Porque no Outono e na primavera os dois hemisférios são igualmente iluminados?

Porque no Outono e na primavera os dois hemisférios são igualmente iluminados?

Quando se fala na chegada da Primavera logo pensamos em flores, mas na verdade essa é a única estação do ano onde os dias têm o mesmo tempo em horas da noite. E ambos são mais quentes, com temperaturas agradáveis.

O início da Primavera, oficialmente, todos os anos no hemisfério sul é no dia 23 de setembro. Ela chega com o fim do Inverno e só termina com a chegada do Verão, em 21 de dezembro. Mas no Hemisfério Norte, a Primavera só chegará em 22 de março.

A principal característica desta estação é o reflorescimento das plantas, sendo considerada a estação mais florida do ano. Esse período é marcado por belas paisagens formadas pela natureza, com uma grande diversidade de flores. Aqui na nossa região do Vale do Paraíba os Ipês amarelos, rosas e brancos são os que mais presenteiam a paisagem. O motivo de tantas flores é porque a Primavera favorece a elevação da umidade do ar e as chuvas são abundantes. As temperaturas são moderadas o que beneficia o aumento na reprodução das espécies da flora, que necessitam da água para a fecundação das sementes, além da reprodução da fauna em virtude do aumento das temperaturas.

O Brasil possui uma flora abundantemente diversificada, com mais de 55 mil espécies, desde as mais simples até as mais raras e difíceis de serem encontradas.

Outro fato importante da Primavera aqui no Brasil é que é nessa estação que muitas regiões começam a receber as fortes chuvas. É quando o fenômeno do El Niño se manifesta, atuando principalmente com a intensificação das chuvas no centro-sul do país e aumentando o período mais seco no Norte e no Nordeste.

Saiba mais sobre as estações do ano no Brasil.

As estações do ano no Brasil são assinaladas oficialmente nos dias dos solstícios e nos dias dos equinócios. Lembrando que, em razão do movimento de translação, durante o ano a Terra recebe luz solar de maneira diferente entre os hemisférios, o que dá origem aos solstícios e equinócios. Com a chegada da Primavera e o equinócio de setembro, quando os dois hemisférios são igualmente iluminados pelos raios solares, os dias e as noites possuem,basicamente, a mesma duração, 12 horas cada.

Bem, como o Brasil está (quase totalmente) no hemisfério sul, a Primavera inicia-se em setembro, o verão em dezembro, o outono em março e o inverno em junho. Entretanto, as quatro estações propriamente ditas são mais perceptíveis na Região Sul, nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, e nas regiões serranas de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Na Amazônia não há variação significativa de temperatura, por isso na prática as estações passam despercebidas. Nas demais regiões, as estações são vistas como as que oferecem mais chuva ou mais seca.

O que são o Solstício e o Equinócio:

Solstício e equinócio são eventos astronômicos que assinalam o início de cada uma das quatro estações do ano. Os solstícios marcam o início do verão e do inverno. Já os equinócios inauguram a primavera e o outono.

Esses fenômenos ocorrem todos os anos, sempre nas mesmas datas, e são produzidos basicamente pela combinação de dois fatores: a translação (movimento da Terra em torno do Sol) e a inclinação do eixo de rotação da Terra.

O que é o solstício

Porque no Outono e na primavera os dois hemisférios são igualmente iluminados?

O solstício é o momento em que um dos polos (Norte ou Sul) encontra-se o máximo possível inclinado em direção ao Sol. Assim, um dos hemisférios fica bem mais iluminado do que o outro, e assim recebe mais calor. Outra característica do solstício é que os raios luminosos do Sol incidem de forma perpendicular (vertical) sobre um dos trópicos (Câncer ou Capricórnio).

O solstício de verão marca o início do verão. Já o solstício de inverno marca o início do inverno.

Quando é solstício de verão no Hemisfério Sul (onde está o Brasil), é solstício de inverno no Hemisfério Norte (onde estão os Estados Unidos), e vice-versa. No solstício de verão, temos o dia mais longo e a noite mais curta do ano. Já no solstício de inverno temos o dia mais curto e a noite mais longa do ano.

