Quais conferências do meio ambiente e Clima já foram feitas no Brasil?

Quais conferências do meio ambiente e Clima já foram feitas no Brasil?

Conferências ambientais são grandes momentos de alinhamento e debate das ações humanas frente ao meio ambiente e sociedade. Saiba mais!

Veja como as conferências ambientais desenvolveram esse conceito e lançaram as principais diretrizes da sustentabilidade, tal qual, conhecemos hoje.

As conferências ambientais visavam explicar o crescimento exponencial da produção, o consumo de recursos naturais e o impacto ambiental e social resultantes.

Quais conferências do meio ambiente e Clima já foram feitas no Brasil?

Histórico e contexto

Iniciadas no Pós-Segunda Guerra Mundial e no desenvolvimento da Terceira Revolução Industrial.

O contexto do pós-segunda guerra mundial, sinaliza um período de preocupação sobre o que o avanço do conhecimento e tecnologia poderiam resultar a curto e a longo prazo. 

Enquanto os processos de industrialização passam a demonstrar alterações irreversíveis no meio, surgem as primeiras conferências ambientais.

Principais conferências ambientais

Com o objetivo de lidar com o rápido crescimento econômico citado acima, as conferências se propunham a lançar estudos, metas e diretrizes que pudessem nortear os países para um desenvolvimento passível de ser sustentado durante as próximas gerações.

Confira abaixo as principais conferências:

Quais conferências do meio ambiente e Clima já foram feitas no Brasil?

Conferência de Estocolmo (1972)

Organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), esta conferência se situou em Estocolmo, capital da Suécia. 

Realizada em 1972, do dia 5 a 16 de junho, reuniu chefes de estado de 113 países e mais de 400 instituições governamentais e não governamentais. 

Foram pautados temas como poluição atmosférica e consumo excessivo dos recursos naturais.

Contexto e histórico da Conferência de Estocolmo

A população vem crescendo exponencialmente desde o século XIX e desse crescimento se originaram grandes problemáticas.

Exemplos são a acidificação das chuvas, problemas de saúde pública causados pela destinação incorreta de resíduos, entre outros. 

Quais conferências do meio ambiente e Clima já foram feitas no Brasil?

Então, no século XX, a Conferência de Estocolmo sinalizou a necessidade de olharmos para esse caos na tentativa de entendê-lo sob o viés do impacto ambiental.

Resultados da Conferência de Estocolmo

Tornou-se um marco ambiental por trazer a discussão do desenvolvimento econômico vs a degradação ambiental consequente. 

Essa proposição evoluiu para o que conhecemos como sustentabilidade, pois pretendia analisar e estabelecer formas de obter o desenvolvimento da economia sem que isso afetasse a reposição de recursos na Terra.

Os resultados não foram concretos, visto que a definição de metas sofreu oposição por parte dos países desenvolvidos, que quiseram determinar a desaceleração do crescimento econômico. 

Impactos da Conferência continuam até hoje

Essa medida impactaria os países que ainda não apresentavam o desenvolvimento econômico almejado e por isso resultou na oposição, também, por parte dos países subdesenvolvidos.

Surge então a Declaração da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, o primeiro documento a reconhecer a necessidade e direito humano de se viver em um meio ambiente de qualidade.

O desafio era sem precedentes e a Conferência de Estocolmo foi apenas o pontapé inicial para a criação de novos encontros que pudessem debater todas as problemáticas.

Quais conferências do meio ambiente e Clima já foram feitas no Brasil?

Eco-92 (92)

Após 20 anos da Conferência de Estocolmo, a ECO 92 ou Rio-92, organizada no Rio de Janeiro pela ONU, promoveu os mesmos temas sob a óptica dos novos conhecimentos que surgiram, como por exemplo o Relatório de Brundtland, o qual explicaremos mais à frente.

Obteve como resultado a Agenda 21, que, na busca de solucionar as problemáticas ambientais verificadas pelos estudos anteriores, elaborou um conjunto de estratégias e direcionamentos como modelo de planejamento para os países participantes.

