Quais as diferenças entre os motores de ciclo Otto e de ciclo diesel?

4 de outubro, 2010 às 12:00 | Postado em Máquinas térmicas, Termologia, termodinâmica

QUAL A DIFERENÇA ENTRE O MOTOR DO TIPO OTTO E O MOTOR DO TIPO DIESEL?

Pergunta originalmente feita em http://br.answers.yahoo.com/

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

No motor tipo otto é aspirado para dentro do cilindro a mistura de ar e combustível. Essa mistura é então comprimida adiabaticamente e depois uma centelha elétrica produzida pela vela de ignição desencadeia a queima da mistura.

Em um motor otto usual a taxa de compressão pode chegar a 10 para gasolina pois acima deste valor o aquecimento da mistura antes do final da compressão deflagraria a indesejável autoignição. A pressão de fato se eleva por mais do que 10 vezes durante a compressão, atingindo valores que excedem em 20 vezes a pressão no início do tempo de compressão (pressão inicial ~1 atm). Concomitantemente a temperatura também se eleva mas a queima somente se inicia com o centelhamento na vela de ignição.

Quais as diferenças entre os motores de ciclo Otto e de ciclo diesel?

O motor diesel aspira apenas ar que é então comprimido em taxas superiores a 16 por 1 (superando em algumas máquinas 20 por 1).No final da compressão a pressão é superior a 60 vezes a pressão inicial e a temperatura  também é muito mais alta que no final da compressão de uma máquina de Otto. A injeção do combustível  pela bomba injetora para dentro deste gás altamente aquecido é seguida de autoignição e expansão dos gases. Motores tipo Diesel não necessariamente funcionam com óleo diesel podendo utilizar outros combustíveis.

Portanto, dentre as muitas diferenças possíveis de ser identificadas na comparação das duas máquinas, pode-se destacar como essenciais o fato de que os motores diesel aspiram somente ar para dentro do cilindro, enquanto os motores otto aspiram uma mistura de ar e combustível, e operam com taxa de compressão muito maior do que  os motores otto. Nos motores diesel o combustível é introduzido no cilindro após a compressão.

Maiores informações poderás obter em Máquinas térmicas à combustão interna de Otto e de Diesel , disponível no ResearchGate.

No endereço abaixo poderás ver uma animação de um motor Otto: http://cref.if.ufrgs.br/~leila/motor4t.htm

Outras perguntas relacionadas ao tema dos motores são as seguintes:

Consumo de um carro 2,0 L pode ser menor do que de um carro 1,0 L?

Potência e torque do motores de acordo com o curso dos cilindros

Cilindrada, rotação, taxa de compressão e potência do motor

Qual carro é mais potente, 1.8 ou 2.0?

O torque máximo sempre ocorre em uma frequência de rotação mais baixa do que a da potência máxima em um motor?

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 43011.

Número de visualizações: 37.105

Quais as diferenças entre os motores de ciclo Otto e de ciclo diesel?

Quais as principais diferenças entre motores Ciclo Otto e Ciclo Diesel?

O Ciclo Diesel Enquanto um motor do ciclo Otto trabalha com uma mistura de ar e combustível na fase de admissão, a invenção de Diesel usa apenas o ar. O óleo é injetado nos momentos finais da compressão e serve para inflamar a mistura.

Quais as principais diferenças entre o motor a gasolina e Diesel?

Motor a Diesel x Motor a Gasolina: Diferenças. O fato de necessitar da faísca originada pela vela para gerar a combustão, no caso do motor a gasolina, é a maior diferença no funcionamento entre ambos os motores. Por conta dessa característica, a taxa de compressão de um motor a diesel é muito maior.

Qual ciclo é mais eficiente Otto ou diesel?

O ciclo ideal que mais se aproxima do que efetivamente ocorre em máquinas do tipo Otto ou Diesel é o ciclo composto Otto-Diesel, representado na figura 3 através de um diagrama pressão versus volume.

Como funciona um motor ciclo diesel?

O ciclo de diesel é essencialmente caracterizado pela combustão ser causada pela compressão da mistura ar + combustível. ... No segundo ciclo, o pistão faz a compressão dessa massa de ar e a término da compressão, injeta-se combustível sob pressão no interior da câmara.

Qual a principal diferença na combustão entre o motor a vapor e o motor Otto?