Quando o solstício acontece

HemisférioSolstício de VerãoSolstício de Inverno
Sul (ex.: Brasil e Austrália) 21 ou 22 de dezembro 20 ou 21 de junho
Norte (ex.: Estados Unidos e países europeus) 20 ou 21 de junho 21 ou 22 de dezembro

Leia mais sobre o Solstício.

O que é o equinócio

Porque no Outono e na primavera os dois hemisférios são igualmente iluminados?

No equinócio, os raios solares incidem de forma perpendicular sobre a linha do Equador. Portanto, há equilíbrio na distribuição da luminosidade entre os dois hemisférios.

O equinócio de outono marca o início do outono. Já o equinócio de primavera marca o início da primavera.

Quando é equinócio de primavera no Hemisfério Sul (onde está o Brasil), é equinócio de outono no Hemisfério Norte (onde estão os Estados Unidos), e vice-versa. No equinócio de primavera ou de outono, a duração do dia e da noite é igual: 12 horas cada um. Equi, em latim, significa "igual", e o prefixo "nócio" vem da palavra latina nocte ("noite").

Há uma curiosidade em relação aos equinócios. Do ponto de vista de quem está na Terra, há apenas dois dias do ano em que o Sol nasce exatamente no ponto cardeal Leste e se põe no ponto cardeal Oeste: no equinócio de primavera e no equinócio de outono.

HemisférioEquinócio de PrimaveraEquinócio de Outono
Sul (ex.: Brasil e Austrália) 22 ou 23 de setembro 20 ou 21 de março
Norte (ex.: Estados Unidos e países europeus) 20 ou 21 de março 22 ou 23 de setembro

Leia mais sobre o Equinócio.

Quais as diferenças entre o solstício e o equinócio

SolstícioEquinócio
Marca a entrada do verão e do inverno. Marca a entrada da primavera e do outono.
Momento em que um dos polos (Sul ou Norte) encontra-se em seu ponto máximo de inclinação em direção ao Sol. Nenhum dos polos está inclinado em direção ao Sol.
Um dos hemisférios (Sul ou Norte) está o máximo possível voltado ao Sol. Nenhum dos hemisférios está voltado ao Sol.
Um dos trópicos (Capricórnio ou Câncer) recebe os raios solares de forma perpendicular (vertical). A linha do Equador recebe os raios solares de forma perpendicular.
Um dos hemisférios recebe mais luminosidade e calor. Ambos os hemisférios recebem a mesma porção de luminosidade e calor.
O dia não tem a mesma duração da noite. No solstício de verão, temos o dia mais longo do ano; no solstício de inverno, temos o dia mais curto. A duração do dia é igual à duração da noite: 12 horas cada um.
Ocorre nos meses de junho e dezembro. Ocorre nos meses de março e setembro.

Veja também:

  • O que é o Solstício de Verão
  • O que é o Solstício de Inverno
  • O que são as estações do ano e por que acontecem
  • O que são os Trópicos de Câncer e Capricórnio
  • O que é o Equinócio de Outono
  • O que é o Equinócio de Primavera

Porque no outono e na primavera os dois hemisférios são igualmente iluminados *?

Resposta: Porque Nesse instante, os raios solares estão paralelos ao plano do Equador e perpendiculares ao eixo de rotação. Ambos os hemisférios são iluminados igualmente, o que faz com que a duração do dia (período iluminado) e da noite (período escuro) sejam iguais.

Quando os dois hemisférios são igualmente iluminados?

O momento em que os dois hemisférios são iluminados de forma igual é chamado de equinócio.

Por que o Hemisfério Norte aparece mais iluminado que o hemisfério sul?

Resposta. Resposta: a)R=Os raios solares incidem sobre o Trópico de Capricórnio, tornando o sul mais iluminado. No Hemisfério Norte, ocorre o contrário, com o início do inverno e o dia mais curto do ano.

Em qual estação do ano está o hemisfério mais iluminado?

Esta segunda-feira (21) será o dia do solstício de verão no Hemisfério Sul. O fenômeno é o momento em que um dos hemisférios está mais voltado para o Sol. Dessa forma, ele fica mais iluminado e por mais tempo, fazendo esse dia alcançar o pico de duração em todo o ano.