Principais atletas do vôlei de praia feminino

O vôlei ou voleibol de praia é um jogo disputado numa quadra de areia, dividida na metade por uma rede, por dois ou quatro jogadores.

O objetivo é lançar a bola com as mãos e fazer com que ela caia na quadra do adversário.

A partida dura dois sets de 21 pontos. Em caso de empate, o terceiro set vai até 15 pontos, mas para fechá-lo a equipe deve sempre manter dois pontos de vantagem.

História do vôlei de praia

O vôlei de praia tem sua origem ligado ao vôlei de quadra. Assim como os praticantes do futebol passaram a disputar partidas na areia, os admiradores do vôlei levaram o esporte para as praias.

Há registros de jogos de vôlei de praia em 1915, nas praias do Havaí, Estados Unidos.

Mais tarde, passou a ser jogado na praia de Santa Mônica, na Califórnia. Assim, o que foi uma recreação entre amigos que estavam curtindo o verão, acabou por se tornar um esporte olímpico.

Com a profissionalização do esporte na década de 70, nos Estados Unidos, o vôlei de praia ganha impulso em todo mundo.

Vôlei de praia no Brasil

No Brasil, o vôlei começou nas praias do Rio de Janeiro, na década de 30, e nos anos 50, acontecem os primeiros campeonatos amadores masculinos em Copacabana e Ipanema.

Vários jogadores da “geração de prata” do Brasil disputaram os primeiros campeonatos profissionais realizados no país, nos anos 80. A década seguinte será um marco para a modalidade no país, pois é criado o Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia, com cinco etapas.

Com isso, o esporte ganha espaço na mídia e conquista mais torcedores. Já o vôlei de praia feminino realiza seus primeiros campeonatos no País e duplas de brasileiras participam da demonstração nos Jogos Olímpicos de Barcelona (1992) e conquistam medalhas em Atlanta (1996).

Vôlei de praia feminino

O vôlei de praia feminino é uma das modalidades onde as atletas brasileiras encontram mais destaque.

O campeonato mundial feminino é disputado desde 1997, e desde então, o Brasil já subiu ao pódio cinco vezes.

Por sua parte, nas Olimpíadas, o esporte tem conseguido várias medalhas como o ouro em Atlanta (1996); três de prata em Sidney (2000), Atenas (2004) e Rio (2016); e uma de bronze em Londres (2012).

Vôlei de praia masculino

As duplas de vôlei masculino brasileiras também brilham tanto no campeonato mundial como nas Olimpíadas.

Os brasileiros já foram sete vezes campeões do mundo desde que a competição começou a ser realizada em 1997.

Nos Jogos Olímpicos, os brasileiros vêm colhendo bons resultados. Medalhas de ouro em Atenas (2004) e Rio (2016); prata em Sidney (2000), Pequim (2008) e Londres (2012); e bronze em Pequim (2008).

Veja também: Olimpíadas

Regras do vôlei de praia

Toque na bola

Para que a bola caia na quadra do adversário, o jogador pode usar os seguintes movimentos: toque (golpe com a ponta dos dedos), o saque ou serviço (o jogador lança a bola e dá um tapa em direção ao campo adversário) e o corte (um golpe com a mão espalmada).

Número de participantes

Dois ou quatro jogadores. Na modalidade olímpica, somente competem duplas.

Tamanho da quadra

A medida da quadra é 16 metros de comprimento por 8 metros de largura (16 x 8).

Altura da rede

A rede deve ter 2,43 metros de altura para duplas masculinas e 2,24 metros para duplas femininas.

Dimensões da bola

A bola deve ter entre 260 e 280 gramas, circunferência entre 66 e 68 centímetros e cores brilhantes.

Duração da partida

Dois sets de 21 pontos. Em caso de empate, joga-se um set de 15 pontos. A partida só termina quando uma das equipes tem dois pontos de vantagem.

Cada equipe pode pedir um tempo de 30 segundos por set.

Substituições

Não são permitidas as substituições de jogadores. Em caso de que um deles se machuque terá cinco minutos para se recuperar. Caso isso não aconteça, a equipe adversária é considerada vencedora.

