O que faz com que uma gordura permaneça líquida à temperatura ambiente 2.0 C )?

Quando você está fazendo uma salada rápida em casa, pode chegar até que o azeite a salpique sobre a alface sem pensar em sua composição molecular. Óleos de cozinha comuns são gorduras insaturadas, como azeite, canola, soja ou óleo de amendoim. Eles são fáceis de adicionar à sua salada favorita porque são líquidos à temperatura ambiente. Compare-os à manteiga, que permanece sólida à temperatura ambiente, e você verá uma das principais diferenças entre as gorduras saturadas e insaturadas.

TL; DR (muito longo; não leu)

A estrutura molecular das gorduras insaturadas as torna líquidas à temperatura ambiente. Suas moléculas de gordura não se acumulam com facilidade, por isso não podem formar um sólido a esta temperatura.

Gorduras insaturadas à temperatura ambiente

As gorduras insaturadas têm uma ou mais ligações duplas dentro de suas cadeias de ácidos graxos. Os dois carbonos nas moléculas de hidrocarboneto têm ligações triplas ou duplas, e os hidrogênios não podem saturá-los. Isso torna toda a estrutura molecular mais fraca, de modo que a substância permanece líquida à temperatura ambiente. Por outro lado, as gorduras saturadas não têm essas ligações duplas em suas cadeias de ácidos graxos e são sólidas à temperatura ambiente.

Os monoinsaturados e poliinsaturados são os dois principais grupos de gorduras insaturadas. As gorduras monoinsaturadas têm apenas uma ligação dupla por molécula e as gorduras polinsaturadas têm mais de uma ligação dupla. Em geral, os nutricionistas consideram as gorduras insaturadas uma opção mais saudável em comparação com as gorduras saturadas.

Exemplos de gorduras insaturadas

Muitos produtos de culinária, como óleos de canola e soja, são gorduras insaturadas. Outros exemplos incluem os óleos de amendoim, milho, azeitona, cártamo e girassol. Gorduras insaturadas também são mais comuns em peixes. Além disso, você pode encontrar esses tipos de gorduras em alguns vegetais. Em geral, as gorduras insaturadas estão em nozes, sementes, peixes e azeitonas.

No entanto, há exceções às regras. Alguns óleos que podem permanecer líquidos à temperatura ambiente são, na verdade, gorduras saturadas. Os óleos de coco e palma são dois exemplos dessas exceções. Eles podem ser líquidos enquanto estão sentados no balcão da cozinha, mas ainda estão saturados.

Hidrogenação de gorduras insaturadas

Você pode fazer uma gordura insaturada saturada e sólida por meio de uma reação de hidrogenação. Quando você adiciona dois hidrogênios a uma molécula insaturada ao longo da ligação dupla, obtém uma saturada. Este é um exemplo de um alceno se tornando um alcano. A reação pode ser assim: H 2C = CH 2 + H 2 - > CH 3CH 3

A hidrogenação é comum na fabricação que torna os produtos insaturados saturados. Por exemplo, os óleos líquidos passam por esse processo para se tornarem encurtadores e se espalham, o que os torna mais quimicamente estáveis.

O que faz com que uma gordura permaneça líquida à temperatura ambiente 2.0 C )?

Por que a manteiga permanece sólida em temperatura ambiente enquanto o óleo vegetal e líquido?

Por causa da interação intermolecular. Nos óleos, as cadeias carbônicas são insaturadas e, nesses casos, as ligações duplas dificultam a interação entre as moléculas. Já nas gorduras, as cadeias carbônicas são saturadas, o que facilita a interação entre as moléculas e favorece o aumento da temperatura de fusão.

Por que óleos são líquidos a temperatura ambiente enquanto as gorduras são sólidas?

- Óleos e azeites são líquidos à temperatura ambiente, pois apresentam maior concentração de ácidos graxos mono e poli-insaturados; - Gorduras, normalmente, são sólidas, pois são ricas em saturações, a exemplo de banhas e margarinas.

Porque a margarina e sólida em temperatura ambiente?

Ácidos graxos saturados normalmente encontram-se de forma sólida quando em temperatura ambiente e suas maiores fontes são as gorduras de origem animal. ... Neste processo surgiu a margarina, que seria uma fonte de gordura vegetal, mais barata e ainda com sabor semelhante à manteiga.

Porque o óleo e líquido?

