Quais são os tipos climáticos que configura a diversidade de climas da Europa?

Conhecer o clima da Europa é muito importante quando se está planejando uma viagem pelo continente. A temperatura, as chuvas e até mesmo a umidade do ar influenciam na experiência! Ninguém quer viajar com tempo ruim e acabar perdendo dias preciosos por conta de chuva e nevascas.

Você certamente já escutou falar das tais mudanças climáticas. Se não escutou, ao menos deve ter notado que anda fazendo calor quando era para fazer frio e que chove quando não era comum. Pois bem, o clima na Europa tem mudado bastante. E, claro, tem gente muito grande estudando esse fenômeno. Afinal, o clima não afeta só quem sai de férias.

Há 14 anos atrás, em 2005, o pesquisador Marc J. Metzger, da Universidade de Edimburgo, publicou um estudo muito completo sobre as regiões ambientais da Europa, baseado no clima de cada uma delas. Esse estudo foi revolucionário, pois apresentou uma nova visão sobre o clima no Velho Continente, que influencia diretamente a hidrografia, relevo e toda a vegetação da região.

De lá para cá, uma parceria entre o pesquisador e a INSPIRE (Infraestrutura para informação aeroespacial na Europa) vêm publicando vários outros estudos que acompanham as mudanças climáticas, sempre com o foco no meio ambiente.

Planeje sua viagem => Dicas sobre internet na Europa

Tudo sobre seguro viagem na Europa »

Tipos de clima da Europa: regiões ambientais

Clima dos Alpes na Europa

Segundo o estudo já citado, além dos Alpes famosos, que atravessam partes da Suíça e também da Áustria, Alemanha, França e Estônia, também se encaixam no clima alpino as montanhas altas da Escandinávia, Dinamarca, Noruega, Suécia e Finlândia, as regiões mais elevadas dos Cárpatos, Pireneus, certas partes (sempre as mais altas!) da península dos Bálcãs e outras cadeias de montanhas da Europa.

O clima nestas regiões é basicamente frio. No Norte, durante os longos meses de inverno, a temperatura pode chegar a extremos -40°C, embora a média anual fique ao redor dos 3°C, na maioria das cidades. O verão é curto, durando pouco mais de 2 meses.

Já nas localidades mais ao sul, temperatura varia bastante. A média anual fica entre os 3 e os 8°C, porém, no inverno pode chegar a -10° C e no verão passar dos 30° C, em certas localidades dos Pireneus, por exemplo.

Quais são os tipos climáticos que configura a diversidade de climas da Europa?

Quais são os tipos climaticos que configura a diversidade de clima da Europa?

Climas da Europa.
Clima subártico. Possui temperaturas muito baixas com inverno longo e frio. ... .
Clima Continental. É o clima que está presente em grande parte do território europeu. ... .
Clima Atlântico. ... .
Clima Alpino. ... .
Clima Mediterrâneo..

Qual a principal característica do clima predominante na Europa?

O clima predominante na Europa é o temperado (devido a sua localização geográfica), no qual pode ser observado variações continentais e oceânicas.

Quais são os diferentes tipos de clima?

Os principais tipos de clima do mundo são: Equatorial, Tropical, Temperado, Subtropical, Mediterrâneo, Frio, Frio de Montanha, Polar, Desértico e Semiárido. O clima mundial é influenciado por diferentes fatores e elementos climáticos, que contribuem para uma grande diversificação climática.

Qual e o tipo de clima que não e encontrado na Europa?

O clima Equatorial não é encontrado na Europa, uma vez que é um tipo climático típico das zonas tropicais, mais precisamente localizado nas proximidades da Linha do Equador.