Quais as influências que a escola Norte

No Brasil, as idéias da Escola Nova foram inseridas em 1882 por Rui Barbosa (1849-1923). O grande nome do movimento na América foi o filósofo e pedagogo John Dewey (1859-1952). John Dewey, filósofo norte americano influenciou a elite brasileira com o movimento da Escola Nova. Para John Dewey a Educação, é uma necessidade social. Por causa dessa necessidade as pessoas devem ser aperfeiçoadas para que se afirme o prosseguimento social, assim sendo, possam dar prosseguimento às suas idéias e conhecimentos.

No século XX, vários educadores se evidenciaram, principalmente após a publicação do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, de 1932. Na década de 30, Getúlio Vargas assume o governo provisório e afirma a um grupo de intelectuais o imperativo pedagógico do qual a revolução reivindicava; esses intelectuais envolvidos pelas idéias de Dewey e Durkheim se aliam e, em 1932 promulgam o Manifesto dos Pioneiros, tendo como principal personagem Fernando de Azevedo. Grandes humanistas e figuras respeitáveis de nossa história pedagógica, podem ser citadas, como por exemplo Lourenço Filho (1897-1970) e Anísio Teixeira (1900-1971).

A Escola Nova foi um movimento de renovação do ensino que foi especialmente forte na Europa, na América e no Brasil, na primeira metade do século XX . O escolanovismo desenvolveu-se no Brasil sob importantes impactos de transformações econômicas, políticas e sociais. O rápido processo de urbanização e a ampliação da cultura cafeeira trouxeram o progresso industrial e econômico para o país, porém, com eles surgiram graves desordens nos aspectos políticos e sociais, ocasionando uma mudança significativa no ponto de vista intelectual brasileiro.

Na essência da ampliação do pensamento liberal no Brasil, propagou-se o ideário escolanovista. O escolanovismo acredita que a educação é o exclusivo elemento verdadeiramente eficaz para a construção de uma sociedade democrática, que leva em consideração as diversidades, respeitando a individualidade do sujeito, aptos a refletir sobre a sociedade e capaz de inserir-se nessa sociedade Então de acordo com alguns educadores, a educação escolarizada deveria ser sustentada no indivíduo integrado à democracia, o cidadão atuante e democrático.

Para John Dewey a escola não pode ser uma preparação para a vida, mas sim, a própria vida. Assim, a educação tem como eixo norteador a vida-experiência e aprendizagem, fazendo com que a função da escola seja a de propiciar uma reconstrução permanente da experiência e da aprendizagem dentro de sua vida. Então, para ele, a educação teria uma função democratizadora de igualar as oportunidades. De acordo com o ideário da escola nova, quando falamos de direitos iguais perante a lei, devemos estar aludindo a direitos de oportunidades iguais perante a lei.

Autora: Amelia Hamze
Educadora
Profª UNIFEB/CETEC e FISO - Barretos

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Qual a contribuição da escola Norte-americana para a contabilidade?

Dentre as contribuições da escola norte-americana, é possível afirmar que ela tinha o intuito de qualificar a informação contábil, prestando auxílio na tomada de decisão. Determinou dois objetivos: relatar informações sobre os recursos econômicos e obrigações da entidade.

Qual era o principal objetivo da escola Norte-americana?

A metodologia básica utilizada pela escola norte-americana, no desenvolvimento de novas teorias e práticas contábeis, parte de uma visão dos relatórios contábeis e, em seguida, estuda os lançamentos contábeis que deram origem àqueles relatórios.

Como surgiu a escola Americana de contabilidade?

A escola estadunidense surgiu em 1887, com a criação da Associação Estadunidense de Contabilistas Públicos (American Association of Public Accountants). A padronização dos procedimentos contábeis era um dos principais aspectos da doutrina da escola norte-americana.

Qual a característica da escola estadunidense?

Sua característica principal é o pragmatismo, evitando a construção de grandes modelos teóricos. Com a ascensão econômica e cultural dos Estados Unidos no início do século 20, tornou-se a escola de pensamento dominante no cenário contábil mundial até os dias de hoje.

Quais as características das escolas de pensamento contábil europeia e americana?

Enquanto as escolas européias estudavam praticamente só a teoria da Contabilidade, sem se interessar pela parte pragmática da disciplina, a escola norte-americana enfocava muito mais a pratica contábil, procurando atender as necessidades dos seus usuários através de uma Contabilidade útil para a gestão e cada vez mais

Qual escola contribuiu para que a contabilidade tivesse subdivisões?

