Quais estações do ano o solstício de 21 de dezembro vai determinar?

O verão de 2023 começa nesta quarta-feira às 18h48 com o solstício de verão no Hemisfério Sul e de inverno no Hemisfério Norte. Na climatologia, o verão do Sul e o inverno do Norte, considerado pelo trimestre de dezembro a fevereiro, portanto pela convenção da ciência climatológica já se vive o verão há 20 dias, mas pelo critério astronômico o verão se inicia hoje na parte Sul do planeta.

“As estações do ano ocorrem devido à inclinação do eixo da Terra em relação ao seu plano de órbita e também devido à sua translação em torno do Sol. O início das estações do ano é associado aos instantes dos solstícios (inverno e verão) e dos equinócios (outono e primavera)”, explica a Dra. Josina Nascimento, do Observatório Nacional.

Quais estações do ano o solstício de 21 de dezembro vai determinar?

O termo “solstício” vem do latim e significa “sol parado”. O termo teve origem a partir da observação da trajetória do Sol no céu por astrônomos antigos. Eles notaram que o local em que o sol se encontrava no céu ao meio-dia mudava a cada dia. Esta localização ia ficando cada vez mais alta no céu até que alcançava um ponto máximo e “parava”. Depois, ia ficando cada vez mais baixa e também “parava” para, então, tornar a subir. Essas “paradas” correspondem, respectivamente, aos solstícios de verão e de inverno.

“Uma outra forma de observar o ‘sol parado’ é contemplar os locais onde o sol nasce e se põe a cada dia. Nos equinócios, o sol nasce no ponto cardeal Leste e se põe no ponto cardeal Oeste. Após as datas dos equinócios, o sol nasce cada dia mais afastado do ponto cardeal Leste e, nos dias dos solstícios, atinge o máximo afastamento a Nordeste (no solstício de inverno no Hemisfério Sul) e a Sudeste (no solstício de verão no Hemisfério Sul)”, diz Josina.

O mesmo acontece nos locais onde o sol se põe. Após as datas dos equinócios, o pôr do sol ocorre cada dia mais afastado do ponto cardeal Oeste. Já nos dias dos solstícios atinge o máximo afastamento a Noroeste (no solstício de inverno no Hemisfério Sul) e, inversamente, o máximo afastamento a Sudoeste (no solstício de verão no Hemisfério Sul).

Mas não saia para ver o sol e entender esta mudança. Em hipótese alguma se deve observar o sol diretamente, sob pena de causar lesões na retina. Para observar o Sol, é preciso o uso de filtros apropriados ou fazer-se observação indireta.

Outra característica com as mudanças das estações é a variação dos comprimentos dos dias e das noites. Nos equinócios, o comprimento do dia é praticamente igual ao comprimento da noite. Após o equinócio de outono, o sol vai nascendo cada dia mais tarde e se pondo cada dia mais cedo até chegar na maior noite do ano em data próxima do solstício de inverno.

“A partir de então, o sol começa a nascer mais cedo e a se pôr mais tarde para novamente chegar ao mesmo comprimento do dia e da noite em data próxima ao equinócio de primavera. Os dias continuam sendo cada vez maiores até a menor noite do ano que ocorre em data próxima ao solstício de verão. Esse efeito é tão maior quanto mais afastado do equador terrestre o observador se encontra”, explica Josina.

A astrônoma esclarece, ainda, que nem sempre o início do inverno ocorre no dia 21 de junho, podendo começar também no dia 20. Essa mudança ocorre porque o nosso ano civil de 365 dias não é igual ao ano trópico, que é o intervalo de tempo médio de translação da Terra contado a partir de um equinócio de março até o próximo equinócio de março.

O ano trópico, no qual o nosso calendário gregoriano é baseado, tem o comprimento de 365 dias, 48 minutos e 46 segundos. Como o acerto entre o ano civil e o ano trópico é feito através do ano bissexto, o horário do início das estações é defasado de cerca de 6 horas de um ano para outro, até que no ano bissexto isso é corrigido.

Uma outra curiosidade. Embora a quantidade de radiação solar atingindo o pico da Terra no solstício de verão em 21 de dezembro no Hemisfério Sul, as temperaturas em muitas áreas tendem a continuar aumentando em janeiro.

O aumento da temperatura ocorre porque a taxa de entrada de calor do sol durante o dia continua a ser maior do que o resfriamento noturno por várias semanas. Só a partir de março é que as temperaturas começam a descer e ainda lentamente. Por isso, em muitos locais, como o Rio Grande do Sul, as médias de temperatura de janeiro e fevereiro são mais altas que as de dezembro e março.

Com MetSul Meteorologia

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

As estações do ano são períodos de cerca de três meses cada, que possuem características climáticas específicas. Existem quatro estações do ano: primavera, verão, outono e inverno.

Estações do ano no Brasil:

EstaçãoData de inícioData de fim
Primavera
[estação atual]
22 setembro 2022 21 dezembro 2022
Verão 21 dezembro 2022 20 março 2023
Outono 20 março 2023 21 junho 2023
Inverno 21 junho 2023 23 setembro 2023

As mudanças no clima e na temperatura no decorrer do ano marcam os períodos em que os Hemisférios norte e sul recebem mais ou menos luz solar. Conforme a incidência de luz do sol, será uma estação.