Para saber tudo sobre o vôlei:

  • Voleibol - regras, fundamentos e história do vôlei
  • Fundamentos do voleibol
  • Quadra de vôlei
  • História do voleibol
  • História do voleibol no Brasil
  • Vôlei sentado: regras e história do voleibol adaptado

Os maiores jogadores de vôlei terão seus nomes imortalizados na modalidade no mundo inteiro. São muitos praticantes e torcedores, por isso, é normal que os principais atletas do vôlei sejam ovacionados e lembrados pelas grandes atuações e conquistas.

No Brasil, isso não poderia ser diferente. Além de diversas conquistas no cenário mundial, temos grandes nomes do voleibol que representaram e ainda representam nossas cores com toda a garra que esse esporte exige, tanto no feminino quanto no masculino.

Por isso, vamos contar um pouco sobre a história da modalidade no Brasil e falar dos 7 maiores jogadores de vôlei do mundo. Acompanhe a leitura.

História do vôlei no Brasil: uma paixão antiga

Para quem não sabe, o vôlei foi inventado nos Estados Unidos por um americano chamado William G. Morgan, por volta do ano de 1895. A ideia era propor uma nova atividade, algo menos intenso que o basquete, o esporte da moda na época.

Os primeiros praticantes foram os associados da ACM (Associação Cristã de Moços), onde Morgan era instrutor de educação física. O objetivo era possibilitar que os mais velhos pudessem ter uma atividade que não exigisse tanto quanto outras modalidades esportivas.

Dali para diante, o esporte cresceu e chegou ao Brasil em 1915, na cidade do Recife, em Pernambuco. O Fluminense correu para montar seu time e em 1923 já havia uma competição organizada no Rio de Janeiro. A ACM de São Paulo ajudou muito na difusão do esporte pelo país e, em 1954, foi criada a Confederação Brasileira de Voleibol, a CBV.

seleção feminina é muito importante no cenário mundial e já conquistou 12 títulos do Grand Prix da FIVB, a Federação Internacional de Voleibol, e também é bicampeã olímpica. É considerada uma das equipes mais fortes do mundo.

A seleção masculina também nos representa muito bem. Além de já ter diversos nomes no rol de maiores jogadores de vôlei da história, é tricampeã olímpica e, nos últimos anos, tem figurado como 1º lugar do ranking geral da FIVB.

Maiores jogadores de vôlei nos times brasileiros

O voleibol é o 2º esporte mais popular no Brasil, à frente até do basquete e do Handebol. Como era de se esperar, cada região tem suas equipes e os campeonatos são cada vez mais disputados. Com ginásios lotados e bons patrocínios, os times conseguem contratar os jogadores. Alguns deles merecem destaque, você concorda?

Thaisa Menezes

Já marcou 181 pontos pelo Minas Tênis Clube de Belo Horizonte na temporada de 2021. É considerada uma das maiores jogadoras de vôlei da história da nossa seleção e conquistou o bicampeonato olímpico. Atua na posição de meia-rede.

Renan Buiatti

O oposto do Vôlei Itapetininga já disputou diversos torneios no Brasil e no mundo. Na temporada 2020/21, já marcou 368 pontos e é o maior pontuador da competição até o momento.

Fê Garay

Ponteira da seleção brasileira, é uma das maiores jogadoras de vôlei de sua geração e atualmente defende o Praia Clube de Uberlândia. Além das conquistas em competições, já ganhou diversos prêmios individuais, tais quais:

  • Grand Prix 2011: melhor sacadora;
  • Olimpíadas 2012: melhor passadora;
  • Superliga 2012–13: melhor atacante;
  • Montreux Volley Masters 2013: melhor jogadora;
  • Torneio de Alassio 2013: melhor jogadora;
  • Sul-Americano 2013: melhor ponteira.

Os ídolos: maiores jogadores de vôlei da história do esporte

Como temos uma das seleções mais competentes do mundo, era de se esperar que vários nomes brasileiros aparecessem no ranking de maiores jogadores de vôlei da história, mas precisamos destacar também os atletas de outros países que também marcaram época.

1. Giba – Brasil

Foi 8 vezes medalhista de ouro na Liga Mundial, tricampeão olímpico e tricampeão mundial. Atuava como atacante de ponta, é membro do Hall da Fama do Voleibol e é considerado um dos maiores jogadores de vôlei de todos os tempos.

