Quais fatores facilitam a implantação de indústrias em determinado local?

Localização das instalações industriais - Jurandir Peinado e Alexandre R. Graeml

Published on Feb 25, 2011

CAPÍTULO 6 – LOCALIZAÇÃO DE INSTALAÇÕES PRODUTIVAS - A importância da localização. Fatores que influenciam na decisão de localização. Particularidades...

Jurandir Peinado

Fator de localização industrial é toda a circunstância que influencia a localização das indústrias.
Durante muitos séculos, a atividade industrial resumiu-se ao artesanato. Na segunda metade do século XVIII, alguns países sofreram um conjunto de transformações conhecidas no seu conjunto por Revolução Industrial. Estes acontecimentos marcaram o nascimento da indústria moderna. A máquina, cada vez mais aperfeiçoada e complexa, substitui os utensílios manuais e as máquinas simples, alimentadas por fontes energéticas tradicionais (muscular, eólica e hidráulica). Com o surgimento da máquina a vapor, as tradicionais fontes energéticas são suplantadas pelo carvão natural (principalmente hulha), o grande motor da expansão da indústria na sua primeira fase. Por outro lado, é a partir do carvão que se obtém o coque, indispensável para o fabrico de ferro e aço. Pelo seu grande volume, peso e fraco rendimento, o seu transporte era difícil e muito caro, o que determina a sua supremacia no momento de decisão da localização da indústria que, numa primeira etapa, coincide com as das minas carboníferas e de minério de ferro, pelos mesmos motivos. Complexos industriais cada vez mais vastos passam a exercer um forte poder de atração sobre muitas outras. Podemos concluir que, na primeira fase de evolução da indústria, a proximidade das fontes energéticas e das matérias-primas eram os fatores industriais determinantes nas localizações industriais.
A revolução energética, que teve lugar nos finais do século XIX e princípio do século XX, ocorre com o surgimento de novas fontes de energia, como o petróleo e a eletricidade e, mais tarde, o gás natural. A indústria expande-se rapidamente a outras localizações espaciais e diversifica-se muito. O petróleo trouxe ainda novas e mais importantes aplicações e passou a constituir uma fonte de matérias-primas fundamental. Estas novas fontes, por encerrarem um maior potencial energético e por serem mais fáceis de transportar (no que muito contribuiu a revolução operada ao nível dos transportes), fazem com que o fator energia perca importância, tal como acontece com o fator matéria-prima. Em seus lugares, a quantidade de mão de obra disponível para trabalhar, a sua qualidade em termos de especialização e a proximidade do mercado conquistam cada vez maior importância. Com efeito, a produção em série, o trabalho em cadeia e posteriormente a automatização proporcionam uma elevada produtividade, mas exigem mão de obra disponível, especializada e vastos centros de consumo para absorver as produções industriais.

Zona industrial de Matosinhos

As áreas urbanas existentes passam a constituir importantes focos de atração de novas indústrias, por serem centros de irradiação de transportes e bem servidas de vias de comunicação, facilitando a receção de matérias-primas, energia e o escoamento de produtos fabricados. Por outro lado, a disponibilidade de capital, concentrado em bancos e outras instituições de crédito, torna-se indispensável para a expansão da indústria e sua renovação tecnológica.
Atualmente algumas indústrias de tecnologia avançada tendem a concentrar-se junto de centros de investigação científica e tecnológica, ou em pleno meio rural como as "fábricas verdes" da Suíça. O desenvolvimento continuado dos transportes, cada vez mais rápidos e cómodos, e o uso generalizado do automóvel, tem facilitado a dispersão geográfica da indústria, gerando novos padrões de localização industrial.

A atividade industrial é a principal fonte de atração demográfica, urbana e econômica de determinado território. Mas o que interfere em sua localização? Por que uma indústria se encontra em uma determinada localidade espacial e não em outra? A resposta para essas questões é chamada de fatores locacionais, que são as vantagens competitivas que as empresas e as indústrias veem em um determinado local que atraem seus respectivos investimentos.

