O que pode estar causando o derretimento das calotas polares quais são as consequências disso?

936 palavras 4 páginas

Narrador 1:

O tema do nosso trabalho, derretimento das geleiras, é uma das conseqüências do aquecimento global, principal preocupação mundial com relação ao meio ambiente atualmente.
O aquecimento global é uma teoria de alguns cientistas tem a respeito do que está acontecendo com o planeta atualmente, mas não há nada que impeça dizer que esse aquecimento possa ser um processo natural da Terra.
Porém como essa teoria pode ser real, ela não pode ser descartada.

Primeiramente vamos explicar sucintamente o que é aquecimento global. Segundo essa teoria o aumento da temperatura do planeta é consequência de ações humanas, especialmente tomadas a partir da Revolução Industrial, no século 18. Ela promoveu um salto

…exibir mais conteúdo…

As regiões mais afetadas são o Ártico, a Antártida, a Groelândia e várias cordilheiras. Pesquisas apontam que o Ártico sofreu redução de cerca de 15% de sua area. A Antártida perdeu mais de 3 mil quilômetros quadrados de extensão. A Groelândia também tem sofrido com o aquecimento global, fato preocupante, visto que seu derretimento pode provocar um aumento no nível dos oceanos de até 7 metros, ou seja, provocar uma alteração hidrológica nos oceanos, que é um dos fatores de poluição da água.
O gráfico abaixo, feito pela Nasa, agência espacial americana, mostra como cada polo contribuiu para a elevação dos mares. E como o derretimento dos gelos vem acelerando desde 1990. A linha verde mostra quanto o mar subiu com o degelo da Groenlândia. A amarela mostra a Antártica. E a branca é a elevação do mar combinada das massas de gelo.

Narrador 3:
Esse fenômeno provoca alterações na temperatura e na salinidade dos oceanos, que são parâmetros de qualidade da água, causando um desequilíbrio ambiental e atingindo principalmente as espécies marinhas.

Imagem de corais que sofrem calcificação devido a maiores temperaturas na superfície do mar.

O derretimento da camada de gelo no ártico atrapalha o período de caça dos ursos polares A elevação do nível dos oceanos também obrigará que

Relacionados

  • As causas e consequências do aquecimento global e o derretimento das geleiras

    1325 palavras | 6 páginas

    As causas e consequências do aquecimento global e o derretimento das geleiras Introdução: Todos os dias acompanhamos na televisão, nos jornais e revistas as catástrofes climáticas e as mudanças que estão ocorrendo, rapidamente, no clima mundial. Nunca se viu mudanças tão rápidas e com efeitos devastadores como tem ocorrido nos últimos anos. A Europa tem sido castigada por ondas de calor de até 40 graus centígrados, ciclones atingem o Brasil, o número de desertos aumenta a cada dia, fortes furacões causam….

  • Derretimento Geleiras

    1674 palavras | 7 páginas

    Afinal, o que está derretendo na Antártida? O gelo marinho, os icebergs, as banquisas, a calota polar ou as geleiras? Cerca de 10% da área do planeta Terra é coberta de gelo e 90% desse volume está na Antártida. Mas o continente gelado não está derretendo e contribui minimamente para o aumento no volume das águas marinhas observado nos últimos anos. A afirmação é de um dos principais especialistas no assunto, o glaciólogo Jefferson Simões, coordenador do Núcleo de Pesquisas Antárticas e Climáticas….

  • Geleiras: o trabalho do gelo

    1619 palavras | 7 páginas

    terminar na orla oceanica, onde as massas de gelo rompem-se bruscamente para formar icebergs. Geleira continental: é um espesso lençol de gelo que cobre grande parte de um continente e move-se de forma extremamente lenta. As calotas de gelo são as massas de gelo formadas nos pólos Norte e Sul da terra. Para um geleira se formar é preciso….

  • Períodos glaciais e a existência de ambientes de sedimentação

    2010 palavras | 9 páginas

    que grande parte do planeta, ao adquirir temperaturas muito baixas, fica coberta de gelo e neve. Ao longo dessas eras ocorrem períodos com clima extra frio designados glaciações. Essas glaciações não provocaram somente o aumento das geleiras nos polos e em áreas montanhosas, mas também em outras regiões do planeta. Além disso, os períodos glaciais são separados por períodos interglaciais, que são intervalos geológicos onde encontram-se temperaturas médias mais quentes. Glaciações….

  • Questões Enem Saresp

    821 palavras | 4 páginas

    Revisão Enem e Saresp Até quando? Não adianta olhar pro céu Com muita fé e pouca luta Levanta aí que você tem muito protesto pra fazer E muita greve, você pode, você deve, pode crer Não adianta olhar pro chão Virar a cara pra não ver Se liga aí que te botaram numa cruz e só porque Jesus Sofreu não quer dizer que você tenha que sofrer! GABRIEL, O PENSADOR. Seja você mesmo (mas não seja sempre o mesmo). 1. As escolhas linguísticas feitas pelo autor conferem ao texto A) caráter atual, pelo….

