Qual a importância da pecuária nos dias atuais?

O Brasil é um dos maiores exportadores de carne bovina e por isso,  a pecuária tem grande relevância na economia do país e é um dos grandes pilares econômicos do Brasil empregando mais de um milhão emeio de pessoas e oferece carne de excelente qualidade. 

O convidado do podcast AgroTalk desta semana é Tiago Carvalho, Prof. da Unesp, Esalq/USP e Pesquisador do Cepea que vai contar sobre a importância da pecuária no Brasil, a questão da produção, geração de emprego, a carne como sub produto, preço, exportação e as perspectivas de futuro para este mercado. 

Onde ouvir o AgroTalk?  

O AgroTalk complementa a linha de canais da Climatempo que já tem um dos portais mais acessados do país sobre previsão do tempo, além de um canal no YouTube e também na TV, no canal 170 da Sky. Com duração variada, o Agrotalk é publicado sempre as quartas-feiras.  Os conteúdos estão disponíveis nas plataformas Spotify, Deezer, Podcasts Connect da Apple. Ao acessar estas plataformas é só procurar por AgroTalk.

Confira também este novo episódio do podcast AgroTalk no Canal do Youtube ou ouça abaixo:

Vem aí o Conexão Agroclima!  

O Conexão Agroclima é um webinar que vai te mostrar como será o Clima na sua região, as perspectivas da economia e dos mercados e as inovações da tecnologia no campo. Tudo isso para você tomar as melhores decisões da safra 2020/2021, do plantio à colheita. Mais produtividade, menos custos e boa lucratividade.

Para mais informações acesse: https://conexaoagroclima.climatempo.com.br/

A crise ocorrida no mercado de carnes brasileiro no ano passado, que teve como princípio a Operação “Carne Fraca” seguida pela delação dos irmãos Batista, controladores da empresa JBS, gerou uma grande preocupação no cenário pecuário mundial. Isso porque, se o Brasil deixar de produzir e/ou comercializar carne bovina, o mundo sofrerá um colapso de consumo e de inflação. A crise na pecuária nacional tornou ainda mais evidente que a carne bovina brasileira, além de ser estratégica para a cadeia e para a economia doméstica, é de extrema importância para a segurança alimentar mundial.

Os principais produtores de carne bovina no mundo, Austrália, Índia, China, Estados Unidos, Argentina, Uruguai e Paraguai, enfrentam cada qual suas dificuldades produtivas, assim como possuem características distintas uns dos outros. A Austrália passa, de tempos em tempos, ou de décadas em décadas, por problemas gravíssimos de seca, que reduzem o rebanho bovino, elevando os preços dos animais e, consequentemente, da carne. Vale destacar que a Austrália exporta 80% de sua produção, tendo grande importância no mercado global.

A Índia, por sua vez, tem problemas sanitários e religiosos com seu rebanho. A proibição do abate de fêmeas em algumas regiões do país prejudica a competividade mundial, sem contar a falta de padronização e qualidade do rebanho.

A China tem um rebanho interessante, mas com um custo de produção altíssimo e um déficit entre produção e consumo, tornando o país um importador líquido de carne bovina. Diante disso, a China (junto a Hong Kong) foi destino de 40% de toda a carne bovina in natura exportada pelo Brasil no ano passado.

Os norte-americanos, grandes concorrentes do Brasil, ainda que sejam um dos maiores produtores do mundo, se destacam também como os maiores importadores de carne. Os Estados Unidos vendem muita carne bovina a preços altos e compram muita carne mais barata (dianteiro) para parte do consumo doméstico, principalmente para a produção de hambúrgueres.

Quanto à América do Sul, apesar de a Argentina e do Uruguai produzirem gado e carne de alta qualidade e, no caso do último país, maiores taxas de crescimento, têm limites geográficos e de rebanho, sem contar os problemas políticos, no caso argentino.

Passada, ou ao menos amenizada, a crise da pecuária nacional, o Brasil se recoloca como principal produtor e fornecedor de carne bovina mundial. Dados do Agribenchmark mostram que o País registra um dos menores custos de produção quando comparado com outros 25 produtores da proteína.

PRODUTIVIDADE – Dados levantados pelo Cepea mostram aumento na produtividade média da pecuária nacional, tanto no sistema de produção extensiva como no de confinamento. No caso da atividade de cria, no início dos anos 2000, 100 vacas ocupavam, em média, 250 hectares e registravam taxa de desmame de 40%, produzindo um bezerro de cerca de 170 quilos. Já em 2017, ainda segundo dados do Cepea, 100 vacas passaram a ocupar menos espaço, de cerca de 150 hectares, e a produzir bezerros mais pesados, com média de 200 a 210 kg. Além disso, a taxa de desmame passou a ficar em torno de 65%.

Apesar desse avanço, quando comparados esses índices do sistema de cria com os demais países produtores, nota-se que o Brasil ainda tem um caminho de desafios pela frente, mas de muitas oportunidades.

Qual a importância da agropecuária para o mundo de hoje?

A atividade agropecuária é muito importante, pois faz parte da economia primária. É ela quem fornece alimentos e matérias-primas para a produção de outros itens. As condições de clima e de solo brasileiro são excelentes para esse setor, que participa de grande fatia do PIB nacional.

Quais são as vantagens da pecuária?

Vantagens da pecuária extensiva:.
Sustenta um sistema agroflorestal chamado montado, onde a biodiversidade é muito elevada e o sequestro do carbono é superior às emissões..
Potencia a qualidade dos produtos provenientes dos animais, como a carne e o leite..
Requer menos investimento..

Qual a situação atual da pecuária brasileira?

A Pecuária Brasileira é considerada uma das mais produtivas em todo o mundo. Além de ser um dos maiores exportadores de carne bovina, o país também se destaca na criação de aves, que compõem mais de 70% do efetivo dos rebanhos brasileiros, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O que é a pecuária moderna?

Apoio aos pecuaristas para a produção de bovinos de boa qualidade, visando à maior competitividade, melhoria da produtividade e aumento da renda dos produtores.