A Escola Contista foi a primeira escola de pensamento contábil, marcada no século XV. Com aumento das sociedades, surgiu à necessidade da separação da entidade e do proprietário, desta forma a ideia principal foi o mecanismo de contas, subordinado à escrituração.

Qual a contribuição da escola italiana para o desenvolvimento da contabilidade mundial?

Foi a primeira escola de pensamento contábil na escala de evolução cientifica da contabilidade. Esta corrente de pensamento contábil teve excepcional aceitação na França, onde foram elaboradas diversas teorias sobre contas gerais, destacando-se os trabalhos de Jacques Savary e de Edmundo Degranges.

Qual a diferença entre a contabilidade italiana e americana?

Basicamente, a escola italiana aborda que a contabilidade é a ciência no sentindo mais amplo, como a Ciência do Controle do Patrimônio, já a escola norte-americana é mais clara e, foca essencialmente na definição de informações que são úteis para seus usuários.

Quem foi o principal personagem da escola lombarda?

A Escola Lombarda, também chamada de Escola Administrativa, surgiu em 1840, com a publicação do livro La contabilità applicata alle amministrazioni private e pubbliche, de Francesco Villa, que era o principal representante desta escola de contabilidade, junto com Antonio Tonzig.

Qual o principal marco da escola personalista?

A Escola personalista surgiu em reação ao Contismo, para dar personalidade às contas, explicando as relações de direitos e obrigações. Para a Escola Controlista, todos os mecanismos representavam uma forma de controle da riqueza dos organismos econômicos.

O que foi a escola Aziendalista?

Escola aziendal

b) Aziendalismo, é uma teoria científica italiana que define como objeto de estudo da contabilidade a azienda. No Brasil considera o objeto de estudo da Economia Aziendal.

Quando surgiu a escola Neocontista?

ESCOLA NEOCONTISTA A Escola Neocontista surgiu em 1880 na França, em um congresso, onde eles entraram em consenso para a padronização dos balanços patrimoniais, seu inicio foi marcado pela ideia de Fabio Besta, que defendeu que, os balanços patrimoniais deveriam refletir os valores dos componentes patrimoniais sujeitos

Como funcionam as escolas nos Estados Unidos?

As escolas nos EUA podem ser: particulares, religiosas, públicas e internatos. O sistema escolar é administrado pelo setor público e cada estado federal deve cumprir os requisitos e parâmetros estabelecidos pela Constituição dos Estados Unidos em relação à educação.

Quais as influências que a escola italiana proporcionou a contabilidade brasileira?

Conforme Sá (2010) a maior influência da escola italiana sobre a escola brasileira, foram às bases da fundamentação teórica, por apresentar os reflexos da escrituração do comércio marítimo utilizados na época, pois a contabilidade da escola brasileira teve uma ênfase em pesquisa, e apresentava foco na teoria na escola

Qual a diferença entre as escolas brasileiras e as americanas?

A liberdade acadêmica, flexibilização das grades e um maior poder de escolha dos alunos são algumas das diferenças das escolas americanas e brasileiras que mais se destacam.

Como é uma escola americana no Brasil?

Uma Escola Norte Americana no Brasil por exemplo, os estudantes seguirão o calendário, o idioma e carga horária do país. O currículo brasileiro também é incluso nas disciplinas, porém, a língua utilizada na rotina diária é o idioma estrangeiro.

Quais as influências que a escola Norte

Segundo Sá (2010) a escola norte-americana, apresentava a evolução da contabilidade, baseado no avanço econômico e social, ao se certificar das informações da empresa para investir em curto, médio e longo prazo, investir na educação das universidades para gerar maior conhecimento nos princípios contábeis, e a criação ...

Quais as principais características da escola Norte

A ESCOLA AMERICANA DE CONTABILIDADE A padronização dos procedimentos contábeis era um dos principais aspectos da doutrina da escola norte-americana. Para sua consecução foram criadas, ao longo dos anos, entidades que objetivavam uma melhor condução da prática contábil.

Qual era o principal objetivo da escola Norte

A escola americana, por exemplo, tem suas bases na teoria hipodérmica, que via a sociedade industrial do inicio do século XX como uma multidão de indivíduos isolados. Tinha por objetivo compreender como funcionam os processos comunicativos para otimizar seus resultados.

Quais são as vantagens da escola Norte

Enquanto as escolas européias estudavam praticamente só a teoria da Contabilidade, sem se interessar pela parte pragmática da disciplina, a escola norte-americana enfocava muito mais a pratica contábil, procurando atender as necessidades dos seus usuários através de uma Contabilidade útil para a gestão e cada vez mais ...