale lembrar que alguns desses métodos, como o DIU e a injeção necessitam de acompanhamento profissional.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Fernanda Torras - Médica Ginecologista, Obstetra e Mastologista referência em saúde feminina.
CRM: 130.332
https://drafernandatorras.com.br/

O que acontece se a pessoa tomar anticoncepcional duas vezes no dia?

Não haverá problema algum, seja no quesito proteção contra gravidez, ou no quesito proteção contra acne. Caso (muito dificilmente) haja alguma coisa, talvez você note mudança no costume do sangramento.

Faz mal tomar um comprimido a mais do anticoncepcional?

Não se pode tomar a menos, mas um a mais de outra cartela não terá problema e você deve fazer a pausa de 7 dias e recomeçar no OITAVO dia do final dos comprimidos da cartela anterior.

O que fazer quando se toma um anticoncepcional a mais?

A mulher pode emendar duas cartelas anticoncepcionais, sem nenhum risco para saúde e sem interferir na capacidade reprodutiva. No entanto, quem deseja acabar com a menstruação deve trocar a pílula por uma de uso contínuo, que não precisa de pausa, nem há menstruação.

O que fazer quando toma dois comprimidos?

Se você tomou 2 comprimidos no mesmo dia basta seguir a sequência da cartela e não precisa acrescentar mais um comprimido no final da sua cartela.