  • Efeito estufa e funcionamento da garrafa térmica

    1276 palavras | 6 páginas

    Como ocorre o efeito estufa Efeito estufa é um fenômeno natural de aquecimento térmico da Terra. É imprescindível para manter a temperatura do planeta em condições ideais de sobrevivência. Sem ele, a Terra seria muito fria, dificultando o desenvolvimento das espécies. Acontece da seguinte forma: os raios provenientes do Sol, ao serem emitidos à Terra, têm dois destinos. Parte deles é absorvida, e transformada em calor, mantendo o planeta quente, enquanto outra parte é refletida e direcionada ao….

  • Degelo dos pólos

    1134 palavras | 5 páginas

    Geografia O Degelo dos Pólos Ano Lectivo 2011/2012 Índice Capa 1 Índice 2 Introdução 3 O que é o degelo dos pólos? 4 Causas do degelo dos pólos 5 Consequências do degelo dos pólos 6 Animais dos pólos 7,8,9,10 E quais as soluções? 11 Conclusão 12 Net-Grafia 13 Contra-Capa 14 Introdução O degelo dos pólos é provocado pelo aquecimento global podendo ameaçar pessoas e espécies animais (como os ursos polares). O considerável aquecimento do Árctico está a….

  • Sistema aberto e fechado comportamento organizacional

    3339 palavras | 14 páginas

    Pesquisa e Atividades Complementares PAC Autor: Runer Augusto Marson Introdução A Anhanguera Educacional, sempre engajada na melhora do processo de ensino-aprendizagem, inova sua proposta com a disciplina Pesquisa e Atividades Complementares – PAC. Esta iniciativa tem como finalidade trazer para o corpo discente a aplicabilidade dos conceitos informados nos cursos para a prática em atividades complementares, por meio da pesquisa e desenvolvimento de ações. A disciplina PAC vincula-se à Lei….

  • Resenha crítica dos filmes "uma verdade incoveniente" & "cool it! - o ambientalista cético"

    2742 palavras | 12 páginas

    INSTITUTO FERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – CAMPUS SÃO GONÇALO. Professor: Francisco Aragão Disciplina: Geografia Turma: 121 / 102 A – (Segundo Período) Aluna: Erika Pontes Bussinger RESENHAS CRÍTICAS DOS FILMES “UMA VERDADE INCONVENIENTE” E “COOL IT! UM AMBIENTALISTA CÉTICO”. RESENHA CRÍTICA GORE,Al. Uma verdade inconveniente. Dirigido por Davis Guggenheim. Produzido por Lawrence Bender. EUA, 2006. Vídeo com duração de 100 minutos. [Acesso em março….

  • Teoria do aquecimento global, mudanças climáticas e sua influência na sedimentação terrestre

    1852 palavras | 8 páginas

    UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO – UFRJ DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA DISCIPLINA: GEOLOGIA MARINHA HUGO NEVES MACEDO TEORIA DO AQUECIMENTO GLOBAL, MUDANÇAS CLIMÁTICAS E SUA INFLUÊNCIA NA SEDIMENTAÇÃO TERRESTRE RIO DE JANEIRO 2011 “Não há evidencia direta que associe o aquecimento global do século XX a gases do efeito estufa gerados pelo homem”. A frase acima foi dita pelo Professor Nir Shaviv, do Instituto de Física da Universidade de Jerusalém, durante sua participação no documentário….

Trabalhos Populares

Quais são as consequências do derretimento das calotas polares?

CONSEQUÊNCIAS DO DERRETIMENTO DAS GELEIRAS O derretimento das geleiras contribuiu para o aumento do nível dos oceanos em 2,7 centímetros desde 1961. Além disso, as geleiras do mundo têm gelo suficiente — cerca de 170.000 quilômetros cúbicos — para aumentar o nível do mar em quase meio metro.

O que causa o derretimento da calota polar?

O aquecimento global, provocado pelo aumento das temperaturas mundiais, provoca derretimento das calotas polares, e um consequente aumento no nível das águas do mar.

O que pode acontecer se as geleiras derreterem?

Se todo o manto de gelo da Antártica derretesse, poderia elevar o nível do mar em cerca de 57 metros, mais do que nove vezes mais a quantidade que poderia ser liberada pela Groenlândia. As outras geleiras e mantos de gelo do mundo contêm água mais do que suficiente para causar grandes problemas às cidades costeiras.

O que acontecerá a duração do dia quando parte da calota polar derreter?

Desta forma o derretimento das calotas polares, com redistribuição da líquido, afeta o momento de inércia do planeta, aumentando-o pois parte da massa que se localizava nos polos se afastará do eixo de rotação da Terra.