Na escolha da localização de uma indústria, não é considerado somente um fator, mas sim todos aqueles que são benéficos à indústria. Uma ressalva para indústrias mineradoras, que se localizam em lugares onde a matéria-prima está disponível. Um exemplo clássico são as indústrias do século XVIII, que deveriam ficar próximas à sua matéria-prima de fonte energética: o carvão.

Atualmente, conforme a mudança nos tipos de indústria, sua localização não será tão somente em função da proximidade de sua matéria-prima.

Porém, quais são os fatores locacionais?

Quais fatores facilitam a implantação de indústrias em determinado local?

Podemos enumerar oito tipos principais, a saber:

Transporte: envolve infraestrutura (qualidade, disponibilidade e meios); custos dos transportes; novas tecnologias e meios de transportes. Para cada tipo de produto da indústria há um meio de transporte adequado.

Energia: infraestrutura de energia em uma dada região, como a disponibilidade, estrutura de transmissão e novas tecnologias.

Mercado-Consumidor: tamanho do mercado, juntamente com as características socioculturais do consumidor e seu poder aquisitivo. Acesso físico do cliente ao produto (no caso, os meios de transporte).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Matérias-primas: é um fator locacional clássico. Envolve a disponibilidade, o tipo e a qualidade da matéria-prima, como também seu custo e transporte.

Mão de obra/força de trabalho: envolve a disponibilidade, produtividade, qualificação, nível de organização e salários, como também as regras jurídicas que variam de acordo com cada país ou região de um mesmo país.

Incentivos fiscais: é quando o governo concede isenções de impostos, como o ICMS, às indústrias, para instalarem-se em seu território. Em muitos casos, há também a concessão de terrenos para a instalação da unidade produtiva da fábrica. No Brasil, instalou-se nos últimos anos uma “guerra fiscal” entre municípios e estados da federação para a atração de indústrias para seus respectivos territórios.

Ciclo do produto: segundo o economista George Benko, para cada fase de produção de um objeto industrial existe uma lógica espacial. De acordo com Benko, um produto pode ter três fases de produção: desenvolvimento, estandardização ou amadurecimento e declínio. Cada fase requer um tipo de força de trabalho mais representativa e um local de produção mais apropriado, segundo a lógica capitalista.

Disponibilidade de Capital: refere-se à disponibilidade do mercado em dispor, sempre que necessário, ao empresário, recursos em dinheiro para novos investimentos, bem como um ambiente propício aos negócios (relações financeiras) para trocas de capitais (bancos, empresas, etc.).

Quais os fatores que levam à instalação de indústrias em determinado local?

Fatores locacionais nas indústrias: O que são?.
Transporte..
Energia..
Mercado-consumidor..
Matéria prima..
Mão-de-obra..
Incentivos fiscais locais..
Ciclo dos produtos..
Disponibilidade de capital..

O que é necessário para a implantação de uma indústria?

5 estratégias para implementar a Indústria 4.0 na sua fábrica. ... .
Crie projetos-pilotos. ... .
Defina os recursos necessários. ... .
Desenvolva estratégias para atrair profissionais qualificados. ... .
Implemente as novas tecnologias. ... .
Entenda os benefícios de implementar a Indústria 4.0..

Porque a localização é um fator importante para a instalação das indústrias?

Mercado consumidor: a escolha em estabelecer-se próximo aos núcleos urbanos é proveniente da proximidade entre a indústria e os possíveis consumidores em potencial, desse modo evitam grandes gastos com transporte, além de dinamizar o seu fluxo até os centros de distribuição.

Pode ser considerados fatores locacionais para uma indústria?

Podem ser considerados fatores locacionais para uma indústria: Agências de propaganda, bancos, energia elétrica e mão de obra. Mão de obra, energia, água, infraestrutura, matéria prima.