Porque os espectros de linha dos elementos químicos são descontínuos?

Porque os espectros de linha dos elementos químicos são descontínuos?

O que os espectros atômicos dos elementos químicos tem de diferente entre si?

Assim, Böhr propôs o seguinte: visto que cada elemento tem um espectro diferente, cada elemento possui em seu átomo elétrons de energias constantes e diferentes de elemento para elemento. ... Ele emite essa energia na forma de ondas eletromagnéticas que podem ser visualizadas na forma de luz.

Qual será a relação entre elementos químicos e ondas eletromagnéticas?

Os químicos estudam como as diferentes formas de radiação eletromagnética interagem com átomos e moléculas. Esta interação é chamada de espectroscopia. Assim como há diversos tipos de radiação eletromagnética, há vários tipos de espectroscopia, dependendo da frequência de luz que estivermos utilizando.

Como é com qual modelo atômico o espectro de linhas está relacionado?

O modelo planetário do átomo Um dos fundadores deste campo foi o físico dinamarquês Niels Bohr, que estava interessado em explicar o espectro de linhas discretas observado quando a luz era emitida por diferentes elementos.

Como é o modelo atómico proposto por Niels Bohr?

O modelo atômico de Bohr, proposto em 1913 por Niels Bohr, apresenta os elétrons distribuídos em camadas ao redor de um núcleo. Semelhante à órbita de um planeta, mostra que os elétrons movem-se em sentidos circulares, mas que as órbitas possuem energias definidas.

Por que os espectros são descontínuos?

  • Os espectros são descontínuos porque os elétrons são quantizados. Um elétron só poderá mudar de nível se ele absorver energia.

Quais são os espectros dos elementos?

  • Os espectros dos elementos são descontínuos e servem para identificar cada um, pois um mesmo espectro nunca se repete para dois elementos diferentes. Há muito tempo sabe-se que quando a luz solar atravessa um prisma, semelhante ao da figura acima, ocorre a dispersão dos componentes da luz.

Como é possível visualizar os espectros dos elementos químicos?

  • Dessa forma, cada espectro serve como uma “digital” para a identificação dos elementos químicos; pois cada um tem um espectro diferente; nunca se repete. Hoje em dia é possível obter e visualizar os espectros dos elementos por meio de um aparelho denominado espectroscópio.

Qual o tipo de espectro?

  • Um espectro é característico dos elementos presentes no material considerado. Espectro contínuo e espectro de linhas são dois tipos de espectros; sua principal diferença é que o espectro contínuo não contém lacunas, enquanto o espectro de linhas contém muitas lacunas.

Como já vimos no estudo da Óptica (dispersão da luz branca), quando um feixe de luz policromática incide sobre um bloco de vidro ou prisma, observamos que a luz, ao ser refratada, decompõe-se em diversas cores. O conjunto das cores que compõem uma luz policromática é denominado espectro da luz.

Durante muito tempo, tentou-se explicar as cores emitidas pela lâmpada espectral de hidrogênio. Essa lâmpada é feita com uma ampola de vidro contendo hidrogênio à baixa pressão, por onde passa uma corrente elétrica. Ao sofrerem colisões com os elétrons da corrente elétrica, os átomos da lâmpada absorvem energia e passam a emitir luz.

Na figura acima, vemos como a luz emitida pela lâmpada de hidrogênio era analisada. A luz da lâmpada entrava no espectrômetro por uma pequena fenda e se dispersava por ondas de luz. Um filme fotográfico, colocado após o prisma, registrava a intensidade de todos os componentes de frequência presentes na luz.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quando se observa o espectro de uma lâmpada incandescente ou da luz do Sol, o resultado é uma distribuição contínua das intensidades de cada frequência, de acordo com a teoria da radiação do corpo negro.

Surpreendentemente, a lâmpada de hidrogênio não apresentava uma distribuição contínua de frequências, mas apenas um conjunto de raias de cores diferentes. Esse conjunto de raias é conhecido como o espectro do hidrogênio.

Estudando outros elementos, como o hélio e os gases nobres, descobriu-se que cada um deles gerava um espectro diferente e característico.

O que é um espectro descontínuo?

O espectro eletromagnético solar é contínuo, pois não apresenta interrupção entre as mudanças de cores. Os espectros dos elementos são descontínuos e servem para identificar cada um, pois um mesmo espectro nunca se repete para dois elementos diferentes.

Por que os elementos químicos emitem um espectro descontinuo é não um espectro contínuo ao serem aquecidos?

Os espectros são descontínuos porque os elétrons são quantizados. Um elétron só poderá mudar de nível se ele absorver energia. Por exemplo, quando se queima um sal do sódio no bico de Bunsen, estamos fornecendo energia para os elétrons.

Por que alguns espectros são contínuos é outros discretos?

Espectro contínuo é um espectro que possui energias distribuídas continuamente em uma certa faixa de valores, em oposição ao espectro discreto ou de linhas, que contém apenas energias de certos valores bem definidos.

Em que os espectros de linha diferem dos espectros contínuos?

(a) Consiste na imagem de linha(fenda) formada quando se projeta sobre um anteparo uma luz proveniente de um tubo de descarga de um gás tal como o hidrogênio. (b) Se difere pelo fato de que no espectro contínuo a luz em questão é a luz solar, composta pela luz visível que contêm todos os comprimentos de ondas.