Quais instrumentos são utilizados para o diagnóstico da doença periodontal na primeira consulta?

7 doenças periodontais quer precisa conhecer

O termo "periodontal" significa "ao redor do dente". Assim, de forma simples, a doença periodontal é uma doença ao redor do dente, uma infecção por bactéria que afeta as gengivas e os ossos que sustentam os dentes. Pode afetar um dente ou muitos dentes e começa quando as bactérias da placa bacteriana causam inflamações nas gengivas.

As doenças gengivais existentes são a principal causa da perda de dentes nos adultos. Sendo assim, torna-se essencial saber mais sobre estas doenças, nomeadamente os sintomas e causas.

Deixe que lhe demos uma pequena abordagem sobre as principais doenças e complicações.

1. Gengivite

O termo gengivite refere-se à inflamação das gengivas e é uma forma intermédia da doença gengival. A acumulação de placa bacteriana é a principal causa do aparecimento deste problema dentário.

Os principais sintomas da doença são vermelhidão, inchaço das gengivas e sangramento, que acontece, principalmente, quando se trinca algo duro ou durante os momentos de higiene – ao usar fio dentário ou durante a escovagem.

As boas notícias é que esta doença tem tratamento.

2. Periodontite

Esta infeção bacteriana afeta as estruturas que suportam os dentes, nomeadamente os tecidos, os ligamentos e os ossos. Esta é uma das fases mais graves quando se fala em doenças gengivais.

Este problema precisa de um tratamento o mais rapidamente possível para evitar a progressão da doença. Os sinais de alerta são o sangrar durante os momentos de higiene, o mau hálito e as gengivas vermelhas e inchadas.

3. Peri-implantites

A peri-implantite está associada a implantes dentários e é uma das complicações mais frequentes, chegando a afetar 80% dos pacientes. Esta complicação, basicamente, afeta os tecidos que rodeiam os implantes dentários osteointegrados.

Para evitar a progressão da doença, deve-se tomar atenção a alguns sintomas, nomeadamente o sangramento e inflamação das gengivas na zona do implante, mau hálito, dor, inchaço, entre outros.

Esta complicação pode ser evitada e tem tratamento.

⚠️ Para obter mais informações sobre gengivite, periodontite e peri-implantite, visite a página: Gengivite e Periodontite: Causas, Sintomas e Tratamentos.

4. Abcesso gengival

A acumulação de placa bacteriana é a principal causa desta patologia e o seu aparecimento surge após o início da infeção. Em casos mais graves, pode afetar as estruturas de suporte dos dentes.

Este problema provoca o aparecimento de bolsas com pus e, como seria de esperar, é muito doloroso para o paciente. O paciente pode esperar desconforto, dor na gengiva ou no próprio dente, inchaço do maxilar, inflamação da gengiva, mau hálito e sensibilidade dos dentes.

Este problema dentário, tal como os anteriores, tem tratamento. Pode obter mais informações na página do abcesso dentário.

5. Gengiva escura

A gengiva escura não costuma provocar dor, mas pode afetar a autoestima da pessoa e, consequentemente, as interações sociais da mesma.

O paciente pode ter gengivas escuras por questões hereditárias, origem étnica e devido a determinados medicamentos ou doenças. Podem, ainda, ser resultado da doença periodontal ou gengivite.

Este é um problema que pode ser resolvido junto ao seu dentista. Saiba mais sobre a gengiva escura, aqui.

6. Recessão gengival

A recessão gengival ocorre quando o tecido se afasta dos dentes, expondo-os cada vez mais. Em casos graves, essa recessão ou retração pode provocar danos a nível da própria estrutura do osso.

As possíveis causas deste problema são o bruxismo, má higiene oral, hábitos tabágicos, dentes desalinhados, entre outros. Boas notícias: a recessão gengival tem tratamento.

Para saber mais sobre este problema, as causas e os possíveis tratamentos, clique aqui.

7. Sorriso gengival

No sorriso gengival, a gengiva está demasiado exposta, algo que pode provocar frustração nos pacientes. Para que tenha uma ideia, um sorriso dentro dos padrões tem uma exposição de apenas dois milímetros – ou menos – de gengiva.

Apesar de o sorriso gengival não ter consequências a nível de saúde oral, pode afetar a autoestima e a confiança do paciente, daí a necessidade de realizar um tratamento.

Pode obter mais informações sobre o sorriso gengival e as formas de tratamento na página de reposicionamento labial.

Quais os principais instrumentos utilizados na periodontia?

Tipos de Instrumentos.
Sonda periodontal e Nabers..
Curetas..
Cinzéis..
Foices..
Enxadas..
Limas periodontais..

Como é feito o diagnóstico da doença periodontal?

Para o diagnóstico da doença periodontal é necessário avaliar os parâmetros clínicos de profundidade de sondagem, nível clínico de inserção e sangramento à sondagem, sendo avaliados em seis sítios por dente (mésio-vestibular, vestibular, disto-vestibular, mésio-lingual, lingual e disto-lingual).

Quais os procedimentos condutas realizados na primeira fase do tratamento periodontal?

1- Terapia Básica Periodontal (Raspagem): Tem como objetivo a remoção dos tártaros ou cálculos aderidos à superfície dentária, além da descontaminação da superfície radicular, removendo toxinas prejudiciais ao periodonto. Este tratamento é chamado de supragengival.

Qual instrumento periodontal é utilizado para a realização do PSR Registro periodontal simplificado )?

O exame é realizado com a sonda periodontal preconizada pela Organização Mundial de Saúde, onde a boca do paciente é dividida em seis sextantes, os quais recebem códigos numerados (0 a 4) de acordo com a visibilidade da sonda no sulco e com determinadas características clinicas.