Quais condições naturais da Antártida dificultam a fixação do homem em seu território?

Um antigo conceito grego, utilizado ainda hoje, divide o planeta em duas porções: a porção habitável - o ecúmeno, do grego oikoumêne, que significa "habitada (a Terra)", ou seja, a área habitável ou já habitada da Terra - e o anecúmeno, que é composto por áreas desprovidas de povoamento ou que, devido às suas condições naturais, abrigam pouquíssimos indivíduos.

O termo ecúmeno, portanto, refere-se às áreas da superfície terrestre que já foram, estão sendo ou ainda virão a ser ocupadas pelo homem - com a finalidade de ali se instalar ou, então, de explorá-las economicamente. Geralmente, essas regiões têm boas condições para a ocupação: relevo plano, latitudes médias e proximidade às bacias hidrográficas.

O avanço da tecnologia proporcionou ao homem o poder de transformar praticamente todo o planeta em uma imensa área ecúmena. Existem atualmente poucos locais para ainda serem ocupados - e, geralmente, estão localizados nos pólos (como a Antártida), nas altas montanhas, nos desertos (como o Saara) e nas densas florestas (como a Amazônia).

Homem supera dificuldades do meio

Além dos recursos oferecidos pela tecnologia, que permitem transformar áreas inabitáveis em habitáveis, o ser humano, entre todas as espécies vivas, é a que mais facilmente se adapta às mais diversas condições ambientais.

A utilização e o desenvolvimento de recursos como, por exemplo, o vestuário, formas adequadas de habitação e alimentação, deixam o ser humano mais preparado para enfrentar as dificuldades naturais que possam existir nos diversos tipos de ambiente. Além disso, o homem consegue produzir aquecimento em áreas frias, refrigera áreas quentes, ilumina locais de longa escuridão, irriga lugares secos, drena áreas encharcadas, etc., procurando sempre criar ambientes mais adequados à sua fixação ou exploração.

Quanto ao conceito de anecúmeno, vale lembrar que os limites dessas regiões de difícil acesso também se modificam de acordo com o avanço da tecnologia e da capacidade econômica do homem.

Antigamente, fatores que representavam grandes dificuldades para a ocupação humana, como clima, relevo, hidrografia, entre outros, hoje podem ser superados graças ao desenvolvimento tecnológico. O resultado desse avanço representa uma ampliação dos limites ecúmenos e a conseqüente diminuição das áreas anecúmenas do planeta.

Para chegar à Antártica existem duas opções: você pode ir de navio partindo da costa chilena ou argentina numa viagem que dura três dias atravessando o Estreito de Magalhães, uma das regiões mais turbulentas dos oceanos. A outra opção é voar da base chilena de Punta Arenas, a cidade que fica mais ao sul do continente.

Como é a Antártida Ocidental?

A Antártida Ocidental, no entanto, é muito diferente. É menor, mas ainda enorme, e é muito mais vulnerável a mudanças. Ao contrário do leste, não está em uma altitude elevada. De fato, praticamente toda a sua superfície está muito abaixo do nível do mar.

Porque não se pode ir a Antártida?

O Tratado da Antártida é um acordo firmado desde 1959, que determina o uso do continente para fins pacíficos, estabelece o intercâmbio de informações científicas e proíbe novas reivindicações territoriais.

Por que a Antártida não tem dono?

A Antártida não tem dono, mas 29 países com presença ativa no continente decidem seu presente e futuro A Antártida é o continente mais frio, seco e ventoso da Terra, e isso explica por que é o único sem uma população nativa.

Qual o interesse do Brasil na Antártida *?

O Brasil concentra suas atividades na Península Antártica, assim como grande parte dos países que desenvolvem pesquisas naquele continente. Isto se justifica em função dessa região apresentar condições climáticas mais amenas e por ser geograficamente mais acessível.

Qual a parte mais turbulenta da Antártida?

A Antártida Ocidental é a parte mais turbulenta do continente com o clima mais turbulento do mundo. E Thwaites é remota, mesmo para os padrões da Antártida, a mais de 1.600 km da estação de pesquisa mais próxima. Apenas quatro pessoas já estiveram diante da geleira antes desta expedição.

Qual é a importância de preservar a Antártica?

É uma área de fundamental importância, pois nela estão presente 70% das reservas de água doce (em geleiras) do planeta e seu derretimento altera diretamente o nível dos oceanos, causando um desequilíbrio ambiental. As condições naturais da Antártida dificultam a fixação do homem nesse território.

Por que a Antártica é considerada um continente?

A principal característica da Antártica é o fato de ser o continente mais frio e seco do planeta, um grande deserto formado por enormes geleiras e coberto por gelo. As primeiras expedições realizadas e documentadas em direção ao continente ocorreram no século XVI.

Quem foi a primeira a instalar uma base antártica?

A primeira a instalar uma base permanente na região e declarar sua soberania ali foi a Argentina, em 1904. A Base das Orcadas é a mais antiga estação científica antártica ainda em funcionamento.

Quais as características ambientais que dificultam a fixação do homem na Antártida?

Entre os principais empecilhos estão: a altitude média é de cerca de 2 mil metros; os ventos atingem velocidades de até 200 Km/h; é o lugar que apresenta as menores médias de temperatura do planeta (com temperaturas inferiores a 0 °C no verão, e 80 °C negativos no inverno).

Quais são os fatores naturais que dificultam a ocupação humana no continente antártico?

Pelo fato de sua superfície estar localizada toda ao redor do Polo Sul, ela está permanentemente coberta de gelo, impedindo muito da sua potencial ocupação humana. Portanto, a esmagadora maioria dos seus habitantes são os pinguins, as focas, lulas, baleias, albatrozes e petréis.

Quais os motivos que dificultam a existência de uma população fixa na Antártida?

Resposta verificada por especialistas Em decorrência do clima da região, que certamente pode ser considerado inabitável. O mesmo apresenta temperaturas baixíssimas, com a presença de uma umidade mais baixa ainda.

Como é as condições de povoamento da região Antártida?

A população Antártica é composta basicamente por cientistas que não residem de maneira permanentemente, residindo por um período de meses determinado e sendo então substituídos por outros.