Quais foram as consequências da expulsão dos holandeses de Pernambuco?

Introdução

    Entre 1630 e 1654 os holandeses invadiram e se estabeleceram no nordeste do Brasil, empreendendo uma luta árdua contra os portugueses, os espanhois e os nativos, destacando-se  entre os últimos, o pernambucano Matias de Albuquerque com suas técnicas de guerrilha.

Antecendentes

    Nessa época (até 1640), Portugal estava sendo governado pelo Rei da Espanha, então uma grande potência européia, católica e conservadora. Por sua vez, a Holanda, protestante e liberal, lutava pela hegemonia de seu poderio no comércio e nos mares. Com o fechamento dos portos ibéricos aos holandeses por Felipe II da Espanha (ainda no fim do séc. 16), os flamengos optaram pela invasão do território brasileiro visando a sua exploração comercial (o nordeste, particulamente Pernambuco, vivia o esplendor da riqueza dos engenhos de açúcar).

    A criação da empresa "Companhia das Índias ocidentais", a famosa W.I.C, foi a reação do governo e empresários holandeses à política hostil da Espanha. Mas a primeira investida aconteceu mesmo em 1624, na Bahia, sede do governo geral do Brasil. Por um ano, os holandeses governaram o Brasil até que foram expulsos em 1625 por uma poderosa esquadra comandada pelo almirante espanhol D. Fradique de Toledo.

O domínio

    Uma segunda invasão aconteceu em fevereiro de 1630. A poderosa esquadra comandada pelo experiente general Hendrick Corneliszoom desembarcou em vários pontos do litoral de Recife e Olinda. Entre 1630 e 1637 os holandeses lutaram arduamente para consolidar seu domínio. A luta estendeu-se por todo o litoral nordestino e uma parte do interior. O principal foco de resistência era o Arraial do Bom Jesus (atual Recife antigo), que caiu em 1635, e a cidade de Porto Calvo (em Alagoas)

    É dessa época a história de Domingos Fernandes Calabar, portocalvense, profundo conhecedor do território nativo, que teria se bandeado para o lado "inimigo", fornecendo informações decisivas aos exércitos invasores. Calabar foi capturado e condenado a morte por traição. Alguns historiadores contestam a idéia de um Calabar "traidor" dos interesses nativos, apontando-o como um sujeito consciente que entre a opressão portuguesa e a opressão holandesa, optou pela última.

    Consolidada a vitória, a Casa de Orange enviou o Príncipe, Guerreiro e Administrador Maurício de Nassau para governar, a partir de Olinda, o Brasil holandes.

Nassau

    No período 1637-1644, Nassau impôs uma administração de excelência, aliando-se com os donos de engenho que haviam desistido de produzir ou fugido diante dos conquistadores estrangeiros. Devolveu-lhes a terra e os meios, incetivando a produção; restaurou igrejas profanadas, re-estabelecendo as práticas religiosas católicas; abriu ruas, construiu casas e moralizou o serviço público e a justiça. Patrono das artes e das ciências, Nassau trouxe em sua comitiva pintores (entre eles Frans Post), botânicos, médicos, cientistas, etc.

    Pernambuco (Olinda e Recife) viveu uma época de prosperidade e organização social incomuns ao domínio ibérico. Entretanto, os holandeses nunca deixaram de ser vistos como os estrangeiros dominadores, com costumes "eréticos", de linguajar incompreensível e rude. A idéia de "liberdade" ainda era forte, embora adormecida.

A expulsão

    Nem toda a burguesia holandesa concordava com a política civilizatória de Nassau. Pressionado por uma metrópole repleta de interesses imediatistas, Nassau foi obrigado a deixar Pernambuco em 1644. Instalou-se então um governo militar que passou a pressionar a população, acendendo os "ideais" de liberdade habilmente manipulados pela elite portuguesa e nativa. É dessa época a história do Senhor de Engenho João Fernandes Vieira, que fazendo um jogo duplo conseguiu montar as escondidas, um exército de "resistentes". Volta então o período de guerrilhas até chegar numa guerra aberta que culminou com a expulsão definitiva dos holandeses em 1654.

Quais foram as consequências da expulsão dos holandeses de Pernambuco?

Quais as principais consequências da expulsão dos holandeses do Nordeste brasileiro?

A expulsão dos holandeses do Brasil gerou sérios problemas para a economia da Colônia portuguesa na América. Eles passaram a produzir açúcar nas Antilhas, região da América Central, comercializando-o a um preço mais baixo na Europa. Além disso detinham o domínio sobre os mercados consumidores europeus.