Em tese, cada país desenvolve a sua agenda com base no modelo geral. A Agenda 21 brasileira, foi estruturada e apresentada no ano de 1997, com o objetivo de aplicar os conceitos do desenvolvimento sustentável no Brasil.

Quais conferências do meio ambiente e Clima já foram feitas no Brasil?

Conferências das Partes (COP’s)

São conferências mais frequentes, realizadas pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança Climática, autoridade no estudo de clima e de poluição atmosférica.

Criada durante a ECO-92, as COP’s se estabelecem como um marco das conferências por viabilizar a discussão e a verificação frequente das metas estabelecidas durante outras reuniões.

Tem como um dos principais resultados o Protocolo de Kyoto, desenvolvido na terceira COP na cidade de Kyoto, que define algumas metas para a diminuição da emissão de gases do efeito estufa.

Rio+10 (2002)

Com o objetivo de acompanhar o cumprimento das metas definidas na RIO-92 através da Agenda 21, 10 anos depois se estabeleceu a RIO +10, que apesar do nome ocorreu em Joanesburgo, na África do Sul.

As resultantes foram poucas além da inserção do debate social na esfera ambiental. Poucos países assinaram o Protocolo de Kyoto e, além disso, as metas foram vagas em suas definições sem abordarem prazos para os seus cumprimentos.

Quais conferências do meio ambiente e Clima já foram feitas no Brasil?

Rio+20 (2012)

Realizada no Rio de Janeiro com o objetivo de discutir a renovação dos acordos de sustentabilidade envolvendo os diferentes países, a Rio +20 contou com a presença de representantes de 183 países, entre eles o Irã e o Vaticano.

Os objetivos giravam em torno dos debates anteriores, com o diferencial da formalização de planejamentos que considerassem melhor o aspecto institucional e político das metas a serem atingidas.

Relatório Brundtland (1987)

Não configura uma conferência, mas não podíamos deixar de fora. Esse documento foi norteador para a Eco-92, que vem logo em seguida, servindo para embasamento e para definir a ideia de desenvolvimento econômico. 

Chamado de Nosso futuro em comum, é resultado de um estudo, sendo lançado em 1987, pela Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento.

Quais conferências do meio ambiente e Clima já foram feitas no Brasil?

Neste documento foi abordado a impossibilidade de se manter o crescimento econômico, como conhecemos atualmente, no mesmo tempo que se preservam recursos e um meio ambiente saudável para as próximas gerações. 

Nele, diversas ideias para tornar o desenvolvimento realmente sustentável foram propostas, desde a limitação do crescimento populacional à detenção de conflitos e de guerras.

A importância das conferências ambientais

Como consequência das conferências ambientais, tivemos diversos tratados e acordos que surgiram entre os diferentes países, para alcance conjunto das metas definidas e redução de impactos analisados e previstos pelos estudiosos.

Documentos importantes como o Relatório Brundtland, estabeleceram os nortes em que ainda nos baseamos para seguir rumo a uma sociedade onde se apliquem os conceitos de sustentabilidade.

Desta forma, as conferências ambientais configuram a arena do planejamento ambiental e das necessidades econômicas. 

São nelas que ocorrem a definição de diretrizes que podem mudar nações e todo o planeta, ou ainda de conceitos que influenciam a dinâmica do mercado, as empresas e a sociedade, como por exemplo, a sustentabilidade. Sendo assim, imprescindíveis para o nosso futuro.

Confira também:

Quais as conferências ambientais foram realizadas no Brasil?

→ Rio + 20. A Rio +20, também conhecida como Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, foi realizada no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, em 2012. Recebeu esse nome, porque foi realizada vinte anos após a Rio-92.

Quais foram as conferências sobre o meio ambiente que já ocorreram até agora?

As principais conferências ambientais internacionais foram as de Estocolmo, em 1972, a Eco-92 ou Rio-92; a Rio+10, em 2002, e a Rio+20, em 2012.

Qual foi a última Conferência do meio ambiente?

COP 26 - Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática de 2021.

Em qual Conferência relacionada ao meio ambiente e que tivemos?

Essa reunião, conhecida por Conferência de Estocolmo, reuniu 113 países e mais 400 instituições governamentais e não governamentais, e se tornou um marco na história da preservação do meio ambiente.