Quais são as vantagens da descentralização industrial para as indústrias?

Você, com certeza, já ouviu falar muito na descentralização de processos no chão de fábrica. 

Mas, se você ainda tem alguma dúvida ou se sente inseguro para implantar essa solução na sua indústria, este artigo vai ajudá-lo a entender melhor sobre o assunto. Confira!

Diminuição do tempo de instalação, maior flexibilidade e redução de custos são alguns dos objetivos das indústrias. E para que esses objetivos sejam alcançados, é necessário terceirizar algumas atividades para que a empresa consiga focar em sua produção principal.

No caso das indústrias, terceirizar a produção pode não ser suficiente, também é preciso distribuir os processos de produção entre maquinários específicos e manter toda a equipe a par desses processos, a fim de otimizar o tempo e as condições de operação e produção. E é justamente aí que entra a descentralização de processos.

Com ela, é possível diagnosticar problemas e realizar instalações mais rapidamente, facilitar a manutenção e a operação das máquinas, aumentar a produtividade, etc, trazendo ótimos resultados para o chão de fábrica e para a indústria como um todo.

Leia mais sobre o assunto em nosso artigo: Benefícios de uma instalação descentralizada.

Porque a descentralização de processos é indicada

A descentralização de processos é indicada no chão de fábrica, pois permite a distribuição integrada para que grupos potenciais possam ser construídos e conectados diretamente, facilitando as operações, diagnósticos, manutenções, instalações, entre outros.

Entre as principais vantagens da descentralização de processos podemos citar:

Foco no carro-chefe

Com a implantação da descentralização de processos, é possível que a indústria foque na sua atividade principal e também que possa oferecer um atendimento mais especializado e diferenciado aos seus clientes.

Diminuição dos níveis de estoque

A descentralização de processos permite que se reduza os níveis de estoque, deixando de haver a necessidade de manter diversos itens armazenados, já que algumas atividades foram terceirizadas, como para os fornecedores, por exemplo.

Além disso, a descentralização de processos ainda contribui significativamente com a melhoria do fluxo de caixa, já que manter produtos parados em estoque pode comprometer a liquidez da indústria e são sinônimo de dinheiro acumulado, sem retorno a curto prazo.

Redução do desperdício

Os recursos passam a ser utilizados de maneira consciente, o que reduz os desperdícios que também podem ser causados pelo excesso de estoque ou pelas falhas na produção. 

Consequentemente, esse fator contribui significativamente para a preservação do meio ambiente, diminuindo os impactos ambientais gerados pelas atividades.

Economia

A partir da descentralização de processos, podemos reduzir os custos com o transporte, por exemplo, tornando os fornecedores mais próximos. 

Com um frete mais rápido e menores distâncias a serem percorridas, os operacionais diminuem consideravelmente, gerando economia.

Além disso, vale citar também a diminuição de despesas com prototipagem, já que essa atividade também passa a ser uma responsabilidade de terceiros que desejam integrar a cadeia produtiva.

Geração de relatórios em tempo menor  

Implementando a descentralização de processos, pode-se ter autonomia para gerenciar as soluções e analisar os dados internos e de mercado de maneira mais eficiente. Sendo assim, relatórios que antes eram mais complexos para ser emitidos, passam a ser produzidos com muito mais facilidade e velocidade.

Murrelektronik: soluções efetivas para a descentralização de processos

Você deve estar se perguntando onde é que a Murrelektronik entra nessa história de descentralização de processos, não é mesmo? 

Pois bem, a Murrelektronik oferece as melhores soluções em tecnologia de automação industrial que colaboram significativamente com o ciclo produtivo do seu chão de fábrica, como o Módulo de Distribuição MICO Basic e o Módulo de Barramento MVK Fusion.

Dessa forma, é possível reduzir falhas, tempo e gastos desnecessários, controlar informações e fraquezas e gerar oportunidades de crescimento para a sua indústria de um modo geral.

Leve a melhor tecnologia de automação para a sua indústria. Leve Murrelektronik!

Quais são as vantagens da descentralização industrial para as indústrias?

Quais são as vantagens da desconcentração industrial?

De um lado, eleva-se a geração de empregos, serviços e comércios em áreas pouco desenvolvidas economicamente, além de se promover uma maior democratização em investimentos públicos.

Quais são as vantagens de descentralização?

Portanto, alguns dos principais benefícios da descentralização podem se resumem em:.
mais flexibilidade para produzir análises..
independência das áreas de negócio..
ganho de velocidade para geração de insights estratégicos..
tomada de decisão mais ágil..
mais entregas de valor para o negócio..

O que é descentralização da indústria?

Para Soares, Santos, Freitas (2008, p. 388) essa desconcentração industrial é a perda de importância relativa da indústria em regiões tradicionais em detrimento do desenvolvimento de outros locais com rápido crescimento econômico. Parte da concentração industrial no Brasil se deve às diferenças entre as regiões.

Quais as desvantagens da descentralização?

São desvantagens da gestão descentralizada:.
dificuldade de controle;.
ausência de uniformidade nas tomadas de decisões;.
menor eficiência na comunicação;.
possibilidade de maior desperdício;.
falta de coordenação;.
problemas de avaliação e responsabilização..