Quais os benefícios da prática esportiva para a pessoa com deficiência?

Praticar atividade física com regularidade melhora a qualidade e traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental. Para as pessoas com deficiência, os ganhos são ainda maiores: aprimora a força, o equilíbrio e a agilidade, estimula o convívio externo e previne as enfermidades secundárias à deficiência. 

Quais os benefícios da prática esportiva para a pessoa com deficiência?
 


No aspecto social, proporciona a sociabilização e aumenta a independência no dia a dia. No aspecto psicológico, o esporte melhora a autoconfiança e a autoestima, tornando os praticantes mais otimistas e seguros para alcançarem seus objetivos.

Além de sessões de reabilitação e fisioterapia, existem modalidades específicas para as pessoas portadoras de deficiência, como o atletismo, natação, bocha, basquetebol em cadeira de rodas, dança adaptada, goalball entre outros.  


Quais os benefícios da prática esportiva para a pessoa com deficiência?
 
liberal.com.br/wp-content/uploads/2017/07/2907-Dan%C3%A7a-Cadeirantes

Abaixo listamos os principais benefícios da prática de atividade física:
• Mais agilidade, equilíbrio, força muscular, resistência e coordenação motora;
• Melhora dos aparelhos circulatório, respiratório, digestório, reprodutor e excretor;
• Aumento da velocidade, ritmo e reabilitação;
• Prevenção de deficiências secundárias;
• Promoção e encorajamento do movimento;
• Desenvolvimento de habilidades motoras e funcionais;
• Manutenção e promoção da saúde;
• Reforço da autoestima e autoimagem;
• Integração social com outros grupos intensificada;
• Estímulo à independência e autonomia;
• Motivação para atividades futuras;
• Desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas;
• Superação de situações de frustração.

Quais os benefícios da prática esportiva para a pessoa com deficiência?
 
liberal.com.br/wp-content/uploads/2017/07/2907-Dan%C3%A7a-Cadeirantes

Não importa se o atleta tem como objetivo jogar em competições ou por diversão, o importante é procurar uma modalidade esportiva que se adeque as condições e objetivos pessoais, respeitando as limitações de cada um e seguindo todas as normas de segurança para evitar acidentes e estimular sempre o desenvolvimento da potencialidade individual.

Seja em casa, na academia, na clínica de fisioterapia ou no parque, movimentar-se é a palavra de ordem!

Nossa missão é melhorar a vida das pessoas através de nossos equipamentos de reabilitação. Quando uma pessoa perde parte ou total mobilidade física, um guincho de transferência vem a ser o melhor aliado no tratamento do paciente.

Prático, seguro e confortável, os guinchos Vollenz facilitam o trabalho do cuidador e proporcionam mais qualidade de vida ao paciente.

Consulte-nos para saber mais sobre nossos produtos.

No Dia Internacional do Deficiente Físico, 3 de dezembro, especialistas de saúde reforçam a necessidade de incentivar a prática de atividade física por pessoas portadoras de deficiência. Praticar esporte é uma forma de esses indivíduos redescobrirem a vida de uma forma ampla e global. Previne as enfermidades secundárias à deficiência e ainda promove a integração social, levando o indivíduo a descobrir que é possível, apesar das limitações físicas, ter uma vida normal e saudável.

Abraçar uma atividade física pode transformar o dia-a-dia de um atleta especial e ainda fazer bem para a saúde do corpo e da mente.

Movimentar-se é a palavra de ordem. Não importa se o atleta tem como objetivo jogar profissionalmente ou de forma amadora. O importante é procurar uma modalidade esportiva que se adeque as condições e limites. 

Praticar atividade física tanto por competitividade quanto por diversão pode trazer ao indivíduo benefícios físicos e psicológicos.  


É imprescindível respeitar as limitações, adequando modalidades e objetivos pessoais.

Físicos:
Agilidade, equilíbrio, força muscular, coordenação motora, resistência física, melhora das condições organo-funcional (aparelhos circulatório, respiratório, digestório, reprodutor e excretor), velocidade, ritmo, possibilidade de acesso à prática do esporte como lazer, reabilitação e competição, prevenção de deficiências secundárias, promoção e encorajamento do movimento, desenvolvimento de habilidades motoras e funcionais para melhor realização das atividades de vida diária, entre outros. 

Psíquicos:
Melhora da auto-estima, aumenta a integração social, redução da agressividade, estímulo à independência e autonomia, experiência com as possibilidades, potencialidades e limitações, vivência de situações de sucesso e de frustração, motivação para atividades futuras, desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas, entre outros. 

É imprescindível respeitar as limitações, adequando modalidades e objetivos pessoais. É preciso haver acompanhamento e muita atenção na hora de executar um movimento. É necessário respeitar todas as normas de segurança, evitando novos acidentes e o mais importante, estimular sempre o desenvolvimento da potencialidade individual. 

Quais são os benefícios do esporte para pessoas com deficiência?

Segundo o Guia, os principais benefícios da prática de atividade física para pessoas com deficiência são: aumento da força muscular, da resistência, da coordenação motora, do equilíbrio, da flexibilidade e da agilidade.

Quais são os benefícios oferecidos às pessoas com deficiência através dos esportes paralímpicos?

Agilidade, equilíbrio, força muscular, coordenação motora, resistência física, melhora das condições organo-funcional (aparelhos circulatório, respiratório, digestório, reprodutor e excretor), velocidade, ritmo, possibilidade de acesso à prática do esporte como lazer, reabilitação e competição, prevenção de ...