O que o aparecimento da constelação do Homem Velho no céu significa para os indígenas brasileiros

O que o aparecimento da constelação do Homem Velho no céu significa para os indígenas brasileiros
Não foram apenas os gregos que observaram o céu e identificaram constelações; ao contrário, diversas culturas enxergaram nas estrelas diferentes formas, e se guiaram por elas seguindo princípios astronômicos. Assim também ocorreu com os povos indígenas brasileiros que, de acordo com pesquisa realizada pela estudante Cibelly Pereira Ferreira (Ciências Biológicas), conseguiram medir o tempo e se orientar baseando-se nas estrelas.

“Há aproximadamente 30 constelações indígenas descritas. Um trabalho pioneiro nesse sentido foi feito em 1612, pelo missionário francês Claude d’Abbeville, que passou um período entre os Tupinambás”, conta. Dessas, duas destacam-se, inclusive no trabalho desenvolvido pela estudante: as constelações da Ema e do Homem Velho.

 “São constelações fáceis de serem vistas, mas de grande complexidade, formadas inclusive pelas regiões claras e escuras da Via Láctea”, explica Cibelly. A aparição da Ema marca a chegada do inverno e das estações secas no Brasil, enquanto o Homem Velho torna-se visível no verão, marcando a época das chuvas. Observando isso, os povos indígenas previam o clima e planejavam-se com relação às atividades de cultivo.

Acredita-se também que os indígenas observaram o movimento dos planetas e a influência das fases da lua sobre o comportamento dos animais, por exemplo. Ainda, desenvolveram relógios solares. As constelações Tupinambás se assemelharam a de outras tribos, como a dos Guaranis, mesmo com a distância geográfica e diferenças culturais entre os povos. 

O trabalho é orientado pelos docentes Karen Luz e Jose Nogales, ambos do Departamento de Física da UFLA (DFI). Para a estudante, há grande importância em resgatar e divulgar a cultura indígena: “Esquecemos, às vezes, a cultura que havia no Brasil, bonita e profunda. Então, é necessário que se estude e se saiba mais sobre o que havia aqui. Esse conhecimento, tão vasto e bonito, deve ser passado para os nossos filhos, para que a nossa cultura e identidade não seja perdida ao longo do tempo”.

Núcleo de Divulgação Científica

Esse conteúdo de popularização da ciência foi produzido com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais – Fapemig.

Universidade Federal de Lavras

Qual é o significado da constelação Ema?

Limitada pelas constelações ocidentais Vela e Cruzeiro do Sul. Para os índios do sul, indica uma estação de transição entre o calor e o frio. Os Tupinambá no Maranhão afirmavam que a ema procura devorar duas outras estrelas que ficavam perto do bico da ave. … Início da estação seca para os índios do norte do Brasil.

O que é a constelação do homem velho?

O Homem Velho é uma constelação visível a olho nu, mas desafiadora de ser observada, pois ocupa uma área muito grande do céu. Para vê-la em sua totalidade, é necessário um céu bem limpo, sem poluição luminosa ou nuvens densas, e um horizonte desobstruído.

Qual a importância das constelações para os índios?

Povos indígenas de todo o mundo – do Egito à América, sempre utilizaram as estrelas como uma espécie de agenda do clima e como bússola para orientação. Normalmente associadas aos rituais das tribos, as constelações indígenas foram fundamentais para a sobrevivência de diferentes etnias.

Como as lendas contribuem para a criação de constelações?

Aos olhos dos nossos antepassados, parecia-lhes que as estrelas se agrupavam no céu, formando determinados desenhos. Assim, vários povos foram designando esses conjuntos de estrelas, utilizando nomes de animais, ou figuras mitológicas. Foram também sendo associadas a essas figuras, algumas lendas.

Quando a Constelação EMA aparece no céu?

Para encontrar a parte desta constelação que estará visível, olhe na direção Noroeste a partir das 18h. Fazem parte dela estrelas das constelações ocidentais de Órion e Touro. Esta é a Constelação da Ema. Quando ela surge totalmente no céu, anuncia a chegada do solstício de inverno.

Qual a importância da identificação das constelações?

