Por quê felippe 2 conseguei domonar divesar cidade grega

  • WhatsApp
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Linkedin
  • Copiar Link
Por quê felippe 2 conseguei domonar divesar cidade grega

Mosaico que retrata o imperador Alexandre, o Grande (Foto: Wikimedia Commons)

Sob o comando de Alexandre, o Grande, os macedônicos transformaram-se de um pequeno reino vassalo dos persas até o maior império do mundo em sua época. Embora tenha durado pouco, por somente 13 anos, entre 336 a 323 a.C, as conquistas militares foram responsáveis por um legado que se estende até a atualidade. O império alexandrino foi a maior responsável por compartilhar a cultura helênica pelo mundo, espalhando os conhecimentos de Aristóteles e Euclides, por exemplo.

Origem
O reino da Macedônia foi estabelecido por volta do século 7 a.C, na região nordeste da península grega. Segundo o historiador Heródoto, os macedônios foram os primeiros a se intitularem “helênicos”, gentílico que depois foi utilizado para denominar todos os povos gregos. De acordo com a tradição, seu primeiro rei foi Carano, uma figura semi-mítica que era considerada descendente do deus Zeus.

Desenvolvimento
Por muito tempo, a Macedônia desempenhou um papel secundário na região em relação às poderosas cidades-estado de Atenas e de Esparta, por exemplo. A partir do século 5, tornou-se um reino vassalo do Império Aquemênida (Persa). Esta situação só foi transformada com a definitiva vitória grega em 479 a.C. na Segunda Invasão Persa.

A expulsão das tropas persas da Grécia não significou paz duradoura na região. Pelo contrário: em 431 a.C., Atenas e Esparta iniciaram a Guerra do Peloponeso, conflito que durou até o ano de 404 a.C. Durante o confronto, a Macedônia mudou de alianças conforme seus interesses econômicos e políticos. Isso resultou no aumento de influência bélica e econômica na região.

Por quê felippe 2 conseguei domonar divesar cidade grega

Escultura do período helênico (Foto: Wikimedia Commons)

Auge
Foi sob o reinado de Filipe II, de 359 – 336 a.C, que a Macedônia, enfim, conseguiu domínio sobre toda a região da península Grega. O monarca aliou diplomacia com inovações militares para impor sua hegemonia sobre as demais cidades-estado. Seu objetivo era um só: dar o troco e invadir o Império Persa. Para isso, fundou a Liga de Corinto (ou Liga Helênica), que pela primeira vez uniu os estados gregos em uma causa comum.

Filipe II foi assassinado antes de colocar em prática seu plano de invadir a Ásia. Aliás, ele havia retirado o envolvimento de seu filho, Alexandre III, na futura campanha. Isso estremeceu a relação entre os dois e pode ter contribuído para que Alexandre tenha desempenhado um papel no regicídio.

Por quê felippe 2 conseguei domonar divesar cidade grega

Tumba do rei Filipe II, da Macedônia (Foto: Wikimedia Commons)

O fato é que Alexandre III, depois conhecido como Alexandre, o Grande, assumiu o trono aos 20 anos e cumpriu o desejo de seu pai. Tutelado na infância diretamente pelo filósofo Aristóteles, Alexandre foi um dos maiores gênios militares da história. Levava livros consigo em suas campanhas e liderava pessoalmente as investidas da cavalaria. Em apenas 13 anos de império, de 336 a 323 a.C., formou o maior império do mundo à época, dominando toda a Pérsia e chegando até o Egito e às margens do rio Indo.

Queda
Alexandre, o Grande, morreu em 323 a.C. de causas desconhecidas: análises posteriores indicam que pode ter contraído malária. Sua morte dividiu o império entre seus principais generais, uma vez que não deixou sucessores. Depois de fraturas políticas guerras civis nos séculos seguintes, a já encolhida Macedônia foi enfim dominada por Roma em 168 a.C., tornando-se uma província romana em 146 a.C.

Por quê felippe 2 conseguei domonar divesar cidade grega

Bandeira da Macedônia na cidade de Ócrida (Foto: Wikimedia Commons)

Legado
Desde 1991, a Macedônia é uma república independente, localizada entre a península grega e os Balcãs. Até hoje, Grécia e Macedônia discutem sobre a qual país pertence o legado do império. Na Antiguidade, o Império Macedônico — ou, mais precisamente, Alexandre, o Grande — foi o principal responsável por disseminar a cultura helênica pelo mundo, com a filosofia, a matemática, o teatro e a literatura. Os principais trabalhos de Aristóteles, conhecidos até hoje, foram desenvolvidos durante o período de Alexandre.

A cidade egípcia de Alexandria tornou-se à época o principal centro de ciências do mundo. Foi lá que o matemático grego Euclides fundou o estudo da geometria, consolidados no famoso tratado Os Elementos.

Como Felipe 2 conquistou a Grécia?

Com 14 anos foi hóspede de Epaminondas, o famoso criador do “ataque de ordem oblíqua”, que assegurou a curta supremacia de Tebas no mundo Grego. Nesse período passado entre os tebanos, Filipe aprendeu tudo sobre os gregos, cujas qualidades ele admirava muito.

Que situação facilitou o rei Felipe II da Macedônia conquistar as cidades gregas?

A Macedônia era rica em ouro e financiadora de um exército forte e efetivo, cuja eficácia se deveu muito aos esforços pessoais de Filipe. Era uma barreira entre a Grécia e o mundo bárbaro, mas os conflitos da Tessália e a intervenção de Tebas a introduziram no quadro grego.

Qual foi a estratégia utilizada por Felipe segundo para conquistar as cidades gregas?

Resposta: Atenas, o centro glorioso do século de ouro da Grécia, chegava ao fim. Esparta também não teve destino diferente; enfim, todas as cidades-estados ficaram enfraquecidas com as Guerras do Peloponeso e tornaram-se alvos fáceis para a dominação de outros povos.

O que possibilitou a conquista da Grécia?

Os macedônios, povo que habitava o norte da Grécia, conseguiram progredir e fortalecer-se econômica e militarmente. Aproveitando-se da fraqueza e da desunião dos gregos, Filipe II, o rei da Macedônia, preparou um poderoso exército e conquistou o território grego.