Quais as chances de cura do câncer de próstata?

O câncer de próstata é o principal câncer que afeta os homens em todo país. Só em 2018 foram estimados cerca de 68 mil novos casos, segundo o Instituto Brasileiro de Câncer.  Nos últimos anos a doença resultou em mais de 15 mil mortes. É indispensável que homens de todas as idades fiquem atentos aos sinais e sintomas, pois mesmo que haja uma faixa etária que seja mais atingida, ninguém está fora da área de risco.

O que é próstata?

A próstata é uma glândula exócrina (que cria substâncias para serem expelidas pelo organismo) que, junto de outras vesículas seminais, produzem o espermatozoide. 

Por conta dos estereótipos e todos os preconceitos a respeito do exame de toque para o diagnóstico do câncer de próstata, muitos se confundem e não sabem que a próstata fica localizada logo abaixo da bexiga, envolvendo a uretra. 

O que é o câncer de próstata?

Esse câncer se desenvolve com tumores que afetam a glândula, o que gera sintomas e prejudicam a qualidade de vida do paciente, oferecendo riscos maiores que podem colocar a vida em risco. 

Na maioria dos homens o câncer de próstata cresce de forma vagarosa, o que resulta em um longo tempo até que os primeiros sinais sejam apresentados e ponha em risco a saúde do paciente. Essa demora em manifestar sinais e sintomas faz com que o acometido não perceba que está doente, o que atrasa o diagnóstico e consequentemente o tratamento da doença. 

Os sintomas do câncer de próstata

Como informamos, o câncer de próstata em sua fase inicial é assintomático, o que retarda o diagnóstico. Após evoluir, a doença pode apresentar alguns sinais e sintomas, como os listados abaixo:

  •           Dificuldade em urinar ou vontade frequente de urinar;
  •           Dor óssea, 
  •           Infecção generalizada;
  •           Insuficiência renal; 
  •           Sangue na urina ou no sêmen.

A importância do diagnóstico 

O diagnóstico precoce é uma grande estratégia para detectar e encontrar o tumor, maximizando as chances de um tratamento eficaz.

O diagnóstico, em grande maioria, vem através de exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos – principalmente após a apresentação de sinais e sintomas.

Contudo, quando não há sintomas presentes o diagnóstico vem por meio de exames de rotina, o que é indispensável para manter a saúde e detectar precocemente doenças como o próprio câncer de próstata.

Tratamento

Um dos perigos do câncer de próstata é a sua disseminação para outras partes do corpo. Sendo assim, o tratamento varia de acordo com o estágio o qual o câncer se encontra. Os tratamentos envolvem cirurgia ou radioterapia, ou a combinação de ambos para um combate mais contundente. 

Campanha Novembro Azul

Todos os anos durante o mês de novembro nos reunimos para relembrar os perigos do câncer de próstata e fazer uma grande afirmação: EXISTE CURA! Com o diagnóstico precoce e o tratamento correto, o câncer de próstata pode ser curado e a qualidade de vida do paciente pode ser preservada.

Quais as chances de cura do câncer de próstata?

Novembro Azul é o mês de conscientização da importância da prevenção do câncer de próstata. A próstata é um órgão que faz parte do aparelho reprodutor do homem e é responsável pela produção de parte do sêmen. Informações acerca do tema disseminadas para a população têm sido uma grande aliada contra a doença, além dos avanços em pesquisa e diagnóstico crescentes nos últimos anos. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

O Dr. Mario Augusto Delgado Filho, urologista da Retaguarda Urológica do Hospital Santa Paula, fala sobre a doença, seus sintomas e tratamento. Saiba mais a seguir.

Câncer de próstata tem cura?

Sim, ele é totalmente curável, desde que diagnosticado precocemente. “Aí está a importância do Novembro Azul: alertar todos os homens com mais de 40 anos sobre a importância de se consultar regularmente com seu urologista e examinar a próstata”, destaca o Dr. Mario Delgado.

Quais são os sintomas do câncer de próstata?

O câncer de próstata é um crescimento anômalo de células prostáticas que leva a alterações anatômicas com obstrução do fluxo urinário e sangramento urinário nos casos mais avançados. A doença tem progressão silenciosa e, inicialmente, não apresenta sintoma ou, quando apresenta, podem ser similares ao crescimento benigno da próstata. Os sinais mais comuns da condição são:

  • dificuldade de urinar;
  • vontade de urinar várias vezes ao dia ou à noite;
  • presença de sangue na urina;
  • nas fases avançadas, pode provocar dor nos ossos e sintomas urinários;
  • nos casos mais grave, pode causar insuficiência renal e infecção generalizada.