O verão se caracteriza por ser a estação em que se recebe mais luz solar. Já o inverno é a estação em que se recebe menos luz. O outono e a primavera são estações intermediárias, nesses períodos os dois hemisférios da Terra, norte e sul, recebem praticamente a mesma quantidade de luz.

Porque as estações do ano existem

Essas mudanças do clima acontecem por duas razões: a primeira é o movimento que o planeta Terra faz em torno do sol, chamado translação. Esse movimento dura cerca de 365 dias. Enquanto a Terra gira em torno do sol, há uma parte do planeta que fica mais exposta à luz solar, enquanto a outra parte recebe menos luz.

O outro fator que provoca esse fenômeno é a inclinação do eixo da Terra, de cerca de 23º. A inclinação acentua a maior ou menor exposição da Terra ao sol. Devido ao ângulo em que a Terra está, os Hemisférios norte e sul recebem quantidades distintas de luz no mesmo período do ano.

Por essa razão, as estações do ano são opostas nos Hemisférios. Enquanto em um hemisfério é verão, no outro é inverno. Se em um é primavera, no outro será outono. Pois, enquanto um hemisfério recebe mais luz solar, o outro recebe menos.

Entenda os Solstícios e os Equinócios

Quais estações do ano o solstício de 21 de dezembro vai determinar?

As estações do ano são resultado do Movimento de Translação da Terra.

Os solstícios e equinócios são os dias em que acontecem as mudanças de estação de ano. Os solstícios marcam a mudança para o verão ou inverno. São os períodos em parte da Terra irá receber mais ou menos incidência solar.

  • Solstício de verão no Hemisfério sul: 20 ou 21 de dezembro.
  • Solstício de inverno no Hemisfério sul: 20 ou 21 de junho.
  • Solstício de verão no Hemisfério norte: 20 ou 21 de junho.
  • Solstício de inverno no Hemisfério norte: 20 ou 21 de dezembro.

As datas são sempre as mesmas nos dois Hemisférios, mas ao contrário. Enquanto no hemisfério sul é verão, no hemisfério norte é inverno e vice-versa.

Os equinócios marcam o momento em que a incidência de sol fica equivalente em todo o planeta. Trata-se do início das estações intermediárias: outono e primavera. Assim como nos solstícios, as datas dos equinócios são as mesmas, mas estão ao contrário quando se comparam os hemisférios.

  • Equinócio de outono no Hemisfério sul: 20 ou 21 de março.
  • Equinócio de primavera no Hemisfério sul: 22 ou 23 de setembro.
  • Equinócio de outono no Hemisfério norte: 22 ou 23 de setembro.
  • Equinócio de primavera no Hemisfério norte: 20 ou 21 de março.

Conheça mais sobre as diferenças entre os solstícios e os equinócios.

As datas de início e fim de cada estação podem sofrer a variação de um dia conforme o ano. Isso acontece porque o movimento de translação não dura exatamente 365 dias (um ano), levando mais algumas horas para realizar a movimentação. São essas horas que sobram que influenciam na data das estações.

Estações do ano no Brasil

O Brasil tem um clima tropical. O país se encontra entre o Trópico de Câncer, no Norte, e o Trópico de Capricórnio, ao Sul, o que faz com que seja classificado dessa forma. As temperaturas costumam ser mais altas do que no resto do globo, acima dos 20 °C. As chuvas também são recorrentes.

No clima tropical existem sub-climas que caracterizam as diferenças de temperatura e chuva nas diferentes regiões do Brasil. Entretanto, de forma geral, o país não tem as estações do ano bem definidas.

Pode-se dizer que o Brasil tem somente dois períodos climáticos: um com mais calor e chuva, que seria o verão, e outro mais seco, o inverno. A proximidade com a Linha do Equador faz com que o Brasil receba durante o ano aproximadamente a mesma quantidade de luz solar. Especialmente as regiões Norte e Nordeste.

Entretanto, a região Sul está localizada em uma área temperada, abaixo do Trópico de Capricórnio. Nos estados do Sul do Brasil as estações do ano são bem definidas.

Leia mais sobre as características do clima tropical.

Características das estações do ano

Primavera 🌸

Começa nos dias 22 ou 23 de setembro e acaba em 20 ou 21 de dezembro

Assim como o outono, a primavera é uma estação intermediária. É a responsável pela transformação das características do inverno para o verão. Na primavera, os dois hemisférios do planeta recebem praticamente a mesma incidência de raios solares. As temperaturas são amenas e vão aumentando com a proximidade do verão. Assim como a umidade.

A primavera é conhecida como a estação das flores. Após o inverno, em que a flora estava sem as folhas para economizar energia e sobreviver às baixas temperaturas, a chegada da primavera traz calor e umidade, permitindo que as folhas e as flores possam crescer novamente e se reproduzir.