No motor à vapor há a caldeira, um local em que a água é aquecida, a partir da queima do carvão ou lenha. ... Já no motor à combustão, o combustível misturado ao ar é comprimido, pelos pistões, a pressão e uma faísca na cabeça do cilindro provoca a explosão (combustão do combustível).

Qual o principal tempo dos motores de ciclo otto?

4 tempos A explosão ou combustão é o principal tempo do ciclo, sendo nele que ocorre a queima e obtenção de uma enorme quantidade de energia. Motores ciclo Otto tem 4 tempos, são eles: Admissão, compressão, explosão e descarga ou exaustão.

Qual é o melhor motor a diesel ou gasolina?

Características da gasolina As grandes vantagens com relação ao diesel são o preço menor de compra de veículos, manutenção mais barata e fácil de encontrar, um motor menos poluente e mais silencioso. ... A gasolina é mais cara que o diesel, tem maior consumo, menor durabilidade do motor e entrega menos torque.

Quais os processos associados ao ciclo Diesel?

O funcionamento básico do motor 4 tempos, independente do combustível utilizado é resumido em quatro etapas: admissão, compressão, combustão e exaustão.

O que é razão de corte de um ciclo diesel?

A razão de corte é a razão do volume do cilindro depois e antes do processo de combustão. Observe o diagrama abaixo: Para uma menor razão de corte a eficiência do ciclo Diesel aumenta.

Qual o ciclo de potência dos motores alternativos?

  • Ciclo de Potência dos Motores Alternativos Ciclo Mecânico X Ciclo Termodinâmico Ciclo Otto Mistura ar/combustível é ignitada por centelha Aplicações até 250kW - automóveis Problema comum: Detonação – limita a razão de compressão possível Ciclo Otto Ciclo Termodinâmico (internamente reversível) Ciclo Otto Rendimento térmico: ηtérmico= QH−QL QH

Qual o combustível do motor Otto de quatro tempos?

  • O combustível resulta de uma mistura com o ar fora da câmara de combustão. Diferentemente dos demais motores, os do ciclo Otto de quatro tempos admitem mistura de ar e combustível. O motor a explosão faz uso da gasolina como combustível, realizando a queima de uma mistura de vapor de gasolina e ar dentro de um cilindro.

Qual é o rendimento do ciclo diesel?

  • Pela equação da energia temos: O rendimento do ciclo Diesel é dado por: qH=u3−u2+2w3=u3−u2+P2(v3−v2)=h3−h2

Como foi desenvolvido o motor de diesel?

  • O motor de Diesel teve sua patente registrada em 1897, sendo desenvolvido para trabalhar com óleo vegetal. Pela simplidade e grande gama de aplicação, o motor de Diesel revolucionou a indústria, substituindo os mecanismos a vapor que eram enormes e, na época, responsáveis por mover locomotivas e transportes marítmos.

Qual a diferença entre motor ciclo Diesel e ciclo Otto?

O Ciclo Diesel Podia consumir derivados de petróleo, óleos vegetais e até pó de carvão. Enquanto um motor do ciclo Otto trabalha com uma mistura de ar e combustível na fase de admissão, a invenção de Diesel usa apenas o ar. O óleo é injetado nos momentos finais da compressão e serve para inflamar a mistura.

Qual a diferença entre um motor do ciclo Otto e diesel qual destes é usualmente utilizado nos tratores agrícolas por quê?

Portanto, dentre as muitas diferenças possíveis de ser identificadas na comparação das duas máquinas, pode-se destacar como essenciais o fato de que os motores diesel aspiram somente ar para dentro do cilindro, enquanto os motores otto aspiram uma mistura de ar e combustível, e operam com taxa de compressão muito maior ...

Quais as principais diferenças entre os motores a diesel e o gasolina?

Um motor a diesel é menos rotativo que um a gasolina e desenvolve mais binário a rotações mais baixas que um a gasolina (o binário é a força aplicada a um metro de distância do eixo de rotação). O motor a gasolina consegue manter a força por mais tempo, porque o motor a diesel "esgota" mais rapidamente.

Como podem ser classificados os motores do ciclo Otto e diesel?

OS motores a combustão interna de pistão (ciclo Diesel) podem ser de injeção direta ou indireta. Os motores a combustão interna são aqueles em que o combustível é queimado internamente. Um mecanismo constituído por pistão, biela e virabrequim é que transforma a energia térmica (calorífica) em energia mecânica.