Antigamente, os astrônomos acreditavam que as constelações formavam figuras de animais, pessoas e objetos, o que os incentivou a nomeá-las. … Hoje, as constelações são utilizadas como identificadoras de direção e para o reconhecimento do céu em análises espaciais.

Que povo criou as constelações da EMA e do homem velho?

As constelações da cultura greco-romana, como escorpião, leão, peixes, touro, entre outras, são as mais conhecidas, mas não são as únicas. Ao ligar os pontos brilhantes no céu, os índios brasileiros viam uma ema, um colibri, um cervo e até um homem velho.

Como os indígenas veem o céu?

“Eles veem, na verdade, um caminho, uma estrada que corta o céu e liga a Terra ao mundo dos espíritos. Os indígenas imaginam que todos os animais mortos, para subsistência ou de modo natural, seguem, nesse caminho, em direção ao céu, porque são puros”, conta Leonardo Soares.

Qual o significado das constelações?

Significado de Constelação

substantivo feminino [Astronomia] Grupo de estrelas que, próximas umas das outras e visíveis da Terra, se situam em uma região delimitada do céu, geralmente formando linhas ou figuras: constelação Ursa Maior. [Figurado] Reunião de quem se destaca pela fama, pelo talento ou excelência.

Qual é a importância da constelação identificada pelos Tupinambá na vida cotidiana desse povo?

Resposta. Resposta: Essa constelação indica o início do inverno para os indígenas do sul do Brasil e o início da estação seca para os indígenas do norte do Brasil.

Como a figura do homem velho é utilizada para os povos indígenas?

A CONSTELAÇÃO DO HOMEM VELHO

Conta o mito que essa constelação representa um homem cuja esposa estava interessada no seu irmão. Para ficar com o cunhado, a esposa matou o marido, cortando-lhe a perna. Os deuses ficaram com pena do marido e o transformaram em uma constelação.

O que o astrônomo Germano Bruno Afonso pesquisou e que conclusões ele chegou?

Assim, ele começou a registrar os fenômenos celestes, principalmente os movimentos aparentes do Sol, da Lua e das suas constelações, para auxiliar na sobrevivência em sociedade. Pela observação do céu, os indígenas determinavam o tempo das chuvas, do plantio e da colheita, a duração do dia, mês, ano e das marés.

Qual a importância do aparecimento da constelação no céu noturno?

No passado, agricultores usaram o céu noturno como calendário para saber quando plantar ou colher. Muitas culturas desenharam constelações em estrelas do céu, associando-os com suas lendas, mitologia e deidades.

Qual era a finalidade dos povos antigos olharem para o céu?

Os povos antigos faziam a observação do céu a noite para determinar como seria o próximo dia e a próxima temporada, as mudanças climáticas para determinar o melhor momento para plantar e colher.

Por que os mitos e lendas são tão importantes para a cultura brasileira?

Sendo assim, os mitos revelam muito da cultura da qual fazem parte, pois expressam as experiências, anseios e desejos dos seres humanos através de acontecimentos marcados por seres que carregam em suas ações, muito de nosso comportamento contemporâneo.

O que o aparecimento da constelação do homem velho no céu significa para os indígenas brasileiras?

Esta é a constelação do Homem Velho. Na primeira quinzena de dezembro, quando ela surge totalmente no céu, anuncia a chegada do solstício de Verão. Este evento marca o meio do Tempo Novo para os índios Guarani.

Qual é o significado da constelação homem velho?

A constelação do Homem Velho é formada pelas constelações ocidentais Taurus e Orion. Conta o mito que essa constelação representa um homem cuja esposa estava interessada no seu irmão. Para ficar com o cunhado, a esposa matou o marido, cortando-lhe a perna.

Qual é a importância das constelações para os povos indígenas brasileiros?

Povos indígenas de todo o mundo - do Egito à América, sempre utilizaram as estrelas como uma espécie de agenda do clima e como bússola para orientação. Normalmente associadas aos rituais das tribos, as constelações indígenas foram fundamentais para a sobrevivência de diferentes etnias.

Qual a importância da observação do céu para os indígenas?

O céu também guia o tempo das festas religiosas e dos procedimentos feitos pelos pajés para proteção e cura dos índios da tribo. Provavelmente por conta desse aspecto empírico, o conhecimento dos índios sobre vários fenômenos naturais antecipou várias descobertas da astronomia convencional.