Para que serve o cravo

Para que serve o cravo
Comumente encontrado em doces, ele pode afastar infecções Foto: Pedro Rubens/

Publicidade

Publicidade

Origem: uma árvore encontrada na Indonésia, na Índia e no Madagascar é a fonte dos botões de flor de cravo, que são ressecados na culinária. Esse temperoé conhecido desde a Antiguidade por propriedades antissépticas e de conservação de alimentos.

Já na época das Grandes Navegações, foi tido como uma especiaria valiosíssima. Para ter ideia, um quilo de cravo seco chegou a custar um quilo de ouro!

Forma de uso: você pode recorrer ao cravo seco inteiro ou triturado em pó. Adicione junto com os outros ingredientes para que libere os aromas durante o cozimento.

Com o que combina: no Brasil, o cravo é mais utilizado em sobremesas, como doce de abóbora, canjica, arroz doce. Mas seu gosto adocicado também harmoniza com batata doce, beterraba, cenoura e abóbora. Aliás, pode ser um contraponto interessante para conservas e picles, presuntos e carne de caça.

Com o que não combina: seu sabor é dominante. Por isso, apaga o gosto de alimentos frescos, a exemplo de saladas e legumes.

Benefícios nutricionais: os antigos tinham razão — o cravo é um ótimo antisséptico. Um estudo da Universidade Miguel Hernández (Espanha) confirma que o tempero é rico em substâncias antioxidantes e bactericidas.

Fontes entrevistadas: Vanderli Marchiori, nutricionista e fitoterapeuta de São Paulo, e Rosângela Carvalho, nutricionista e fitoterapeuta do Rio de Janeiro

Continua após a publicidade

  • Bactérias
  • Receitas
  • Temperos
  • Vírus

Informação confiável salva vidas. Assine Veja Saúde e continue lendo.

O cravo-da-índia é uma especiaria com um alto valor nutricional utilizado tanto na culinária quanto para fins medicinais.

Além de rico em vitaminas A, C, E e K, ele também possui diversos minerais, como ferro, zinco, magnésio e cálcio, compostos que auxiliam na manutenção da saúde. 

O POVO conversou com a nutricionista Rikeciane Brandão, que explicou as propriedades nutricionais da planta e ensinou o preparo do seu chá.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Benefícios nutricionais do cravo-da-índia

O cravo-da-índia é comumente utilizado no preparo de bolos, pães, sobremesas e caldos. Além disso, devido à sua composição química, a especiaria também pode ser utilizada como ingrediente de alguns cosméticos como cremes e óleos essenciais. 

Seu sabor frutado e picante também são apreciados no preparo de bebidas, como o chá, devido às suas propriedades benéficas que auxiliam na saúde da mente e corpo. 

"Vários estudos documentam benefícios do cravo devido ao seu poder antioxidante e antimicrobiano, incluindo a prevenção do câncer e o combate à infecções. Além disso, possui compostos como o eugenol, que é um importante analgésico e antisséptico", pontua a nutricionista Rikeciane Brandão.

"Essas propriedades são benéficas para o alívio de inflamações (nas articulações, garganta, etc), febre, dores de cabeça, cólicas menstruais, dores de dente, mau-hálito, entre outros", completa. 

Ainda de acordo com a nutricionista, durante o preparo do chá de cravo-da-índia, outras especiarias podem ser acrescentadas.

"O chá pode ser feito em conjunto com outras especiarias, como a canela ou o gengibre, por exemplo. Não há estudos que mostram a potencialização ou redução da ação do cravo quando utilizado em conjunto com outras plantas e ervas", explica.

Confira os três principais benefícios do chá de cravo-da-índia

Propriedades analgésicas e antimicrobianas

"Proporciona o alívio de inflamações (nas articulações, garganta, etc), febre, dores de cabeça, cólicas menstruais, dores de dente, entre outros. Além do combate à infecções causadas por alguns tipos de bactérias, como a Escherichia Coli (E. Coli)", afirma a nutricionista. 

Propriedade antioxidante

"Responsável pelo combate aos radicais livres, trazendo benefícios na prevenção de doenças, como o câncer", Pontua Rikeciane.

Melhora o sistema gastrointestinal 

"É amplamente utilizado no tratamento de náuseas, flatulências, indigestão e diarreia, diante dos benefícios ao sistema gastrointestinal", finaliza a nutricionista Rikeciane Brandão.  

Cravo-da-índia: efeitos colaterais e contra-indicações

Assim como tudo na vida, o excesso faz mal - e o chá não é exceção. Isso porque muitas de suas propriedades, quando consumidas em doses elevadas, podem causar danos ao organismo.

O cravo-da-índia, por sua vez, quando ingerido em excesso, pode causar irritação da pele e da mucosa digestiva de algumas pessoas mais sensíveis.

Apesar de apresentar benefícios a saúde, algumas pessoas devem evitar o seu consumo. "O público de gestantes deve evitar o uso do cravo na alimentação e medicamentos/fórmulas que possuam essa especiaria na composição, pois o mesmo pode causar contrações uterinas", afirma Rikeciane Brandão.

"Além disso, os efeitos na amamentação e por crianças menores de 6 anos são desconhecidos", completa a nutricionista.

Como fazer o chá de cravo-da-índia

Ingredientes:

  • 10g de cravo-da-índia;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Coloque 10g de cravo-da-índia em uma panela com 1 litro de água e leve ao fogo para ferver durante cerca de 15 minutos. Em seguida deixe esfriar, coe e consuma. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Quais são os benefícios do cravo?

Os benefícios do cravo para a saúde.
O cravo melhora a circulação sanguínea. ... .
O cravo é um analgésico e antisséptico natural. ... .
O cravo auxilia o sistema digestivo. ... .
O cravo é um antioxidante. ... .
O cravo é um antisséptico bucal. ... .
O cravo ajuda a tireoide e a controlar o colesterol. ... .
O cravo é um antiinflamatório..

O que acontece se eu comer 2 cravos por dia?

Ajudam a tratar problemas digestivos Eles também reduzem gases e a náusea. Sem mencionar que os cravos são cheios de fibras, o que promove a saúde digestiva e ajuda a prevenir a constipação.

Qual é a contra indicação do cravo?

A especiaria é contraindicada, por exemplo, para gestantes, pois pode provocar contrações na musculatura do útero, um risco à gravidez. O consumo não é recomendado também para lactantes e crianças menores de seis anos. Pessoas alérgicas também devem ter atenção no uso do óleo essencial do cravo da índia.

Como fazer o chá de cravo e para que serve?

O chá de cravo tem ação analgésica, que é ideal para o alívio natural de dores e desconfortos. Os benefícios do cravo da índia provêm de uma substância presente nele chamada de eugenol, que tem propriedades anti-inflamatórias e anestésicas.