Por que a divisão tradicional da história pode ser considerada eurocêntrica?

Por que a divisão tradicional da história pode ser considerada eurocêntrica?

Qual a periodização tradicional e eurocêntrica da História?

Tradicionalmente, a cronologia histórica da humanidade é dividida em duas grandes partes que se encontram sob os termos Pré-História e História, sendo esta formada por quatro idades — Antiga, Média, Moderna e Contemporânea — e aquela caracterizada como o mais longo período, tendo como seu termo final a invenção da ...

Como foi dividida a História Cite exemplos?

Idade Média: vai do final da Antiguidade até o século XV (queda de Constantinopla, em 1453); Idade Moderna: vai do final da Idade Média até o fim do século XVIII (Revolução Francesa, em 1789); Idade Contemporânea: vai do fim da Idade Moderna até os dias atuais.

O que é periodização tradicional da história?

Periodização da história é um método cronológico usado para contar e separar o tempo histórico da humanidade. A periodização é o estudo da História Geral da Humanidade que costuma dividir a história humana, por convenção e exclusivamente para fins didáticos.

Quais são os principais marcos da periodização tradicional?

Resposta:PRÉ HISTORIA.... ANTIGUIDADE... IDADE MÉDIA... ... IDADE CONTEMPORÂNEA.

Quais são os períodos da história resposta?

Resposta: Os quatro períodos da história são: Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.

Quais as divisões cronológicas da história?

Essas divisões cronológicas da História são baseadas, ademais, por acontecimentos ocorridos na Europa. É que foram historiadores europeus que criaram essa classificação. Na divisão da história, o período anterior à invenção da escrita é chamado Pré-História.

Como é dividida a história brasileira?

De maneira ampla, a História brasileira é dividida em três períodos que podem contar com subdivisões em seu interior. Período Republicano (1889-atualmente).

Como foi criada a divisão cronológica?

Essa fragmentação foi criada pelos historiadores a fim de facilitar a compreensão e análise dos eventos históricos, o que se tornou um importante método de estudo dessa disciplina. No entanto, a divisão cronológica é criticada por alguns historiadores.

Quais são os períodos da história?

Vamos compreender agora como os períodos da história são divididos pela Historiografia. A chamada Pré-história inicia-se com o surgimento do Homem na Terra e dura até cerca de 4000 a.C., com o surgimento da escrita no Crescente Fértil, mais precisamente na Mesopotâmia.

De acordo com a visão clássica e tradicional, a divisão da história da humanidade é feita em quatro grandes períodos, também chamados de "Idades". São eles:

  • Idade Antiga
  • Idade Média
  • Idade Moderna
  • Idade Contemporânea

Por que a divisão tradicional da história pode ser considerada eurocêntrica?
Divisões da História

Pré-História

Todo o período que existiu antes da invenção da escrita é denominado Pré-história. Assim, a Pré-história corresponderia a um período da humanidade que abrange milhões de anos.

Nesse momento, o homem aprendeu a viver em comunidade, a utilizar o fogo, a domesticar animais e a produzir alimento, dando a origem à agricultura.

Na pré-história, o homem criou a linguagem como meio de comunicação e inventou a escrita. Além disso, criou a pintura, a cerâmica e as primeiras organizações sociais e políticas.

A Pré-história está dividida em três períodos:

  1. Paleolítico: também chamado de "Idade da Pedra Lascada", tem início há aproximadamente 4,4 milhões de anos e se estende até 8000 a.C.
  2. Neolítico: também chamado de "Idade da Pedra Polida", esse período vai de aproximadamente 8000 a.C. a 5000 a.C.
  3. Idade dos Metais: período que se estende de 5000 a.C. até o surgimento da escrita pelos sumérios, em 4000 a.C..

Tudo o que sabemos sobre a Pré-história devemos aos fósseis e objetos encontrados nas escavações paleontológicas, que ocorreram principalmente a partir do final do século XIX, estendendo-se até os dias atuais, frequentemente apresentando novas descobertas.

Idade Antiga

Idade Antiga ou Antiguidadeé o período da história que é contado a partir do desenvolvimento da escrita, pelos sumérios, mais ou menos 4000 anos a.C., até a queda do Império Romano do Ocidente, em 476 da era cristã.

Dentre os fatos históricos desse período da história se destacam:

  • Antiguidade Oriental, que compreende a civilização egípcia, a civilização mesopotâmica, as civilizações hebraica, fenícia e persa
  • Grécia Antiga, das origens ao período arcaico
  • Roma Antiga e o Império Romano, até a sua queda, em 476

Idade Média

A Idade Média é o período da história que tem início em 476 e vai até a tomada de Constantinopla, pelos turcos otomanos, em 1453. Nesse período da história se destacam:

  • Alta Idade Média
  • Feudalismo
  • Baixa Idade Média
  • Cultura Medieval
  • Formação das Monarquias Nacionais

Idade Moderna

A Idade Moderna é o período da história que tem início em 1453 e vai até o ano de 1789, data da Revolução Francesa. Dentro desse período da história se destacam:

  • Expansão Marítima Europeia
  • Revolução Comercial e o Mercantilismo
  • Colonialismo Europeu na América
  • Périplo Africano
  • Renascimento Cultural
  • Reforma Protestante e Contrarreforma
  • Absolutismo
  • Iluminismo

Idade Contemporânea

A Idade Contemporânea é estudada de 1789, época da Revolução Francesa, até os dias atuais. Dentro desse período, vários acontecimentos políticos, econômicos e sociais, receberam influência da Revolução Francesa, como:

  • Independência do Brasil
  • Revolução Industrial

Leia também:

  • Contagem do Tempo na História
  • Divisão dos Séculos

Por que a divisão tradicional da história pode ser considerada eurocêntrica?

Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.

Porque a divisão tradicional da história pode ser considerada eurocêntrica?

A abordagem eurocentrista desconsidera totalmente todas as civilizações existentes fora do Velho Mundo. No Novo Mundo (América), por exemplo, importantes civilizações como os Incas, Maias e Astecas não são levadas em conta. Na visão dos europeus não existe história antes de sua chegada.

O que é ter uma visão eurocêntrica?

A idéia de que a Europa é o centro da cultura mundial. Eurocentrismo corresponde a uma expressão que emite a idéia no mundo como um todo de que a Europa e seus elementos culturais são referência no contexto de composição de toda sociedade moderna.

Como o eurocentrismo influenciou a história do Brasil?

O ensino de história no Brasil sofre de graves distorções, ensinando-se a história europeia como se fosse mundial. O eurocentrismo perpetua- se em todo o sistema de ensino, na produção histórica acadêmica e na própria percepção de mundo da sociedade brasileira graças, principalmente, à inércia.

Por que alguns historiadores criticam a divisão tradicional da história?

historiadores que criticam essa divisão por privilegiar acontecimentos políticos, deixando de lado aspectos econômicos, culturais e sociais, por basear-se apenas em acontecimentos importantes para a Europa, desprezando fatos relevantes para povos de outras partes do mundo, e por não considerar a longa história da ...