Alguns animais, que costumam hibernar no inverno, acordam e saem dos seus abrigos. É o caso dos morcegos, esquilos terrestres e alguns tipos de ursos. A primavera no Hemisfério sul é conhecida como primavera austral. Enquanto a do Hemisfério norte é a primavera boreal. A estação inicia em 20 ou 21 de março e acaba em 20 ou 21 de junho no Hemisfério norte.

Verão 🏖️

Começa nos dias 20 ou 21 de dezembro e acaba em 20 ou 21 de março

O verão é a estação em que se recebe mais luz solar. Os dias podem ser mais longos e as temperaturas mais altas. Há também o aumento da umidade do ar, pois o calor faz com que o fenômeno da evaporação das águas aconteça mais rápido.

Com a umidade maior, há mais chuvas, que costumam ser rápidas, mas fortes. São as chuvas de verão. O verão do Hemisfério sul é chamado verão austral, enquanto o norte é o verão boreal. O verão no Hemisfério norte começa em 20 ou 21 de junho e acaba em 22 ou 23 de setembro.

Outono 🍁

Começa nos dias 20 ou 21 de março e acaba em 20 ou 21 de junho

O outono é uma estação intermediária. É a estação que prepara a mudança do verão para o inverno. Durante o outono, as temperaturas antes altas vão caindo gradativamente, assim como a umidade. Tem-se um clima brando e mais seco.

Ao longo do outono, a flora começa a se preparar para o inverno: as folhas das árvores ficam amarelas e depois caem, a fim de economizar energia para a próxima estação, o inverno, que é mais severo.

Durante o outono, os dois hemisférios estão recebendo praticamente a mesma quantidade de luz solar. O outono do Hemisfério sul é chamado outono austral, já o do Hemisfério norte é outono boreal. O outono no norte do globo começa em 22 ou 23 de setembro e acaba em 20 ou 21 de dezembro.

Inverno 🥶

Começa nos dias 20 ou 21 de junho e acaba em 22 ou 23 de setembro

O inverno é a estação em que a incidência dos raios solares é menor, provocando a queda das temperaturas e diminuição da umidade do ar.

Em alguns locais, afastados da Linha do Equador, há a ocorrência de neve, que acontece quando a água nas nuvens acaba congelando devido à baixa temperatura. A água passa para o estado sólido, formando cristais de gelo, e cai como neve.

O inverno nos polos da Terra são extremamente rigorosos, com baixíssima incidência de luz solar. As extensas superfícies de gelo ajudam a diminuir ainda mais temperatura, pois refletem parte da pouca luz que chega à região, causando temperaturas ainda mais baixas. Durante o inverno, tanto o Polo Norte, quanto o Sul, ficam sem luz do sol. São 24h de noite.

O inverno do Hemisfério sul é chamado inverno austral, enquanto o do norte é chamado inverno boreal. No Hemisfério norte, o inverno começa em 20 ou 21 de dezembro e acaba em 20 ou 21 de março.

Sol da meia-noite e Noites brancas

Quais estações do ano o solstício de 21 de dezembro vai determinar?

O sol da meia-noite pode ser visto em lugares como a Noruega, Finlândia, Islândia e Canadá.

O sol da meia-noite é um fenômeno que acontece próximo aos polos da Terra. O solstício de verão, tanto no sul quanto no norte, marca o período em que essas regiões recebem maior incidência de luz solar.

Devido à inclinação do eixo da Terra, durante esse período, os polos irão receber luz constantemente, fazendo com que sol nunca se ponha. Por isso, é possível ver o sol quando o relógio marca zero horas, ou seja, o que seria a meia-noite.

As Noites Brancas são um famoso festival cultural que acontece em São Petersburgo, na Rússia. A festa se chama assim por comemorar o Solstício de verão nos dias em que o sol nunca se põe, em um eterno entardecer. Há fogos de artifício, música e atividades culturais ao ar livre por toda a cidade.

Quais são as estações do ano do solstício?

O solstício ocorre em dois momentos do ano, marcando o início do inverno e do verão. O verão inicia-se em junho no Hemisfério Norte e em dezembro no Hemisfério Sul. Já o inverno tem início em dezembro no Hemisfério Norte e em junho no Hemisfério Sul.

Que estação se inicia em 21 de dezembro no Hemisfério Sul?

O verão começa logo após a primavera (em 21 de dezembro no hemisfério sul e 21 de junho no norte). O verão acontece depois da primavera e é a estação com as maiores temperaturas do ano e com maior período de luz do dia.

Qual estação do dia 21 de dezembro?

Os brasileiros terão o dia mais longo do ano neste 21 de dezembro de 2022. O acontecimento será nos países do Hemisfério Sul que passarão pelo solstício de verão. Esse fenômeno marca o início do verão, estação do ano com temperaturas mais altas e com mais chuvas.

O que e solstício de 21 de dezembro?

Entenda o que é o solstício de verão. Verão inicia nesta quarta-feira (21) às 18h48. Nesta quarta-feira, 21 de dezembro, ocorre o fenômeno conhecido como soltício de verão aqui no hemisfério Sul.