O que causa atraso no crescimento infantil?

Se o seu filho não está crescendo à velocidade normal para a idade dele, pode ser que ele tenha um problema conhecido como crescimento lento. Você pode perceber isso sozinho ou o médico pode perceber esse problema durante um exame de rotina.

O crescimento lento pode ocorrer devido a uma condição de saúde subjacente e em alguns casos, o tratamento precoce pode ajudá-los a atingir sua altura ideal. Se você suspeitar que seu filho não está crescendo o suficiente para sua idade, marque uma consulta com seu médico, pode ser um sinal de que ele possui outros problemas.

Sintomas associados ao crescimento lento

Se o seu filho for menor do que outras crianças da sua idade, esse já pode ser um sintoma de crescimento lento. No entanto, dependendo da causa subjacente de seu atraso no crescimento, eles podem ter outros sintomas:

  • Se eles tiverem certas formas de nanismo, o tamanho de seus braços ou pernas pode estar fora da proporção em relação ao tronco.
  • Se os níveis baixos do hormônio tiroxina estão causando o atraso do crescimento, eles podem experimentar perda de energia, constipação, pele seca, cabelos ressecados e problemas para permanecerem aquecidos.
  • Se eles têm baixos níveis de GH, isso pode afetar o desenvolvimento de seu rosto, fazendo com que seu filho pareça anormalmente jovem.
  • Se o crescimento retardado for causado por doença do estômago ou intestino, eles podem ter sangue nas fezes, diarreia, constipação, vômito ou náusea.

Causas do crescimento lento

O atraso no crescimento pode ter uma ampla variedade de causas, incluindo:

  • Um histórico familiar de crescimento lento
  • Baixos níveis de GH
  • Baixos níveis de tiroxina devido ao hipotireoidismo
  • Síndrome de Turner, uma condição genética que afeta as mulheres que nascem com apenas um cromossomo X
  • Síndrome de Down, uma condição genética em que os indivíduos têm 47 cromossomos em vez dos habituais 46
  • Displasia esquelética, um grupo de condições que causam problemas com o crescimento ósseo
  • Certos tipos de anemia, como anemia falciforme
  • Doença renal, cardíaca, digestiva ou pulmonar
  • Uso de drogas durante a gravidez
  • Baixa nutrição
  • Estresse severo

Tratamento para o crescimento lento

O plano de tratamento de seu filho dependerá da causa de seu atraso no crescimento. Tratar as causas subjacentes pode ajudá-los a começar a crescer normalmente. Por exemplo, se seu filho for diagnosticado com uma deficiência de GH, seu médico pode recomendar que ele receba injeções de GH em casa três vezes por semana ou quantas vezes for necessário. Este tratamento provavelmente continuará por vários anos enquanto seu filho estiver na fase de crescimento.

Qual é a perspectiva para crianças com atraso no crescimento?

A perspectiva do seu filho dependerá da causa do atraso no crescimento e do início do tratamento. Se a sua condição é diagnosticada e tratada precocemente, eles podem atingir a altura normal ou quase normal. Esperar muito tempo para iniciar o tratamento pode aumentar o risco de baixa estatura e outras complicações.

Converse com o pediatra do seu filho para mais informações referentes à sua condição específica, tratamento indicado e perspectiva. Eles podem ajudá-lo a entender as chances de o seu filho atingir uma altura normal, bem como os riscos e possíveis complicações.

Leia também: 5 coisas que você precisa saber sobre o crescimento. Para ficar por dentro desse e de outros assuntos assine a nossa newsletter e siga-nos nas redes sociais .

Visão geral

O atraso constitucional do crescimento refere-se a crianças que são pequenas para a idade, mas que crescem a uma taxa normal. Elas geralmente apresentam idade óssea atrasada, o que significa que sua maturação esquelética é mais jovem do que sua idade em anos. Embora a puberdade possa estar atrasada, eles tendem a alcançar seus amigos quando atingem a altura adulta.

O que causa atraso no crescimento infantil?

Calcule o crescimento de seu filho/a

É importante acompanhar o crescimento do seu filho junto a um profissional da saúde para identificar se há um problema prematuramente.Recomendamos medir seu filho/a com acompanhamento de um médico a cada 6 meses, o que agora é mais fácil, com nossa calculadora de crescimento simples de usar e que permite que você encaminhe as medições para o médico de sua preferência

O que causa atraso no crescimento infantil?

Prepare-se para falar com seu médico

Se você está preocupado com o crescimento do seu filho/a, não hesite em falar com um médico. O objetivo desse site não é fazer qualquer tipo de diagnóstico quanto ao crescimento do seu filho/a, mas sim auxiliar os pais/responsáveis a planejar e conduzir conversas com os profissionais da saúde. Aqui, podemos auxiliá-lo a planejar essas conversas.

Relacionado:

O que causa atraso no crescimento infantil?

Conselhos para lidar com a vida escolar

O que causa atraso no crescimento infantil?

Baixa estatura familiar

O que causa atraso no crescimento infantil?

Baixa estatura idiopática (BEI)

O conteúdo fornecido é apenas para fins informativos e não substitui a avaliação criteriosa de um médico. Procure sempre orientação médica.

Referências

Haymond M et al. Acta Paediatr 2013; 102(8): 787–796.
KidsHealth. Growth Disorders. https://kidshealth.org/en/parents/growth-disorder.html#:~:text=But%20others%20may%20have%20an,delayed%20sexual%20development%20in%20teens. Visited on 01/02/2021.

O que causa o retardo do crescimento?

O retardo no crescimento intrauterino se dá por diversas razões, como uso de drogas lícitas e ilícitas na gestação, desnutrição materna, infecções, entre outros.

Qual a doença que impede o crescimento?

Nanismo é um transtorno que se caracteriza pela deficiência no crescimento, resultando numa pessoa com baixa estatura, se comparada com a média da população de mesma idade e sexo.

Quais são os principais sinais de atraso no desenvolvimento infantil?

Alguns sinais de atraso no desenvolvimento infantil podem ser mais evidentes, como:.
Hipotonia: músculos fracos e postura descaída até 6 meses..
Dificuldade de sustentar a própria cabeça aos 3 meses..
Não conseguir se sentar sozinha aos 6 meses..
Não começar a engatinhar antes dos 9 meses..
Não andar sozinha antes dos 15 meses..

Por que meu filho não cresce?

Os fatores que podem interferir no crescimento são: peso de nascimento, alimentação, doenças da infância,falta de carinho e atenção por parte da família, época de início da puberdade e estatura dos pais.