O que estabeleceu o Tratado de Comércio e Navegação de 1810 que consequência trouxe para o Brasil?

O que estabeleceu o Tratado de Comércio e Navegação de 1810 que consequência trouxe para o Brasil?

O que é o Tratado de Comércio e Navegação?

O Tratado de Comércio e Navegação, mas também conhecido como Tratado de Pelris foi um acordo assinado entre Portugal e a Grã Bretanha em 19 de fevereiro de 1810, com a finalidade de "conservar e estreitar" as relações de aliança entre as duas monarquias.

Por que o Tratado de Comércio e Navegação estabeleceu privilégios para a Inglaterra?

O tratado determinou condições as mais favoráveis ao comércio inglês, beneficiando produtos da nascente da Revolução Industrial, e com dificuldade de escoar a sua produção devido à guerra e bloqueio e a entrada de mercadorias, produtos e artigos de toda espécie em todos os portos e domínios de Portugal, deixava nas ...

O que significou a assinatura dos Tratados de 1810?

Em 1810 foram assinados os Tratados de Aliança e Amizade, de Comércio e Navegação e um último que tratou da regulamentação das relações postais entre os dois reinos. Esses tratados quebraram o monopólio português em nome do liberalismo, e feriram em cheio os interesses lusos, além de humilhar a soberania portuguesa.

Que vantagem a Inglaterra obteve nessa época no comércio com o Brasil?

(0,5) Que vantagem a Inglaterra obteve nessa época no comércio com o Brasil. Conseguiu, através do Tratado de Comércio e Navegação (1810), que seus produtos desembarcados nos portos brasileiros pagassem uma tarifa de 15%, enquanto os demais países eram taxados em 24%.

Quais são as consequências do Tratado de 1810?

  • Conseqüências do Tratados de 1810, temos: anulação da burguesia mercantil portuguesa no Brasil, o crescimento do comércio britânico; invalidação da Liberdade Industrial no Brasil (manufaturas), retardando o desenvolvimento industrial brasileiro; início do domínio econômico britânico sobre o Brasil, incorporando ao capitalismo inglês.

Qual a vantagem do tratado com os portugueses?

  • Aos portugueses, apesar das vantagens obtidas diante da segurança no trajeto e dos exércitos em combate, o tratado ofereceu algumas desvantagens, como o fim dos lucros imensos que eram obtidos com a sua colônia mais lucrativa: o Brasil.

Qual o ponto mais polêmico desse tratado?

  • Outro ponto bastante polêmico desse tratado também discutia a relação jurídica entre portugueses e ingleses. Pelo documento, qualquer inglês que fosse incriminado em terras portuguesas só poderia ser julgado sob a presença de uma autoridade britânica e com base nas leis de seu país de origem.

Como os comerciantes brasileiros instalaram indústrias no país?

  • Com isso, os comerciantes brasileiros poderiam instalar indústrias no país. Apesar de benéfica, essa ação não viabilizou o desenvolvimento concreto da atividade industrial. A Inglaterra, já nessa época, iniciou a dominação do mercado consumidor brasileiro com uma enxurrada de produtos.

A chegada da família real portuguesa no Brasil marcou intensamente os destinos do Brasil e da Europa. Pela primeira vez na história, um rei europeu transferia a capital de seu governo para o continente americano. Escoltados por embarcações britânicas, cerca de 10 mil pessoas fizeram a viagem que atravessou o oceano Atlântico. Sofrendo diversos inconvenientes durante a viagem, os súditos da Coroa Portuguesa enfrentaram uma forte tempestade que separou o comboio de embarcações. Parte dos viajantes aportou primeiramente na Bahia e o restante na cidade do Rio de Janeiro.

Responsabilizados por escoltar a Família Real e defender as terras portuguesas da invasão napoleônica, os ingleses esperavam vantagens econômicas em troca do apoio oferecido. Já na Bahia, D. João, orientado pelo economista Luz José da Silva Lisboa, instituiu na Carta Régia de 1808 a abertura dos portos a “todas as nações amigas”. A medida encerrava o antigo pacto colonial que conduziu a dinâmica econômica do país até aquele momento.

