Por que os vírus não são considerados seres vivos por muitos autores?

Você já se perguntou se os vírus são seres vivos? Essa é uma questão que intriga muitos pesquisadores porque esses organismos, que não estão classificados nos cinco reinos, apresentam tanto características dos seres vivos quanto de não vivos. Clique aqui e entenda o porquê dessa polêmica.

Por que os vírus não são considerados seres vivos por muitos autores?

Os vírus são ou não seres vivos?

 Com certeza, você já ouviu falar que vírus não são seres vivos, não é mesmo? Esse é, inclusive, um dos motivos pelos quais alguns autores justificam o fato de esses organismos não estarem classificados em nenhum dos famosos cinco reinos de Whittaker.

Apesar disso, os vírus apresentam algumas características de seres vivos. Alguns pesquisadores, porém, dizem que esses organismos têm uma “vida emprestada” ou, ainda, que são uma prova de como um ser não vivo se tornou vivo. Então, afinal, os vírus são ou não são vivos?

→ Vivos ou sem vida?

Uma das características mais marcantes dos vírus é o fato de esses organismos não possuírem células. A presença dessa estrutura é fundamental para classificar um ser como vivo de acordo com a Teoria Celular. É por essa razão que muitos autores afirmam que os vírus não são seres vivos.

Além disso, uma outra característica peculiar, que faz com que muitos considerem os vírus como seres sem vida, é a ausência de um metabolismo.Diante desse fato, os vírus somente conseguem se reproduzir dentro de uma célula, sendo considerados parasitas intracelulares obrigatórios. Vale salientar que os mimivírus apresentam capacidade de produzir certas proteínas, produtos que anteriormente eram considerados uma característica dos genomas celulares.

Os vírus possuem ainda algumas características comuns a seres vivos, como a presença de material genético e a capacidade de evoluir. O material genético possui informações importantes que determinam as características de um organismo.

A capacidade de evoluir, por sua vez, diz respeito às mudanças que os vírus sofrem ao longo do tempo. Isso pode ser claramente observado quando falamos dos vírus da gripe, por exemplo, que frequentemente sofrem mudanças, mostrando-nos, assim, sua capacidade de modificação.

Assim sendo, existem características que podem sustentar a ideia de que os vírus sejam organismos sem vida e também evidências que sugerem que são vivos. É por esse motivo que, provavelmente, você encontrará fontes afirmando que os vírus são seres vivos e outras dizendo o contrário. Fato é que os vírus estão entre nós, sendo vivos ou não, e apresentam-se bem-adaptados a viver no nosso planeta.

Por que os vírus não são considerados seres vivos por muitos autores?

Os vírus não são considerados seres vivos por muitos autores, uma vez que não são capazes de realizar atividades metabólicas fora de uma célula. Por essa razão, eles são chamados de:

This is a List of Available Answers Options :

  1. bacteriófagos.
  2. organismos metabolicamente inativos.
  3. parasitas intracelulares obrigatórios.
  4. parasitas intercelulares obrigatórios.
  5. inquilinos intercelulares.


The best answer is C. parasitas intracelulares obrigatórios..

Reported from teachers around the world. The correct answer to ❝Os vírus não são considerados seres vivos por muitos autores, uma vez que não são capazes de realizar atividades metabólicas fora de uma célula. Por essa razão, eles são chamados de:❞ question is C. parasitas intracelulares obrigatórios..
I Recommend you to read the next question and answer, Namely quireis que haga otro de estos (Multiple Choice Quiz) with very accurate answers.

Click Here to See Answer

Dhafi Quiz Is an online learning educational site to provide assistance and insight to students who are in the learning stage. they will be able to easily find answers to questions at school.We strive to publish Encyclopedia quizzes that are useful for students. All facilities here are 100% Free. Hopefully, Our site can be very useful for you. Thank you for visiting.

Porque os vírus não são considerados seres vivos por muitos autores?

Os vírus não são considerados seres vivos por muitos autores, uma vez que não são capazes de realizar atividades metabólicas fora de uma célula.

Por que a maioria dos cientistas considera os vírus seres vivos apesar Deeles nãos erem formados por células?

Eles são capazes, por exemplo, de “enganar” nosso sistema imunológico e causar doenças, atividade complexa para um ser sem vida. Muitos pesquisadores afirmam que os vírus devem ser, sim, considerados seres vivos. Devido às seguintes características: Presença de material genético: RNA e/ou DNA.

Por que os vírus se distinguem de todos os seres vivos?

Diferentemente de todos os seres vivos, esses organismos não possuem célula e metabolismo próprio e, por isso, não são considerados por muitos autores como formas de vida.