Por que o comprimento dos fios de uma rede elétrica não pode ter a medida exata da distância entre dois postes?

Mistério dos pássaros que não tomam choque no fio de alta tensão

Você está em: Ciência: uma construção humana > Por que entender Ciência? > Mistério dos pássaros que não tomam choque no fio de alta tensão

Pássaros não tomam choque pousados em fios de alta tensão. Por que?

Por Rafael Telles; editado por Amanda BSantos

O choque elétrico é causado por uma corrente elétrica que passa através do corpo humano ou de um animal qualquer. Porém de forma curiosa os pássaros pousam sobre fios elétricos desencapados sem nenhum problema, um fato intrigante pois sabe-se que quando um fio de alta tensão desencapado é tocado libera grande descarga elétrica. Então o que ocorre com os pássaros?

Por que o comprimento dos fios de uma rede elétrica não pode ter a medida exata da distância entre dois postes?

Para se gerar o temido choque é preciso de algo chamado potencial elétrico entre dois pontos ou diferença de potencial entre dois pontos (DDP), chamado habitualmente de voltagem, que ocorre por exemplo quando você encosta o dedo indicador em um fio elétrico e está com seus pés em contato com o solo, ou seja, seja um ponto vai ser o seu dedo e o outro seus pés.

No caso dos pássaros a distância entre suas patas é bem curta não sendo suficiente para haver uma DDP minimamente perceptível. A eletricidade liberada no pássaro não lhe provocará um choque porque ele não estará encostado em nenhum objeto a não ser o fio, porém, se o pássaro desequilibrar e encostar-se a outro objeto, ele receberá a corrente elétrica.

Se uma pessoa, por descuido ou curiosidade, pegar um fio com as duas mãos, nada acontecerá também desde que ela esteja como pássaro, sem encostar em nada além daquele fio. Contudo se uma pessoa ou animal pegar em um fio desses e encostar qualquer outro objeto (poste, fio, solo, etc…), ou seja criar uma DDP, o choque ocorrerá.

voltar

A queda de tensão elétrica é uma anomalia causada pelas distâncias percorridas pela corrente elétrica em um circuito, quanto maior for o comprimento do condutor maior será a queda de tensão, isso devido ao aumento de resistência elétrica devido a quantidade maior de material utilizado para fazer maiores condutores.

Outro fator que influencia a queda de tensão é a reatância indutiva, causado por cargas não resistivas.

Leia também

  • Como Calcular a bitola do fio!
  • Métodos de como calcular corrente elétrica

Porém, considera-se para pequenos consumidores e pequenas cargas que a corrente elétrica distribui-se de forma homogênea pelos condutores apesar do campo magnético gerado.

De modo simplificado desconsiderando o efeito magnético, é possível calcular a queda de tensão de modo tolerável usando os valores de resistência dos condutores e as equações abaixo:

Para o cálculo da resistência ôhmica.

Resistência elétrica.

Fórmula da resistência elétrica.

Onde:

R: Resistência elétrica em ohm.

ρ: Resistividade especifica do material (0,0172 para o cobre).

l: Comprimento do condutor em metros.

S: Seção do condutor em mm².

Exemplo: Um cabo de cobre, seção 2,5mm², alimentando uma tomada a 25m da fonte alimentadora.

R=(0,0172*25)/2,5    R=0,172Ω

Para o cálculo da queda de tensão.

Fórmula da queda de tensão.

Fórmula da queda de tensão em um condutor.

Onde:

ΔE: Queda de tensão em volt.

R: Resistência elétrica por fase em ohm.

I: Corrente elétrica em ampère.

cosθ: Fator de potência.

Exemplo: Ainda com a mesma tomada, considerar que ela alimenta uma carga que consome 9A e que o fator de potência seja 0,8.

ΔE=2*0,172*9*0,8    ΔE=2,47V

Para o percentual de queda de tensão.

Percentual de queda de tensão em um condutor.

Fórmula do percentual de queda de tensão em um condutor.

Veja nos vídeos abaixo como realizar o calculo da queda de tensão:

Onde:

ΔE%= Percentual de queda de tensão.

ΔE: Queda de tensão em volt.

E: Tensão em volt.

Exemplo: Ainda com a mesma tomada, considerar uma tensão de 127V.

ΔE%=100*(2,47/127)   ΔE%= 1,94%

Seguem os valores máximos de percentual de queda de tensão admitidos por esquema de ligação.

Sistema monofásico 127V / Queda de tensão admissível 3%.

Sistema monofásico 220V / Queda de tensão admissível 3%.

Sistema trifásico 127/220V / Queda de tensão admissível 5%.

Sistema trifásico 220/380V / Queda de tensão admissível 5%.

Desta forma fica demonstrado como calcular a queda de tensão em um condutor usando a resistência.

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Por que os fios de uma rede elétrica instalados entre dois postes nas ruas ficam menos esticados no verão do que no inverno?

Tal espaçamento é justamente por causa da dilatação que esses materiais irão sofrer em dias muito quentes ou noites muito frias. Vale lembrar que os materiais não dilatam da mesma forma, mesmo sendo submetidos ao mesmo valor de temperatura, pois cada um possui um coeficiente de dilatação diferente do outro.

Por que os fios de uma rede elétrica?

Os fios e cabos elétricos são essenciais para a rede elétrica subterrânea. Eles são usados para conectar os componentes elétricos e permitir que a energia seja transportada de um lugar para outro.

O que aconteceria com esses fios se por um erro na instalação eles fossem instalados de forma esticada?

Resposta verificada por especialistas Porém eles precisam desses pedaços extras e que fiquem soltos pois em alguma época do ano de muito calor ele vai dilatar, e se não tivermos pedaços extras os fios 'estouram' e podem acabar ocasionando curto circuito e falta de energia.

Qual a voltagem dos fios do poste?

São os três fios mais altos nos postes de distribuição de energia elétrica que nós vemos nas ruas. A tensão entre esses fios pode chegar a 20 mil volts. Ou seja, alta demais, que queimaria qualquer aparelho eletrodoméstico ou eletroeletrônico que temos em casa.