Além de liberar o comércio, essas medidas trouxeram outras importantes conseqüências de ordem econômica. O contrabando sofreu uma significativa diminuição e os recursos arrecadados pela Coroa também aumentaram. Ao mesmo tempo, os produtos ingleses tomaram conta do país, impedindo o desenvolvimento de manufaturas no Brasil, as cidades portuárias tiveram notório desenvolvimento. Dois anos mais tarde, o decreto de 1808 transformou-se em um tratado permanente.

No ano de 1810, os Tratados de Aliança e Amizade e de Comércio e Navegação, fixaram os interesses britânicos no mercado brasileiro. Foram estabelecidas taxas alfandegárias preferenciais aos produtos ingleses. Os produtos ingleses pagavam taxas de 15%, os portugueses de 16% e as demais nações estrangeiras pagariam uma alíquota de 24%. Além desses valores, o tratado firmava um compromisso em que o tráfico negreiro seria posteriormente extinguido.

Além de trazer transformações no jogo econômico, o governo de Dom João VI empreendeu outras mudanças. Adotada como capital do império, a cidade do Rio de Janeiro sofreu diversas modificações. Missões estrangeiras vieram ao país avaliar as riquezas da região, a Biblioteca Real foi construída, o primeiro jornal do país foi criado. Além disso, novos prédios públicos foram estabelecidos. A Casa da Moeda, Banco do Brasil, a Academia Real Militar e o Jardim Botânico foram algumas das obras públicas do período joanino.

Nas questões externas, Dom João VI empreendeu duas campanhas militares nas fronteiras do país. No ano de 1809, tropas britânicas e portuguesas conquistaram a cidade de Caiena, capital da Guina Francesa. A manobra, que tinha por objetivo agredir o governo francês, colocou a região sob o domínio do Brasil até quando o Congresso de Viena restituiu a região à França. No ano de 1817, as tropas imperiais invadiram a Província Cisplatina.

Essa nova investida militar era importante por razões diversas. Além de ser uma região de rico potencial econômico, o domínio sob a região da Cisplatina impedia uma possível invasão napoleônica às colônias da Espanha, que havia sido dominada pelas tropas francesas. Dez anos depois, um movimento de independência pôs fim à anexação da Cisplatina, dando origem ao Uruguai.

Em 1815, a administração joanina elevou o Brasil à condição de Reino Unido. Essa nova nomeação extinguiu politicamente a condição colonial do país. Inconformados, os lusitanos que permaneceram em Portugal se mostravam insatisfeitos com o fato do Brasil tornar-se a sede administrativa do governo português. Foi quando, em 1820, um movimento revolucionário lutou pelo fim da condição política secundária de Portugal. A chamada Revolução do Porto criou um governo provisório e exigiu o retorno de Dom João VI a Portugal.

Temendo a perda do seu poder, Dom João VI foi pra Portugal e deixou o seu filho, Dom Pedro I, como príncipe regente do Brasil. Os revolucionários, mesmo inspirados por princípios liberais, exigiram a volta do pacto colonial. No Brasil, as repercussões desses acontecimentos impulsionaram a formação de um movimento que possibilitou a independência do Brasil.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Que consequência trouxe para o Brasil o Tratado de Comércio e Navegação de 1810?

Os Tratados de 1810 têm como principais consequências: A aniquilação da burguesia portuguesa mercantil em relação ao comércio com o Brasil; O atraso no desenvolvimento industrial brasileiro; O domínio britânico sobre Portugal.

O que estabeleceu o Tratado de Comércio e Navegação de 1810?

O Tratado de Comércio e Navegação, mas também conhecido como Tratado de Pelris foi um acordo assinado entre Portugal e a Grã Bretanha em 19 de fevereiro de 1810, com a finalidade de "conservar e estreitar" as relações de aliança entre as duas monarquias.

Por que o Tratado de Comércio e Navegação de 1810 beneficiava os ingleses?

A vantagem obtida pelos ingleses nesse acordo ficava claramente percebida nas alíquotas alfandegárias que foram determinadas. Segundo o documento, os ingleses pagariam 15% de imposto sobre as mercadorias que desembarcassem nos portos brasileiros.

Qual o prejuízo para a indústria brasileira dos tratados assinados em 1810?

Em 1810, os tratados comerciais assinados entre Brasil e Inglaterra facilitaram enormemente a entrada de produtos britânicos no país. Além de estabelecer nossa dependência junto à indústria britânica, essa mesma medida acabou impedindo a formação de uma produção industrial brasileira.