Conseqüentemente, moléculas que apresentam muitas insaturações são líquidas à temperatura ambiente. ... Fica fácil, agora, concluir que a principal diferença entre óleos e gorduras está, então, no conteúdo de AG saturados e/ou insaturados: como os óleos são líquidos à temperatura ambiente, eles são ricos em AG insaturados.

Qual dos seguintes cenários ocorre quando hidrogênio reage com óleo vegetal?

A hidrogenação é um processo que usa gás hidrogênio para transformar um óleo líquido vegetal em margarina. Esse processo estabiliza o óleo e impede a deterioração causada pela oxidação.

Qual a importância dos óleos e gorduras na alimentação humana?

Além de serem importantes fontes calóricas na dieta, esses alimentos exercem as seguintes funções: fornecem ácidos graxos essenciais, são agentes protetores e transportadores de vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), possuem ação lubrificante, são agentes aeradores em sorvetes e massas, contribuem para o sabor.

O que é ponto de fusão da gordura?

As propriedades funcionais das margarinas podem ser relacionadas aos triacilgliceróis, componentes da fase gordurosa. Os tri-saturados, com pontos de fusão 54-65°C, e alguns di-saturados-mono-insaturados, com pontos de fusão de 27-42°C são os responsáveis pela estrutura do produto.

Por que as margarinas são sólidas?

As margarinas são produzidas industrialmente, a partir de óleos vegetais. Para obter a consistência sólida, passam por um processo de hidrogenação, que acrescenta hidrogênio às moléculas. ... Porém, as margarinas têm a vantagem de não conter colesterol já pronto.

O que acontece com o óleo poli insaturado quando se transforma em margarina?

Hidrogenação. Este método transforma os ácidos graxos poli-insaturados (encontrados naturalmente sob a configuração cis) em ácidos graxos de configuração trans. ... O ácido graxo insaturado trans assume então características de um ácido graxo saturado e irá constituir a gordura trans hidrogenada.

Por que a manteiga requer cuidados de armazenamento?

  • Justamente por ainda ser basicamente leite é que a manteiga requer cuidados de armazenamento. Fora da geladeira, bactérias e fungos fazem a festa sobre ela, deixando-a rançosa e amarga – uma manteiga que sai para passear e não volta pode causar até intoxicação alimentar.

Qual a matéria-prima da manteiga?

  • A matéria-prima da manteiga é o creme do leite, que é gerado durante a pasteurização – o processo de esterilização. Esse creme, rico em gordura, é batido e submetido a um processo de nome engraçado, malaxagem, em que a água que ficou no interior da manteiga é retirada.

Como conservar a manteiga na geladeira?

  • Mas, se você não quer acordar às 6 da manhã para guardar a manteiga até as 8 horas, a dica é deixá-la na porta da geladeira, onde a temperatura menos baixa a torna menos dura.

Como deslizar a manteiga no pão?

  • Dentro do refrigerador, as temperaturas de 0 a 5 ºC freiam essa proliferação, estendendo sua vida útil. Mas calma. Isso não significa o fim do prazer de deslizar a manteiga molinha no pão. É só não abusar: segundo o biomédico Roberto Figueiredo, especialista em higiene de alimentos, a manteiga pode ficar fora por até duas horas.

Por que a temperatura ambiente os oleos são líquidos e as gorduras?

A única diferença que existe entre um óleo e uma gordura é que os óleos são insaturados, tornando-se líquidos à temperatura ambiente. Já as gorduras são saturadas (só possuem ligações simples em suas cadeias carbônicas) e apresentam-se na fase sólida em condições ambientes.

Como as gorduras são encontradas na temperatura ambiente?

Quando na forma sólida à temperatura ambiente, são chamados popularmente de gorduras, e são encontrados nos cocos e nos animais, formando grandes tecidos de reserva, como o tecido adiposo.

Por que as gorduras saturadas são sólidas a temperatura ambiente?

Tanto as cadeias médias quanto as cadeias longas de ácidos graxos apresentam uma estrutura linear (“reta”), o que faz com que as moléculas se tornem mais próximas umas das outras, formando um empacotamento mais denso e, portanto, sólido.

Qual o ponto de fusão da gordura?

Os tri-saturados, com pontos de fusão 54-65°C, e alguns di-saturados-mono-insaturados, com pontos de fusão de 27-42°C são os responsáveis pela estrutura do produto. Estes últimos também são importantes para as propriedades orais próximo à temperatura corporal.