O que são e qual a função das vilosidades e microvilosidades intestinais?

Doença Celíaca

          A doença celíaca, também conhecida como afecção celíaca, enteropatia sensível ao glúten, sprue celíaco ou ainda sprue não tropical, é provocada pela intolerância ao glúten.
          Não sabe-se ao certo a data de sua descoberta, mas foi durante a Segunda Grande Guerra, quando houve uma escassez dos produtos farináceos, que um médico holândes verificou a melhora de crianças com essa doença.

O que é?
          É uma doença do intestino delgado, com menor ou maior atrofia das vilosidades da mucosa, o que causa prejuízo na absorção dos nutrientes, vitaminas, sais minerais e água. As vilosidades são dobras da camada interna do intestino delgado que servem para aumentar a superfície de absorção e sediar células com funções especializadas na digestão.

O que são e qual a função das vilosidades e microvilosidades intestinais?

Qual a relação com o glúten?
           O glúten é uma proteína presente no trigo, cevada, malte, aveia e centeio (sendo em maior proporção no trigo).
Alimentos que contenham esses componentes devem ser eliminados da dieta dos celíacos pois, é ele que causa os danos no intestino, mencioados anteriormente.

Como a doença se desenvolve?
          É uma doença hereditária, mas ainda não se sabe ao certo sua forma de transmissão. Se desenvolve em cerca de 10% dos familiares de primeiro grau do doente. Dados mostram que na Europa, num grupo de 300 pessoas, uma pode desenvolver a doença. Nos Estados Unidos, é mais freqüente nos brancos do que nos negros.
          A doença pode permanecer latente ou com sintomas mínimos e ocasionais por longos períodos. É interessante que em muitos casos os sintomas identificados na infância podem desaparecer na adolescência, retornando na idade adulta.

Quais são os sintomas?
          A doença celíaca pode ser sintomática ou assintomática. No primeiro caso identifica-se:
          · diarréia;
          · distensão abdominal por cólicas, gases, náuseas e vômitos;
          · baixo nível de crescimento;
          · dificuldade em adquirir peso e facilidade em perdê-lo;
          · fraqueza;
          · anemia (deficência na absorção de ferro e vitamina B12);
          · alteração do ciclo menstrual;
          · diminuição da fertilidade;
          · osteoporose.

Como é feito o diagnóstico?
          
Quando o histórico clínico é favorável, o diagnóstico pode ser feito através de uma dieta isenta de glúten por aproximadamente três meses, se os sintomas desaparecerem a doença está diagnosticada. Em outros casos, pode ser necessária a realização de exames de sangue, urina, fezes e de imagem.

Existe tratamento?
           Uma alimentação permanentemente isenta de glúten, com reposição dos nutrientes que sabe-se estar a pessoa deficiente.

O que são e qual a função das vilosidades e microvilosidades intestinais?

O que são e qual a função das vilosidades e microvilosidades intestinais?

O que são e para que servem as vilosidades intestinais?

As vilosidades são dobras da camada interna do intestino delgado que servem para aumentar a superfície de absorção e sediar células com funções especializadas na digestão.

Qual é a função das vilosidades do intestino?

Vilosidades. O intestino delgado apresenta estruturas especiais chamadas de vilosidades intestinais, elas são projeções alongadas formadas pelo epitélio (grupo de tecido celular). A principal função das vilosidades é aumentar a superfície de contato entre o intestino e o quimo ou quilo, a depender da etapa da digestão.

Qual é a diferença entre vilosidades intestinais e microvilosidades qual é a função delas?

As vilosidades intestinais, assim como as microvilosidades no intestino delgado, têm a função de aumentar a absorção dos nutrientes após a digestão. Elas são as dobras dos intestinos. A superfície das vilosidades tem uma área de 12 cm² e das microvilosidades 240 cm².

O que é atrofia das vilosidades intestinais?

Quando uma pessoa tem a doença celíaca, o glúten consumido incita o sistema imunológico a atacar o revestimento do intestino delgado. Quanto maior o segmento afetado, maior é o distúrbio de absorção. Esse dano no intestino delgado é chamado de atrofia das vilosidades.

Qual o significado de vilosidades?

[ Anatomia ] Pequena saliência ou prolongamentos filiformes da superfície das mucosas cujo conjunto simula a aparência da felpa.

Qual a diferença entre vilosidades e microvilosidades?

O intestino delgado apresenta pregas, vilosidades e microvilosidades. As pregas são dobras na mucosa e submucosa desse órgão; as vilosidades são projeções do tecido epitelial presente na mucosa; as microvilosidades, por sua vez, são projeções da membrana plasmática localizadas em cada célula absortiva.

Qual é a principal função das microvilosidades?

As microvilosidades ampliam a superfície da membrana plasmática aumentando sua eficiência para as trocas com a cavidade ou o meio extracelular.

Qual a consequência da atrofia das vilosidades intestinais para indivíduo celíaco?

Atrofia das vilosidades e má absorção Este processo causa má-absorção intestinal, uma vez que debilita a capacidade do corpo em absorver nutrientes, sais minerais e as vitaminas lipossolúveis A, D, E e K a partir dos alimentos.

Qual a função das vilosidades intestinais qual a consequência da perda das vilosidades em um paciente celíaco?

Depois de ingerido ,o glúten entra em contato com a superfície do intestino delgado, onde as células do sistema imunológico o identifica e provoca uma inflamação, danificando esta superfície. Especificamente, são as vilosidades (projeções que aumentam a área absortiva) que são perdidas.

Qual a situação de obstrução intestinal?

  • Obstrução intestinal é uma situação na qual a passagem de alimentos ou líquidos pelo intestino é dificultada ou bloqueada.

Qual a estrutura do intestino delgado?

  • Uma ampliação delas ao microscópio revela que são formadas por células cuja a supefície tem inúmeras pequenas estruturas toda " enrugada ".O intestino delgado é a víscera mais extensa do corpo (cerca de seis metros).

Quais as causas de obstrução do intestino delgado?

  • Sem tratamento, as partes bloqueadas do intestino podem morrer (necrose), levando a problemas graves. No entanto, com cuidados médicos imediatos, a obstrução intestinal muitas vezes pode ser tratada com sucesso. As causas mais comuns de obstrução mecânica, que ocorre quando há uma obstrução física do intestino delgado, podem ser:

Como faço para obstruir o intestino grosso?

  • Alternativamente, há um tratamento para obstrução do intestino grosso, com a colocação de um stent autoexpansível. O stent é um tubo de malha de arame que é inserido em seu cólon por meio de um endoscópio, passado pelo anus. Quando inserido, o stent se abre e consegue desobstruir o intestino.

Qual é a função das vilosidades e microvilosidades intestinais?

As pregas, as vilosidades e as microvilosidades são essenciais para a eficiência do processo de digestão por aumentar a superfície de revestimento do intestino. As três juntas podem conseguir um aumento de até 600 vezes na superfície do órgão.

O que são vilosidades intestinais e qual é a sua função?

As vilosidades são dobras da camada interna do intestino delgado que servem para aumentar a superfície de absorção e sediar células com funções especializadas na digestão.

Qual a importância das vilosidades do intestino?

A principal função das vilosidades é aumentar a superfície de contato entre o intestino e o quimo ou quilo, a depender da etapa da digestão.

O que são microvilosidades intestinais Qual é a importância delas na nutrição humana?

As microvilosidades presentes no intestino humano são dobramentos da parede do mesmo. Esse dobramento aumenta a área total de absorção dos nutrientes, levando com isso o aumento da eficácia do intestino.