Por que é importante medir o clima organizacional conforme o processo de manter pessoas?

Se você ainda não conhece o que é o conceito de clima organizacional está atrasando o crescimento da sua empresa. Sabia disso? Uma companhia com missão, valores e cultura organizacional sólida só é capaz de se desenvolver se os funcionários estiverem felizes nesse ambiente, pois dessa forma serão mais eficientes em tudo o que fizerem.

Além disso, o RH tem a função estratégica de acompanhar e alavancar melhoria do clima organizacional para que todos os objetivos do negócio sejam alcançados com êxito e os colaboradores estejam sempre motivados e engajados com esses objetivos.

Nesse post, vamos explicar o que é clima organizacional, conhecer sua importância e quais os benefícios adquiridos pela empresa ao investir nessa estratégia. E já que você está interessado nesse assunto, que tal consumir esse conteúdo de um jeito diferente? Clique no player abaixo e ouça!

O que é clima organizacional?

É o conjunto de sentimentos e percepções que as pessoas têm em relação ao local onde trabalham. De acordo com esses sentimentos, a pessoa vai reagir de uma determinada forma, impactando positiva ou negativamente na produtividade da empresa.

O clima corporativo pode ser exposto de várias formas pelos colaboradores:

  • na forma de se relacionar com seus pares, líderes e clientes;
  • na execução de tarefas diárias;
  • no comprometimento;
  • na motivação;
  • na produtividade.

O setor de Recursos Humanos, assim como os líderes dos setores precisam estar atentos a qualquer desvio negativo que possa impactar o ambiente corporativo, pois agradar a todos nunca será possível, mas manter na empresa profissionais aderentes à cultura favorece a propagação de um clima favorável ao crescimento pessoal e organizacional.

Para melhorar continuamente a atmosfera no ambiente de trabalho é necessário um cronograma de medição. Para isso contamos com as pesquisas de clima organizacional que, por meio de questionários respondidos pelos colaboradores, são capazes de apresentar o que está funcionando e o que pode ser melhorado no dia a dia da empresa.

Com essa ferramenta, o RH coletará informações necessárias para elevar os índices de satisfação interna e programar inovações para o desenvolvimento dos talentos e do negócio.

Antes de continuar, aproveite e baixe o nosso manual para desenvolver a marca empregadora.

Qual a importância do clima organizacional?

Manter a empresa funcionando de forma satisfatória e com índices elevados de produção e lucratividade passa obrigatoriamente. Isso por conta da necessidade da manutenção de um excelente clima corporativo.

Como vimos no tópico anterior, um bom ambiente é capaz de incentivar as pessoas a darem o melhor de si, serem proativas e executarem suas tarefas com mais dedicação e perfeição.

Pessoas felizes se comunicam melhor e a comunicação interna é fundamental para o fortalecimento do clima positivo. Uma empresa transparente, que mantém os talentos informados sobre metas e acontecimentos, cria bons hábitos entre os funcionários, principalmente a propagação das boas notícias e o interesse em expressar suas ideias e opiniões.

A importância do clima organizacional dentro da empresa é que ao investir positivamente nele, a empresa lucra em produção, engajamento, criatividade, motivação e retenção dos talentos, reduzindo o turnover, retrabalhos, absenteísmo e conflitos internos.

O clima organizacional não é algo que se implanta em uma empresa. Ele deve ser cultivado diariamente e a qualquer sinal de desvio, as ações corretivas devem ser tomadas para que não haja uma reação negativa em cadeia colocando a perder todos os resultados já alcançados.

Um bom ambiente interno não é favorável somente aos profissionais e à empresa. Ele é responsável pela saúde física e mental das pessoas que, ao se sentirem valorizadas pela organização e pelos colegas de trabalho, têm sua motivação elevada, assim como tornam os relacionamentos interpessoais mais leves.

Quais os benefícios em desenvolver o clima interno?

A empresa só tem a ganhar ao investir no clima organizacional, mas não pense que é uma tarefa fácil, pois é importante que o setor de Recursos Humanos, junto com os líderes, tenha um planejamento estratégico pré-definido e esteja engajado para que dê certo. Quando essa parceria acontece, a empresa se beneficia nos seguintes aspectos:

  • profissionais mais criativos, produtivos, motivados, engajados e felizes;
  • tarefas realizadas com mais eficiência;
  • melhoria na comunicação interna;
  • redução de conflitos, rotatividade, retrabalhos e absenteísmo.