2. Peter Blangé – Holanda 

Fez mais de 500 jogos pela seleção holandesa e participou de 4 olimpíadas. Em 1996, o levantador foi um dos principais nomes responsáveis pela conquista inédita do ouro olímpico de Atlanta.

3. Lorenzo Bernardi – Itália

Fez 3 participações em olimpíadas pela seleção italiana e conquistou o bicampeonato mundial. Em 2001, foi considerado o maior jogador de vôlei do século. Depois de encerrar a carreira como atleta, atuou também como técnico.

4. Karch Kiraly – EUA

Jogava na praia e na quadra. É o único atleta do mundo a conseguir ser medalhista nas duas modalidades. Foi bicampeão olímpico, campeão olímpico de vôlei de praia e ganhou diversos prêmios individuais.

5. Sergio Santos – Brasil 

Se a ideia é falar sobre os maiores jogadores de vôlei, o Serginho não poderia ficar de fora. Tido como o melhor líbero de todos os tempos, o brasileiro era conhecido por defender e passar a bola com maestria. Conquistou duas vezes o ouro olímpico entre muitos outros títulos.

6. Sheila – Brasil

A mineira de Belo Horizonte é uma oposta que já ganhou duas vezes as olimpíadas. Considerada uma das atletas mais vitoriosas de sua geração, tem muitos outros títulos na carreira: 7 vezes ganhadora do Grand Prix de Voleibol, 3 do Pan Americano entre vários títulos nacionais e internacionais.

7. Zhu Ting – China

A ponteira chinesa já foi a atleta mais bem paga do vôlei entre 2018 e 2019. Ela chega a atingir uma altura de 3,28 metros do chão quando salta. Foi campeã olímpica em 2016, nas olimpíadas do Rio de Janeiro.

Atualidade: as maiores jogadoras de vôlei do momento 

Para quem acompanha o esporte, é normal ter o seu próprio ranking de maiores jogadores de vôlei da atualidade e do passado. Aqui estão alguns nomes para se prestar atenção. São destaques das últimas temporadas que podem figurar no Hall da Fama da modalidade.

Brayelin Martínez

Dominicana que atua como ponteira e oposta, conhecida como “a máquina de fazer pontos”, atualmente joga no Praia Clube.

Gabi Guimarães

Joga na ponta da seleção brasileira e já venceu o Grand Prix de vôlei em duas ocasiões, 2013 e 2014, no Japão. Seu time atual é o VakifBank da Turquia.

Gostou da nossa lista dos maiores jogadores de vôlei? Não dá para incluir todos os merecedores, mas demonstramos como os atletas brasileiros têm despontado no cenário mundial e a importância desse esporte para os torcedores no Brasil.

Se gostou do texto, compartilhe-o em suas redes sociais para que mais pessoas conheçam os ídolos do voleibol mundial, combinado?

Quem são as jogadoras de volei de praia?

KASIELY. PONTEIRA..
CLAUDINHA. LEVANTADORA..
JORDANE. LEVANTADORA..
LYARA. LEVANTADORA..
BRAYELIN. OPOSTA..
ARIANE. OPOSTA..
SUELEN. LÍBERO..
JU PERDIGÃO. LÍBERO..

Quais as conquistas do voleibol de praia feminino?

Vôlei de praia feminino Por sua parte, nas Olimpíadas, o esporte tem conseguido várias medalhas como o ouro em Atlanta (1996); três de prata em Sidney (2000), Atenas (2004) e Rio (2016); e uma de bronze em Londres (2012).

Quais as atletas do vôlei feminino brasileiro?

Ponteiras: Ana Cristina, Gabi, Rosamaria, Pri Daroit e Tainara; Opostas: Kisy, Lorenne e Lorrayna; Levantadoras: Macris e Roberta; Líberos: Natinha e Nyeme.

Quem são os jogadores de vôlei do Brasil?

Convocação da seleção masculina de vôlei no Mundial Levantadores: Bruninho, Cachopa. Centrais: Flávio, Leandro Aracaju, Lucão. Ponteiros: Leal, Adriano, Lucarelli, Rodriguinho. Opostos: Darlan, Felipe Roque, Wallace.