Qual equipamento pode ser utilizado para esterilizar os materiais de laboratório?

A higienização e esterilização de material de laboratório constituem procedimentos imprescindíveis para a manutenção da higiene e segurança destes espaços. Para além disso, só através do cumprimento dos protocolos de limpeza se pode garantir a fiabilidade dos resultados de qualquer estudo, teste ou análise laboratorial.

Apesar de muito do material usado nos laboratórios ser descartável, existem ferramentas e recipientes reutilizáveis, como é o caso do material de vidro. Para assegurar uma higienização adequada entre utilizações devem ser seguidos certos procedimentos, de acordo com o tipo de material a limpar e a utilização a que se destina. 
 

Diferentes formas de Higienização de Material de Laboratório 

1. Limpeza

Quando falamos em métodos de higienização de material de laboratório, o termo “limpeza” está mais relacionado com uma lavagem das superfícies e materiais.

As bancadas e superfícies dos espaços de trabalho devem ser limpas regularmente e após cada utilização, para garantir a sua higiene. Utensílios em vidro e em inox podem ser lavados de forma manual ou automática, com recurso a máquinas específicas, usando água e detergentes próprios.

A limpeza dos materiais de laboratório deve cumprir procedimentos específicos para que se mantenham em boas condições de utilização. Assim, há alguns cuidados a ter na lavagem e higienização do material de vidro de  laboratório:

  • Na lavagem, deve ser usada  água corrente e um detergente próprio para loiça de laboratório, diluído na proporção indicada pelo fabricante;
  • Podem ser utilizados escovilhões apropriados para a lavagem do interior de tubos de ensaio ou de outras peças em vidro;
  • O material, após a lavagem, deve ser devidamente enxaguado e a última passagem deve ser feita em água destilada ou purificada;
  • A secagem do material deve ser feita ao ar (dispondo-o numa estante de secagem ou num escorredor próprio para material de laboratório) ou com recurso à estufa.

Uma boa limpeza pode ser suficiente para bancadas, superfícies e certos tipos de material de laboratório. Em situações mais exigentes, como no caso dos laboratórios de microbiologia, esta pode constituir uma primeira etapa de higienização a ser depois complementada com outros métodos.

Qual equipamento pode ser utilizado para esterilizar os materiais de laboratório?

Ver mais Escovas de limpeza

2. Esterilização 

A esterilização é um método de higienização laboratorial altamente eficaz para eliminar todos os agentes patogénicos (vírus, fungos e bactérias, mesmo em formas esporuladas). Ao esterilizar estamos a desinfetar e a descontaminar materiais e superfícies.

Existem diferentes métodos de esterilização para materiais de laboratório, tanto físicos como químicos:

  Métodos físicos de Esterilização de Material de Laboratório 

  • Esterilização usando calor húmido (através de autoclaves);
  • Esterilização usando calor seco (com recurso a estufa);
  • Esterilização por radiação (recorrendo a raios-X, radiação Gama ou UV).

  Métodos químicos de Esterilização de Material de Laboratório 

  • Esterilização com recurso a Óxido de Etileno (EtO);
  • Esterilização através de Vapor de Peróxido de Hidrogénio (HPV).

De modo a obter os melhores resultados, sempre que os materiais a esterilizar o permitam, é possível combinar métodos de esterilização física e química.

3. Descontaminação 

A descontaminação, como o próprio nome indica, tem como objetivo a eliminação de eventuais contaminantes. Este processo visa reduzir a carga microbiana em utensílios e superfícies do laboratório, para que possam ser usados com segurança. 

De uma maneira geral, descontaminar combina técnicas de limpeza e de desinfeção. Uma forma eficaz de descontaminação requer que sejam escolhidos os métodos mais apropriados a cada situação e também ao tipo de material a higienizar.

4. Desinfeção

Os métodos de desinfeção podem agrupar-se em 3 níveis, de acordo com o seu grau de eficácia:

  • Nível baixo: Elimina microrganismos e certos tipos de fungos e vírus, mas não destrói esporos.
  • Nível médio: Elimina microrganismos e a maioria dos fungos e vírus, mas não destrói esporos.
  • Nível elevado: Elimina microrganismos, fungos, vírus e alguns tipos de esporos.

Os métodos de desinfeção usados em laboratório permitem eliminar certos microrganismos, como fungos e bactérias. No entanto, este método não é tão eficaz como a esterilização, uma vez que não consegue erradicar esporos bacterianos nem certos tipos de vírus. 

A utilização de produtos ou soluções desinfetantes é o método mais comum para este tipo de higienização de material de laboratório. 

Qual equipamento pode ser utilizado para esterilizar os materiais de laboratório?

Ver mais Máquinas de lavar 

Adapte a Higienização e Esterilização de Material de Laboratório a cada situação

Para certos tipos de equipamentos ou superfícies, a limpeza (manual ou automática) é um método de higienização laboratorial suficiente. Cumprindo todos os procedimentos na lavagem e na secagem dos materiais é possível alcançar níveis satisfatórios de segurança.

A descontaminação e a desinfeção são outras formas para manter a higiene do laboratório dentro de parâmetros aceitáveis. Mas, sempre que for exigido um nível mais elevado de higienização e biossegurança, a esterilização é a forma mais eficaz para assegurar a eliminação de todas as formas de vida microbiana. 

Conheça as soluções Maldral para garantir uma limpeza e esterilização laboratorial adequada às suas necessidades.

Soluções de  limpeza e esterilização Maldral
 

2021-12-06

Qual aparelho utilizado para esterilizar materiais?

Autoclave – O Equipamento de Esterilização mais recomendado pelas Vigilâncias Sanitárias.

Quais são os equipamentos mais utilizados para esterilização de materiais em um laboratório?

Esterilização de materiais de laboratório A esterilização física é feita com de autoclaves, radiação ultravioleta, flambagem, estufas, raios Gama e pasteurizadoras.

Qual o principal equipamento de esterilização em laboratório?

Esterilização por Autoclave – Calor Esse equipamento é uma câmara de pressão de isolamento em que o vapor é usado para elevar a temperatura. Autoclaves geralmente operam a uma temperatura de 121° C e a sua eficácia depende do tempo, da temperatura, da pressão e do vapor em contato direto com o material.

O que pode ser usado para esterilizar?

Os métodos de esterilização podem ser divididos em físicos (calor, filtração e radiação) e químicos (compostos fenólicos, clorexidina, halogênios, álcoois, peróxidos, óxido de etileno, formaldeído, glutaraldeído e ácido peracético).