O que compõe a massa cinzenta do cérebro?

O cérebro é um órgão do sistema nervoso central muito importante para o funcionamento do corpo. Esse órgão constitui a maior parte do encéfalo, representando cerca de 80% da massa total dessa estrutura.

→ Funções do cérebro

O cérebro está relacionado com a inteligência, linguagem, consciência, memória, entre outros. Além disso, é capaz de processar informações dos sentidos juntamente a outras estruturas do encéfalo, iniciar movimentos e influenciar o comportamento emocional.

→ Anatomia do cérebro

Pode ser dividido em dois hemisférios: o esquerdo e o direito, os quais estão ligados pelo corpo caloso, estrutura constituída por fibras mielínicas. Um fato curioso sobre os hemisférios é que o lado esquerdo controla os movimentos do lado direto, e o lado direito controla os movimentos do lado esquerdo do corpo.

Os hemisférios são divididos em quatro lobos cerebrais, que apresentam funções específicas. São eles: lobo frontal, temporal, parietal e occipital. Cada lobo recebe o nome de acordo com a localização em relação aos ossos do crânio.

O que compõe a massa cinzenta do cérebro?

Observe a divisão do cérebro em lobos

No cérebro, é possível observar duas regiões bem distintas: uma região conhecida como substância cinzenta e outra conhecida como substância branca. A substância cinzenta apresenta corpos celulares de neurônios e pode ser vista mais externamente. Essa porção é conhecida como córtex cerebral e recebe os impulsos provenientes de vários locais para que sejam processados. Existem regiões do córtex especializadas em interpretar sensações, sons, odores, desenvolver pensamentos, guardar lembranças e controlar movimentos, por exemplo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mais internamente ao córtex está a substância branca, com coloração mais esbranquiçada que o córtex. Essa última região é formada por feixes de axônios mielinizados e, por isso, é esbranquiçada.

Externamente é possível notar que o cérebro apresenta-se cheio de sulcos, os quais delimitam giros ou circunvoluções cerebrais. Esses sulcos são formados pelas dobraduras que vão surgindo no córtex, que aumenta de maneira mais rápida que a substância branca. As protuberâncias formadas dessa forma recebem o nome de giros ou circunvoluções.

Os sulcos são importantes porque garantem um aumento do volume cerebral, e os sulcos muito profundos são chamados de fissuras. Entre essas fissuras, podemos citar a longitudinal, que garante a divisão do cérebro em dois hemisférios.

→ Curiosidades

  • Você sabia que o hemisfério esquerdo possui mais neurônios que o direito?

  • Você sabia que a velha história de que usamos apenas 10% do nosso cérebro é mito? Na realidade, usamos quase 100% de nosso cérebro;

  • Você sabia que o cérebro consome cerca de 20% do nosso oxigênio?

O que compoe a massa cinzenta?

A substância cinzenta é formada principalmente de corpos de neurônios (pericário), axônios amielinizados e células da glia. Os corpos celulares é a parte do neurônio que contém o núcleo e o citoplasma que envolve o mesmo.

Onde se encontra a substância cinzenta?

A substância cinzenta está presente principalmente em dois locais: – na periferia do órgão, logo abaixo de sua superfície, formando o córtex cerebral; – no interior do cérebro, em aglomerados de diferentes tamanhos denominados núcleos.

Qual a diferença entre massa cinzenta e branca?

Enquanto a massa cinzenta é a parte externa do cérebro, a substância branca está localizada nas partes profundas do órgão. A aparência branca — e diretamente responsável por seu nome — é resultado da substância gordurosa esbranquiçada que envolve os axônios, chamada bainha de mielina.

Qual é a função da substância cinzenta e branca do cérebro?

Enquanto a substância cinzenta (composta de neurônios) é primeiramente relacionada com processamento e cognição, a substância branca (composta de axônios mielíticos) modula a distribuição de ações potenciais, agindo como um relé e coordenando a comunicação entre diferentes regiões cerebrais.