O que diferencia um tipo de memória de outro

O que diferencia um tipo de memória de outro

O cérebro é o órgão mais complexo que temos em nosso corpo, e é nele que nossas memórias são armazenadas. Mas você sabia que nós possuímos diferentes tipos de memória? Assim, os tipos de memória são agrupados de acordo com suas características e incluem a memória de trabalho, sensorial, de curto e longo prazo.

Tipos de memória

Memória sensorial

A memória sensorial pode ser classificada como uma recordação breve, na qual há informações sensoriais por períodos curtos de tempo, normalmente 1 segundo ou menos.

Desse modo, a memória sensorial ajuda o indivíduo a formar uma registrar em sua mente imagens, sons e outras experiências sensoriais recentes.

Por meio dessa memória, é possível acompanhar a sequência de um filme, ler um livro ou manter uma conversa, por exemplo. 

Leia também: Pessoas positivas têm menor risco de perda de memória

Memória de curto prazo

As memórias de curto prazo permitem que a pessoa se lembre de uma sequência de informações recentes, por um curto período de tempo. Armazena informações de raciocínio e serve para fazermos cálculos matemáticos de cabeça ou as palavras que estamos traduzindo para outro idioma.

Segundo estudos, essas memórias costumam desaparecer após cerca de 30 segundos.

Memória de trabalho

Semelhante à memória de curto prazo, a memória de trabalho é a capacidade do cérebro de manter uma quantidade limitada de informações disponíveis por tempo suficiente para usá-las. Ou seja, é onde a pessoa manipula informações.

Leia também: Praticar exercícios por 2 minutos aumenta concentração e memória

Com esse tipo de memória, as pessoas são capazes de lembrar informações detalhadas. Por exemplo, resolver um problema matemático complexo em que é preciso se lembrar de vários números ou participar de um debate em que deve se lembrar dos principais argumentos e evidências.

Memória de longo prazo

O nome já diz por si só. Portanto, a memória de longo prazo engloba todas as memórias que variam de dias a décadas. Um exemplo disso são as memórias que duram mais de 30 segundos. 

Portanto, quanto mais trabalhamos um conhecimento, seja o utilizando ou o aprimorando, mais essa memória se expande.

Sobre o autor

Julia Moraes

Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

A memória (RAM) é apresentada em diferentes tipos. As diferenças são devidas à função da memória, tecnologia da memória e a outros hardwares do computador. 

Para determinar o tipo correto de memória para o seu computador, use a ferramenta Crucial® Advisor™ ou a ferramenta System Scanner. Essa ferramenta verificará o computador para ver qual memória é compatível, juntamente com algumas opções para aceleração e orçamento. Continue lendo para saber mais sobre essas opções.

SRAM, memória de acesso aleatório dinâmica e ECC

A memória de acesso aleatório estática (SRAM) e a memória de acesso aleatório dinâmica (DRAM) são duas classificações de memória. Com a SRAM, os dados são armazenados usando o estado de uma célula de memória de seis transistores. A SRAM é frequentemente usada como memória cache para o processador (unidade de processamento central). A SRAM não costuma ser substituível pelo usuário.

A DRAM armazena dados usando um par de transistor e capacitor que constituem uma célula DRAM única. A DRAM é menos cara para ser produzida, mas é ligeiramente inferior à SRAM. A maioria dos módulos substituíveis pelo usuário é DRAM.

O código de correção de erro (ECC) é um tipo de DRAM que possui uma célula adicional para detectar e corrigir falhas aleatórias. A memória com ECC é substituível pelo usuário, mas deve ser compatível com o outro hardware de computador. Saiba mais sobre a memória de código de correção de erro aqui.

O que diferencia um tipo de memória de outro

Taxas de dados - explicação de DDR

A SDRAM (memória de acesso aleatório dinâmica síncrona) foi desenvolvida em resposta ao aumento de velocidade em outros componentes do computador. Anteriormente, a memória precisava ser assíncrona, ou seja, operar de forma independente do processador. A memória síncrona sincroniza as respostas dos módulos da memória com o barramento do sistema. 

Conforme outros componentes do computador aumentaram sua velocidade, também foi necessário aumentar a velocidade da memória. A taxa dupla de transferência (ou DDR) foi desenvolvida e a tecnologia anterior tornou-se conhecida como taxa única de transferência ou SDR. A DDR foi mais rápida e usava menos energia do que a SDR.

A tecnologia de memória continua sendo desenvolvida. A próxima geração de memória, a DDR2, é mais rápida e usa menos energia do que a DDR original. A DDR3 e DDR4 continuaram essa tendência. Cada geração sucessiva é mais rápida e usa menos energia.

A memória deve ser compatível com os demais componentes em um sistema de computador. Geralmente, os componentes são criados com base no mais alto padrão no momento de fabricação, mas com a expectativa de que essa tecnologia continue a mudar. Para evitar a inserção de memória incompatível pelos usuários, os módulos são fisicamente diferentes para cada geração de tecnologia de memória. Essas diferenças físicas constituem o padrão no setor de memória.

Velocidade da RAM

O que diferencia um tipo de memória de outro

Os números que aparecem após a sigla "DDR" e o indicador de geração constituem a taxa de transferência de dados por segundo do módulo. Como a taxa de transferência de dados transfere dados nas bordas de subida e descida do ciclo de clock, a DDR3-800 é medida pelo uso de 400 ciclos de clock em um clock de entrada/saída de 1066 MHz. Observe que hertz é uma medida de ciclos por segundo, não a medida da velocidade dos ciclos.

Há também um nome industrial que indica a largura de banda teórica do módulo, por exemplo, "PC3-6400". A largura de banda é calculada considerando as transferências por segundo e multiplicando por oito (a DDR3 transfere dados em um barramento de 64 bits de largura, e como um byte tem oito bits, isso constitui oito bytes de dados por transferência).

Em todos os casos, os números maiores indicam maiores velocidades.

Conclusão

Se você deseja atualizar a memória do computador ou montar o seu próprio computador, você precisa garantir que a memória seja compatível com os demais componentes no seu computador. Você precisa escolher a tecnologia de memória antes de analisar a velocidade ou quaisquer outros recursos. Veja como instalar mais memória no seu computador.