Pregação vau de jaboque

Jacó luta com Deus no Vau de Jaboque

Pregação vau de jaboque

Pregação vau de jaboque
O rio Jaboque é um dos dois principais pontos do rio Jordão, à margem leste, na Jordânia. Deságua no Jordão entre o mar da Galileia e o mar Morto. É mencionado na Bíblia diversas vezes, a primeira menção ocorreu no caso de Jacó, quando ele lutou com um anjo do Senhor, antes do encontro com Esaú.

Naquela mesma noite em que Jacó deixou Labão e partiu, ele lutou com um homem até o amanhecer. E vendo o homem que não conseguia vencer, tocou a coxa de Jacó e este ficou manco.

Então o homem disse:

– Deixa eu ir porque está quase amanhecendo!

– Não te deixarei ir até que me abençoes.

– Qual o seu nome? – perguntou o homem.

– Jacó

– Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste.

E o abençoou.

E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva. Gn 32:30

O homem, na realidade, era um anjo. Provavelmente Deus tenha testado a disposição e a fé de Jacó em lutar sem desistir até conseguir a bênção.

Jacó, mais uma vez, mostra que dá valor às bênçãos espirituais (o outro episódio é quando ele toma o direito de primogenitura do seu irmão Esaú, que por sua vez, não deu valor).

Confira a história completa de Jacó.

Pregação vau de jaboque

O que significa passar o Vau de Jaboque?

Em hebraico, significa "lugar de travessia", pois, de acordo com a Bíblia, foi atravessado por Jacó, na ocasião de sua luta com um anjo do Deus, antes do encontro com Esaú. Para os cristãos, o Vale (Vau) de Jaboque tem o significado de entrega da alma a Deus, pois Jacó lutou, mas acabou se rendendo ao chamado divino.

O que é passar por Peniel?

Para os cristãos, estar em Peniel é estar em um lugar especial, num momento de confronto e mudanças efetivas, após um encontro com Deus. Bibliografia: A Bíblia da Mulher: leitura, devocional, e estudo.

O que podemos aprender com a história de Jacó?

É difícil encontrar outro personagem bíblico que tenha passado por tantos altos e baixos quanto Jacó. E mesmo assim, a Bíblia diz que Deus “amou Jacó”. Por isso, todas as bênçãos que Deus tinha disposto para Jacó certamente teriam recaído sobre ele, mesmo que ele não tivesse lançado mão de tantas artimanhas.

Qual o nome do monte que Jacó lutou com o anjo?

Peniel – Wikipédia, a enciclopédia livre.