Segundo o médico, o tumor em estágio precoce, normalmente, é assintomático, assim, a melhor maneira de detectar a condição é fazer o exame periódico anual da próstata. “Quando existe algo, o urologista facilmente fará o diagnóstico”, explica.

Por isso a identificação precoce do câncer de próstata é importante, pois quando o tumor é detectado em sua fase inicial, as chances de sucesso no tratamento são melhores.

A investigação da patologia é feita por meio de exames clínicos, endoscópicos, radiológicos e laboratoriais em homens com sintomas que sugerem a presença da doença ou ainda nos indivíduos que têm fatores de risco para o desenvolvimento da patologia, mas ainda sem indícios da enfermidade, por meio de exames de rastreamento (exame de toque retal e de sangue para medir a dosagem do PSA).

Os principais determinantes que indicam tendência a desenvolver câncer de próstata são:

  • histórico de câncer de próstata na família;
  • raça: a incidência é maior em homens negros;
  • obesidade.

“Ao observar esses sintomas, todo homem com mais de 40 anos tem que ficar alerta e procurar seu urologista o quanto antes”, reforça o médico.

Quais os estágios do câncer de próstata?

O sistema de estadiamento TNM do câncer de próstata apresenta cinco critérios de estágios:

  • estágio T – extensão do tumor primário;
  • estágio N – quando o tumor se disseminou para os linfonodos próximos;
  • estágio M – quando o tumor se espalhou para outras partes do corpo;
  • nível do PSA no momento do diagnóstico;
  • grau do grupo (baseado na pontuação de Gleason), que tem como parâmetros os resultados da biópsia ou da cirurgia da próstata.

Qual o melhor tratamento para o câncer de próstata?

O Dr. Mario Delgado explica que o tratamento do câncer de próstata vai depender de três fatores:

1 – Localização e agressividade do carcinoma (dadas pela pontuação de Gleason do tumor).

2 – Idade do paciente quando diagnosticado com o câncer.

3 – Antecedente da família para câncer de próstata e câncer de mama.

Depois disso, será definida, pelo médico urologista, a melhor conduta terapêutica a ser seguida para esse paciente. As principais indicações são:

  • doença localizada – que está apenas na próstata e não se disseminou para outros órgãos: cirurgia, radioterapia e observação vigilante;
  • doença localmente avançada – radioterapia ou cirurgia combinada com tratamento hormonal;
  • doença metastática – que se espalhou para outras partes do corpo: terapia hormonal.

Segundo o especialista: “O tratamento varia de simples observação clinica até prostatectomia radical, passando por radioterapia, hormonioterapia e quimioterapia. Isso depende do grau de agressividade do tumor e da idade do paciente. Com esses dados em mãos, o urologista vai orientar o melhor tratamento.” Ele acrescenta ainda que a recuperação dependerá muito do tratamento feito: “De maneira geral, podemos dizer que os pacientes aceitam bem as abordagens hoje preconizadas sem grandes complicações clínicas.”

Saiba mais sobre como combater o câncer de próstata.

  • 9 de novembro de 2021
  • Oncologia, Urologia

Qual o tempo de vida de uma pessoa que tem câncer de próstata?

Por exemplo, uma taxa de sobrevida de 90% em 5 anos significa que 90 em cada 100 pacientes com esse tipo de câncer ainda estarão vivas 5 anos após serem diagnosticadas. Mas, saiba que muitas dessas pacientes vivem mais do que 5 anos após o diagnóstico.

Quando o câncer de próstata é maligno tem cura?

Sim, ele é totalmente curável, desde que diagnosticado precocemente. “Aí está a importância do Novembro Azul: alertar todos os homens com mais de 40 anos sobre a importância de se consultar regularmente com seu urologista e examinar a próstata”, destaca o Dr.

Em quais condições podem ser curadas o câncer de próstata?

Quando diagnosticado precocemente, o câncer de próstata tem cerca de 90% de chance de cura. Já nos casos em que os sintomas começam a aparecer, significa que a doença já está em fase avançada e que não é mais possível a cura.

É possível viver com câncer de próstata?

A cada dia 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata e aproximadamente 3 milhões vivem com a doença. Por conta disso, é fundamental que os homens estejam em dia com sua saúde, consultem o médico e realizem exames periódicos de acordo com a orientação médica.