Quando caminhamos sobre um carpete um piso de madeira ou de cerâmica causa sensações térmicas diferentes como se explica esse fato?

Document details

Anais I CIAMI - VI CNA - IX EPA - 2016 e VIII EPA - 2014

Published on Sep 4, 2017

Anais do I CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ARTE. MUSEUS E INCLUSÃO - I CIAMI - 2016 V CONGRESSO NORDESTINO DE ARTETERAPIA - 2016 IX ENCONTRO PARAIBANO DE ARTETERAPIA - 2016 VIII ENCONTRO PARAIBANO DE ARTETERAPIA - 2014 UFPB - João Pessoa - Paraíba

Ao tocarmos um piso de madeira ou de borracha, temos a sensação de que este é mais quente que o piso de ladrilho. O pé e o ladrilho trocam calor muito mais rapidamente do que o pé e a madeira ou borracha. A madeira ou borracha é um mau condutor de calor. Os maus condutores de calor são chamados de isolantes térmicos.

As diferentes condutibilidades térmicas das substâncias também permitem explicar por que pode-se ter sensações diferentes ao se ter contato com corpos que estejam na mesma temperatura. Por exemplo, quando se anda descalço na sala, onde o piso é de madeira ou borracha, para a cozinha, onde o piso é cerâmico, a sensação é que o piso cerâmico está mais frio, mesmo que a temperatura dos dois pisos seja a mesma.

Quando caminhamos sobre um carpete um piso de madeira ou de cerâmica causa sensações térmicas diferentes como se explica esse fato?

A explicação é que o coeficiente de condutibilidade da madeira e borracha é bem menor, o que dificulta a troca de calor entre os pés e o piso. A sensação térmica quando o calor flui mais rapidamente dos pés para o piso cerâmico é de frio, se comparada com a sensação térmica dos pés em contato com o piso de madeira ou borracha.

Exercícios Resolvidos de Condução de Calor

Ver Teoria

Enunciado

Caminhando descalço dentro de casa, ao passar da sala, que tem o chão coberto por tábuas de madeira, para a cozinha cujo piso é de granito, tem-se a sensação de que o piso da cozinha está mais frio que o da sala. Essa sensação é devido ao fato de:a capacidade térmica do piso de granito ser menor que a das tábuas de madeira. a condutividade térmica do piso de granito ser maior que a das tábuas de madeira. a temperatura do piso da cozinha ser menor que a do chão da sala. o calor específico do granito ser menor que o das tábuas de madeira.

Passo 1

essa é uma questão de Calorimetria.

A calorimetria estuda as trocas de energia térmica entre corpos. A energia em trânsito é chamada de calor e ocorre devido a diferença de temperatura entre os corpos.

Vamos analisar as alternativas da questão e entender alguns conceitos!

A) ERRADA - A capacidade térmica é a quantidade de calor que deve ser absorvida ou cedida por um corpo para que ocorra variação de 1°C. Logo, a capacidade térmica do granito deveria ser maior que a da madeira para justificar essa sensação.

B) CORRETA - É conhecido que a condutividade térmica do granito é maior do que a da madeira, ou seja, o granito é um melhor condutor, logo a taxa de transferência de energia de nosso corpo para o granito ocorrerá mais rapidamente do que a taxa de transferência de energia para a madeira.

C) ERRADA -  Essa sensação nada tem a ver com a temperatura.

A noção de frio e calor é muitas vezes associada a uma menor ou maior temperatura. Mas conforme vimos, o calor é a energia térmica que transita de um corpo com maior temperatura para outro de menor temperatura. 

D) ERRADA  - Analisando a fórmula matemática de quantidade de calor (Q = Calor Específico x Massa x Variação de Temperatura), quanto menor o calor específico menor a quantidade de calor trocada. Logo isso contradiz a sensação de sentirmos mais frio ao pisar no granito.

Resposta

Exercícios de Livros Relacionados

Um carpinteiro constrói uma porta de madeira maciça com dimensões de 2

Ver Mais

Efeito Leidenfrost. Quando se deixa cair uma gota d’água em uma frigid

Ver Mais

Pingentes de gelo. A água cobre a superfície de um pingente de gelo at

Ver Mais

( a ) Calcule a taxa com a qual o calor do corpo atravessa a roupa de

Ver Mais

Ver Também

Ver tudo sobre FísicaVer tudo sobre TermodinâmicaLista de exercícios de Condução de Calor

Grátis

1 pág.

Quando caminhamos sobre um carpete um piso de madeira ou de cerâmica causa sensações térmicas diferentes como se explica esse fato?

  • Denunciar


Pré-visualização | Página 1 de 1

Por: Ana Julia Marchi Crocciari 
 
Exercício: Quando você caminha descalço sobre um carpete ou um tapete e sobre um 
piso cerâmico, você consegue notar que o piso cerâmico parece mais frio que o tapete, apesar 
de estarem com a mesma temperatura. Explique porque existe essa diferença de sensação. 
 
Resolução: 
Não se engane! Os pisos estão sim na mesma temperatura. 
A diferença de sensação ocorre por conta da diferença entre os coeficientes de 
condutividade térmica da cerâmica em relação ao tapete/carpete. No sistema internacional, o 
coeficiente de condutividade de calor expressa a quantidade de energia (calor) que passa, em 
um segundo, por meio de 1m² de área, quando há um ΔT de 1°C. 
Podemos entender que seu corpo está com uma temperatura maior que o piso e o 
carpete. Logo, o fluxo de calor ocorre do seu corpo para a superfície. E, esse fluxo é maior para 
quem possui um maior coeficiente de condutividade térmica (cerâmica). Como há maior 
transferência de calor, você sente "mais frio". 
 
Espero ter ajudado. :) 
 
A principal referência foi um conteúdo publicado anteriormente por mim no “Brainly”, 
infelizmente sem referências. Disponíveis em: <https://brainly.com.br/tarefa/16390989>. Acesso em 23 
jul. 2021.

Quando caminhamos sobre um carpete em piso de madeira ou de cerâmica causa sensações térmicas diferentes como se explica esse fato?

A diferença de sensação ocorre por conta do coeficiente de condutividade térmica da cerâmica em relação ao tapete/carpete. No sistema internacional, o coeficiente de condutividade de calor expressa a quantidade de energia (calor) que passa, em um segundo, por meio de 1m² de área, quando há um ΔT de 1°C.

Porque o chão do piso de cerâmica parece frio que o carpete?

Então por que temos a sensação de que o chão é mais frio? Porque o material do chão possui mais condutividade térmica, ou seja, ele "rouba" calor dos seus pés mais rápido do que o tapete.

Por que sentimos o piso cerâmico mais gelado do que os pisos de madeira?

Porque o piso de cerâmica tem mais área de contato com o pé, por isso nos troca mais calor, causando sensação de frio.

Por que sentimos um piso de ladrilho mais frio do que um piso de madeira Apesar de ambos estarem a mesma temperatura?

O pé e o ladrilho trocam calor muito mais rapidamente do que o pé e a madeira ou borracha. A madeira ou borracha é um mau condutor de calor. Os maus condutores de calor são chamados de isolantes térmicos.