Os pensadores do liberalismo econômico como Adam Smith Malthus e outros defendiam o que

Questão 01 sobre o Liberalismo: (Unicamp) O Liberalismo tornou-se ideologia predominante na sociedade ocidental a partir da segunda metade do século XIX.

a) Quais foram os direitos naturais que o Liberalismo se propôs a garantir?
b) Quais as principais características do Liberalismo econômico?
c) Quais correntes de pensamento se opuseram ao Liberalismo, no século XIX?


Questão 02. (Fuvest) Qual a relação entre a Primeira Guerra Mundial e os acontecimentos políticos que ocorreram na Rússia entre fevereiro e outubro de 1917?


Questão 03 sobre o Liberalismo: (UFV-MG) Exalta o direito de propriedade individual e da riqueza; opondo-se, consequentemente, à intervenção do estado na economia. Defende  intransigentemente que deve haver total liberdade de produção, circulação e venda. Considera que o homem, enquanto indivíduo, deve desfrutar de todas as satisfações, não se submetendo senão aos limites da Razão. Crê no Progresso como sendo resultado de um fenômeno natural e decorrente da livre concorrência que, ao estimular as atividades econômicas, é a única forma aceitável de proporcionar liberdade, felicidade, prosperidade e igualdade entre todos os homens.

O trecho acima pode ser considerado uma síntese dos valores constitutivos da ideologia política intitulada:
a) Catolicismo social.
b) Socialismo utópico.
c) Socialismo científico.
d) Liberalismo.
e) Anarquismo.


Questão 04. (Unicamp) O Liberalismo tornou-se ideologia predominante na sociedade ocidental a partir da segunda metade do século XIX.

a) Quais direitos naturais que o Liberalismo se propõe a garantir?
b) Quais as principais características do Liberalismo econômico?
c) Quais correntes de pensamento se opuseram ao Liberalismo no século XIX?


Questão 05 sobre o Liberalismo: (FAAP) Os pensadores do liberalismo econômico, como Adam Smith, Malthus e outros, defendiam:

a) intervenção do Estado na economia
b) o mercantilismo como política econômica nacional
c) socialização dos meios de produção
d) liberdade para as atividades econômicas
e) implantação do capitalismo de Estado


Questão 06. PUC-MG – O liberalismo se desenvolveu durante os séculos XVIII e XIX, marcando profundamente os diversos aspectos da sociedade ocidental. Essa ideologia pode ser reconhecida através:

a) do forte apelo democrático, advogando a necessidade de se assegurar a participação de todos os indivíduos nas esferas política e econômica.

b) da aversão à intervenção direta do Estado, visto como principal obstáculo ao pleno desenvolvimento das forças econômicas e sociais.

c) da busca pelo equilíbrio entre os interesses da livre-iniciativa e os de cunho social, propondo o estabelecimento de limites à ação do capital.

d) do encorajamento à formação de associações representativas de trabalhadores e de patrões capazes de garantir conquistas coletivas.


Questão 07 sobre o Liberalismo: UEPG-PR – Sobre o liberalismo, assinale o que for correto.

01. Duas noções são centrais neste conceito, embora não sejam exclusivas a ele: indivíduo e mercado.

02. No sistema liberal, o Estado atua como mantenedor da ordem, isto é, ele protege a propriedade e elimina as barreiras para o livre fluxo de bens e pessoas e, indiretamente, de idéias e valores.

04. Os filósofos iluministas não questionavam as estruturas e relações de poder de seu tempo, pois defendiam a total submissão do indivíduo ao Estado.

08. As idéias liberais foram divulgadas num movimento chamado Iluminismo, cujos principais representantes foram Voltaire, Rousseau e Montesquieu.

16. Antes de 1848, momento da experiência democrática na França, o liberalismo não se confundia com igualitarismo social.

Some os números dos itens corretos.


🔵 >>> Confira todas as nossas questões sobre a História Mundial.


Gabarito com as respostas dos exercícios do simulado sobre o Liberalismo para passar no Enem:

01. a) Direitos à vida, à liberdade e à igualdade perante a lei.
b) Não intervenção do Estado na economia.
c) Em termos conservadores, o Absolutismo; em termos progressistas, as diversas correntes socialistas, com destaque para o Socialismo científico ou marxista

02. As derrotas sofridas pela Rússia na Primeira Guerra Mundial provocaram a crise do Czarismo e a derrubada do Estado Liberal que o substituiu, favorecendo a ascensão dos bolcheviques (socialistas revolucionários), que tomaram o poder em outubro de 1917, implantando o Estado socialista.

03. D;

04. 1. Direitos à vida, à liberdade e à igualdade perante a lei.
a) Não-intervenção do Estado na economia.
b) Em termos conservadores, o Absolutismo; em termos progressistas, as diversas correntes socialistas, com destaque para o Socialismo científico ou marxista.

05. D;

06. B;

07. 27 (01 + 02 + 08 + 16)

Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína

O que Adam Smith Malthus e outros defendiam?

Adam Smith, Malthus e outros liberalistas acreditavam que o Estado não deve interferir de forma direta na economia de uma nação. Nesse sentido, esses autores pregavam a ideia de que o indivíduo é livre para comprar e vender (livre e pura concorrência), sem a necessidade da mão do Estado (regulação estatal).

O que defendiam os pensadores do liberalismo econômico?

O liberalismo econômico é uma doutrina surgida no século XVIII e seu principal representante é o escocês Adam Smith (1723 -1790). O liberalismo econômico defende a não-intervenção do Estado na economia, a livre-concorrência, do câmbio-livre e da propriedade privada.

O que os pensadores do liberalismo econômico como Adam Smith e outros defendiam?

Os pensadores do liberalismo econômico, como Adam Smith, David Ricardo e outros, defendiam: a liberdade para as atividades econômicas. O liberalismo econômico tem como característica a não intervenção do Estado na economia, defendendo a propriedade privada e a livre concorrência.

O que defendiam os filósofos Malthus e David Ricardo?

Os pontos em comum dos pensadores que é ambos defendiam a léi terrea dos salários e criticavam a lei dos pobres, que em ver, apenas agravava ainda mais a pobreza. Ricardo diferentemente de Malthus, era teórico, defendia a lei de Say (lei dos mercados), queria a abolição das leis dos cereais e defendia o laisser-faire.