Quais foram as causas da expulsão dos holandeses do Brasil?

A expulsão dos holandeses aconteceu por meio da mobilização popular contra os holandeses motivada pela Guerra de Restauração, que teve início em 1640.

Quais foram as consequências das invasões holandesas no Brasil?

Em conseqüência das invasões ao nordeste do Brasil, o capital neerlandês passou a dominar todas as etapas da produção de açúcar, do plantio da cana-de-açúcar ao refino e distribuição. Com o controle do mercado fornecedor de escravos africanos, passou a investir na região das Antilhas.

Como ocorreu a união ibérica e quais as suas consequências para os holandeses no Brasil?

Uma das consequências diretas da União Ibérica foi a invasão holandesa no nordeste. A Holanda possuía grande participação na produção do açúcar brasileiro por causa de sua relação amistosa com Portugal, todavia, a Espanha estava em guerra aberta contra a Holanda.

Por que os holandeses foram expulsos de Pernambuco?

As invasões holandesas foram motivadas pelo interesse holandês em tomar controle do negócio açucareiro e por conta da rivalidade entre Portugal e Holanda, e desta com a União Ibérica. ... O domínio teve fim em 1654, depois que Portugal e os colonos de Pernambuco mobilizaram-se para expulsar os holandeses de lá.

Como aconteceu a expulsão dos holandeses de Pernambuco?

Em 1645, no nordeste do Brasil, ocorreu a insurreição pernambucana, conflito onde os proprietários de terra da região se mobilizaram para a expulsão dos holandeses. Chegado o ano de 1640, a presença dos holandeses em território brasileiro esteve ameaçada pelo fim da União Ibérica. ...

Como ocorreu a expulsão dos holandeses no Brasil?

  • A expulsão dos holandeses aconteceu por meio da mobilização popular contra os holandeses ... A administração de Nassau foi um momento importante para o estabelecimento dos holandeses no Brasil.

Como ocorreu a expulsão dos holandeses do Nordeste brasileiro?

  • Tal conflito marcou a mobilização dos grandes proprietários de terra em favor da expulsão dos holandeses do Nordeste brasileiro. Nos anos de 16, a vitória nas batalhas ocorridas no Monte dos Guararapes determinou um grande avanço da população local contra os holandeses.

Como a Holanda estava envolvida com o negócio do açúcar no Brasil?

  • Até 1580, a Holanda tinha um envolvimento direto com o negócio do açúcar produzido no Brasil, pois foram eles que financiaram o desenvolvimento do negócio aqui e eles também participavam do refino e da comercialização do açúcar na Europa. Com a crise da dinastia de Avis, o rei da Espanha, Filipe II, acabou sendo coroado rei de Portugal.

Quando chegaram os holandeses a Pernambuco?

  • Os holandeses conquistaram a capitania de Pernambuco, em 1630, e instalaram uma colônia holandesa que existiu até 1654, quando os portugueses conseguiram expulsar os holandeses e retomar a região. O destaque da colônia holandesa ocorreu entre o período 16, quando Maurício de Nassau governou a região.

Qual foi a principal consequência da invasão holandesa no Nordeste?

Em conseqüência das invasões ao nordeste do Brasil, o capital neerlandês passou a dominar todas as etapas da produção de açúcar, do plantio da cana-de-açúcar ao refino e distribuição. Com o controle do mercado fornecedor de escravos africanos, passou a investir na região das Antilhas.

Quais foram as consequências da saída dos holandeses de Pernambuco?

Os holandeses foram expulsos de Pernambuco e começaram a produzir açúcar nas Antilhas, tornando-se concorrente da produção brasileira. Portugal não tinha investimento disponível para reerguer os engenhos do Nordeste e não conseguiu concorrer com os holandeses, causando uma crise na produção de açúcar no Brasil.

Quais foram as causas e as consequências da Insurreição Pernambucana?

Consequências da Insurreição de Pernambuco Depois de serem expulsos do Brasil, os Holandeses se fixaram nas Antilhas, na América Central. Lá prosperaram com a produção açucareira mais barata e ganharam boa parte do comércio mundial. Isso acabou por fomentar a crise açucareira no nordeste brasileiro.

Quais os fatores levaram à expulsão dos holandeses de Pernambuco?

A expulsão dos holandeses aconteceu por meio da mobilização popular contra os holandeses motivada pela Guerra de Restauração, que teve início em 1640.