Profissionais que trabalham em um ambiente saudável e mantêm um bom relacionamento interpessoal são mais felizes do que pessoas que ganham altos salários, mas a empresa não valoriza o clima interno. Isso afeta a saúde física e mental, refletindo ativamente nos resultados pessoais e corporativos.

A equipe de gestão de pessoas tem uma grande responsabilidade no crescimento e manutenção de um bom clima organizacional e, para que a empresa se beneficie das vantagens que ele proporciona, algumas táticas precisam ser adotadas. Confira!

Desenvolver a comunicação interna

Com transparência e inclusão, a comunicação é importante para que os colaboradores se sintam à vontade em expressar suas ideias e estarem sempre atualizados com o que acontece na empresa.

Adotar um cronograma de pesquisa de clima organizacional

Manter uma rotina de avaliação de clima é crucial, pois os dados adquiridos com essa tática fornecerão ao RH o índice de satisfação dos colaboradores e, com isso, o setor terá informações para gerar um plano de ação.

Investir no desenvolvimento dos talentos

Profissionais motivados são aqueles que têm competências técnicas e são estimulados a desenvolvê-las. Os líderes devem estar atentos para que as atividades dos colaboradores não se tornem mecanizadas.

Investir em treinamentos, cursos de atualização e capacitação cria a sensação de pertencimento nos profissionais, favorecendo seu engajamento e impactando em seu rendimento e felicidade.

Engajar os líderes no processo

Os gestores são o reflexo de sua equipe, portanto é importante envolvê-los na causa para que conheçam seus colaboradores e incentive-os a manter um clima amistoso e saudável. Essa prática ajuda a criar relações de confiança e respeito, mantendo a atenção a qualquer mudança comportamental ou profissional dos membros de sua equipe.

Entenda que o clima organizacional é o reflexo direto de como anda a relação entre o funcionário e a empresa, por isso o RH precisa estar sempre em alerta para as possíveis alterações desse sentimento e, se possível, se antecipar aos efeitos negativos criados pelo ambiente externo ou mudanças internas — contratação de novos talentos, alterações na política da empresa, entre outros.

Nesse texto, você compreendeu o que é clima organizacional, sua importância e benefícios de cultivá-lo para o sucesso da empresa. Leu também que para manter um bom ambiente corporativo, simples atitudes fazem uma grande diferença. E para colocá-las em prática não precisa de muito investimento financeiro, somente de conhecimento e boa vontade.

Para continuar aprendendo sobre esse e muito outros assuntos, assine nossa newsletter e receba em primeira mão no seu e-mail todas as nossas novidades!

Por que é importante avaliar o clima organizacional?

É de extrema importância avaliar com frequência o clima organizacional da empresa, pois ele é um dos fatores responsáveis pelo engajamento, motivação e produtividade dos funcionários. Geralmente este comportamento é medido por meio de pesquisas pontuais.

Quais os benefícios de se medir o clima organizacional nas empresas?

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL?.
IDENTIFICAR PONTOS DE MELHORIA. ... .
MELHORAR O CLIMA ORGANIZACIONAL. ... .
IDENTIFICAR BARREIRAS AO DESEMPENHO. ... .
AUXILIA A TOMADA DE DECISÕES. ... .
MELHORA O AMBIENTE DE TRABALHO. ... .
FAVORECE E FORTALECE A COMUNICAÇÃO. ... .
AUMENTA A MOTIVAÇÃO DOS COLABORADORES. ... .
OTIMIZA AS LIDERANÇAS..

Qual a importância do comportamento humano para construção do clima organizacional?

O Comportamento Organizacional é fator decisivo para o desempenho da organização. Quando se gerencia as atitudes dos indivíduos e grupos qualificamos a performance dos colaboradores e, consequentemente, otimizamos os processos.

Qual a relação do clima organizacional com o cotidiano dos colaboradores?

Mais engajamento Um bom clima organizacional beneficia o bem-estar e a autoestima dos colaboradores. Isso, em contrapartida, faz com que eles se sintam mais engajados com a empresa, pois percebem que ela também está disposta a investir em seu conforto e comodidade.