O que fazer quando a barra de chocolate não derrete?

Quem nunca passou por está situação? O chocolate não soltar da forma é um problema recorrente e que assusta muita gente, especialmente quem está começando a trabalhar com chocolates.

Mas não se preocupe, vamos ver os motivos para isso acontecer e como resolver este probleminha.

Antes de tudo é importante esclarecer que isto não ocorre por causa da forma. Muitas pessoas que deixam de usar as formas de PVC e passam usar as de polipropileno ou policarbonato acreditam que é um defeito da forma.

As formas mais rígidas realmente podem parecer mais difíceis de desenformar, pois torcem menos dos que as de PVC, mas não é este o motivo. Na verdade, estas formas até facilitam o processo e dão um acabamento muito melhor ao chocolate.

O que fazer quando a barra de chocolate não derrete?

Bom, mas então o que faz com que os chocolates não soltem? Por que os chocolates não desenformam?

Os principais motivos são: o chocolate não foi temperado corretamente, o tempo de resfriamento foi muito curto, a casquinha está muito fina ou o chocolate é viscoso demais.

Temperagem do Chocolate

Se o chocolate não for temperado ele não irá endurecer e ficará colado na forma.

Ao fazer a temperagem, você está cristalizando a manteiga da cacau. O chocolate irá ter um acabamento perfeito, com brilho acetinado e uma quebra (som) deliciosa. E o principal para o nosso tema, vai fazer o chocolate contrair um pouco ao resfriar, facilitando bastante para desenformar.

Para aprender mais sobre a temperagem, confira nosso post sobre como temperar o chocolate.

Ah, e não deixe de conhecer o Myrcryo, um produto excelente da Callebaut para temperar o chocolate. Neste post você confere como utilizar o Mycryo e aqui você pode comprar em nosso site, entregamos em todo o Brasil.

Tempo de resfriamento do chocolate

Quando tempo de resfriamento é curto, o chocolate não endurece o suficiente e o processo de desenformar fica muito mais difícil.

O correto é deixar o chocolate em uma geladeira com boa ventilação de ar, em uma temperatura de 14°C a 16°C, durante 30 minutos.

Ao terminar este tempo, veja se o chocolate contraiu o suficiente dentro da forma. Para isso veja se o chocolate está todo clarinho ou continua apresentando pontos mais escuros. Se ainda apresentar, deixe mais um pouco na geladeira.

Esta é uma vantagem da forma de policarbonato transparente: é fácil para você acompanhar o processo de resfriamento.

A casquinha de chocolate é fina demais para uma grande figura de chocolate

É fundamental escolher um chocolate com o sabor certo e, mais importante, a viscosidade certa.

Os chocolates mais viscosos tem uma quantidade maiores manteiga de cacau e proporciona uma casquinha de chocolate mais dura e fina, um brilho maior e um produto final deliciosamente crocante.

Além disso, o chocolate contrai melhor durante o resfriamento, ou seja, fica mais fácil desenformar e a casquinha de chocolate é sem falhas ou marcas.

Já chocolate com viscosidade mais baixa, tem menos de manteiga de cacau, o que resulta em uma casquinha de chocolate menos dura, menos brilhosa e mais grossa.

Então quer dizer que o chocolate mais viscoso é melhor? Nem sempre.

O menos viscoco é a escolha perfeita quando você está moldando figuras de chocolate maiores: você só precisa cobrir a parte interna da forma com uma camada de chocolate para criar a casquinha perfeita, o que poupa muito trabalho, comparado com moldar figuras ocas com chocolate mais viscoso.

Para preparar receitas como mousse, brownie, torta, ovo de Páscoa e outras sobremesas, é necessário, muitas vezes, derreter barras de chocolate. A boa notícia é que isso é bem simples de fazer - basta recorrer ao micro-ondas ou ao método banho-maria. Para te ajudar nesse assunto, nós preparamos uma matéria com dicas para derreter chocolate em barra sem cometer erros. Confira!

Comece cortando a barra em pedaços pequenos

A primeira coisa que você precisa fazer é cortar a barra de chocolate em pedaços pequenos - assim, o processo de derretimento será bem mais rápido! Use uma faca para cortar o chocolate em cubinhos ou em folhas finas. Bem simples, né?

Recorra ao micro-ondas

Após cortar a barra de chocolate, você deve colocar os pedacinhos em um recipiente de vidro ou cerâmica. Em seguida, coloque o pote dentro do micro-ondas (com o aparelho na potência média) e derreta durante 1 minuto. Depois, mexa o chocolate com uma colher seca e, então, coloque para derreter por mais 1 minuto.

Geralmente, o chocolate fica praticamente todo derretido após 2 minutos no micro-ondas. No entanto, caso isso não aconteça, passe a colocar de 30 em 30 segundos até que os pedacinhos sumam completamente. É importante que você tire o pote do micro-ondas apenas quando o chocolate estiver completamente derretido, ok?

Cuidado para não exagerar no tempo e, assim, queimar o chocolate

Para derreter barras de chocolate no micro-ondas de forma correta é necessário tomar muito cuidado para não exagerar no tempo. Caso você se esqueça de mexer o chocolate a cada 1 minuto, por exemplo, é possível que ele fique esturricado no final. Portanto, lembre-se de selecionar o tempo do micro-ondas com cautela (nunca coloque 2 minutos seguidos, por exemplo).

Já ouviu falar no método banho-maria?

Quando se trata de derreter chocolate ao leite, branco, meio amargo etc., o método "banho-maria" é um dos mais indicados. Para fazer, você vai precisar de dois recipientes: uma panela cheia d'água e uma tigela (ou leiteira) para colocar os pedaços de chocolate.

Coloque a panela com água no fogão e ligue o fogo baixo. Em seguida, coloque a tigela (já com os chocolates picados) dentro da panela. A ideia é que o chocolate derreta pelo contato da água quente e não pelo fogo direto. No entanto, é importante que você tome cuidado para não deixar a água ferver - caso isso aconteça, desligue o fogo temporariamente.

Nesse modo de preparo, você também pode colocar creme de leite, marshmallow e outros ingredientes para derreter junto com o chocolate. Assim, você prepara recheios, caldas, mousses e outras receitas de dar água na boca. Dá vontade de experimentar, não é mesmo?

Porque a barra de chocolate não quer derreter?

O calor excessivo é uma das causas que fazem com que nosso chocolate fique pastoso, porque o calor resseca o chocolate, ele perde gordura, desidrata, resseca e simplesmente parece que ele não derrete.

O que fazer quando a barra de chocolate não quer derreter no banho maria?

Dicas. 1) Se a água começar a ferver antes de o chocolate derreter, adicione um pouco de água gelada à água fervente. 2) A temperatura ideal para derreter o chocolate em banho-maria é 85º C. Se possível, faça uso de um termômetro para obter o melhor resultado.

Como deixar a barra de chocolate mole?

Coloque o chocolate nesse recipiente, encha uma panela com água, coloque a vasilha dentro da panela e leve tudo ao fogo baixo. À medida que a água for esquentando, ela vai promover o derretimento do chocolate. Mexa-o constantemente com uma espátula de silicone para que ele derreta por igual.

O que fazer quando o chocolate não derrete no microondas?

Se não derreteu por completo coloque mais 30 segundos e retire novamente e mexa. Sempre assim, pacientemente. Se for chocolate branco, tenha mais cuidado ainda, pois o chocolate branco, por ter mais manteiga de cacau que os outros, queima mais rápido. Então retire a vasilha de 20 em 20 segundos para mexer.