Quais os benefícios do kiwi

O kiwi é uma fruta agridoce que possui grande valor nutricional, pois é rica em nutrientes como vitamina C e K, potássio, folato e fibras, além de conter poucas calorias. Por esse motivo, é excelente para manter o funcionamento do intestino e aumentar a sensação de saciedade.

Além disso, o consumo regular dessa fruta pode ser benéfico para o tratamento de várias doenças, como a asma, por exemplo, porque os seus compostos bioativos, como os antioxidantes e flavonoides, ajudam a reduzir a inflamação crônica do trato respiratório e o estresse oxidativo, que estão na origem desta doença.

Benefícios do Kiwi

Além de ajudar a perder peso, o kiwi também tem outros benefícios importantes, como:

  1. Evitar a prisão de ventre, porque é uma fruta rica em fibras, principalmente a pectina, que ajuda não só a facilitar o movimento do intestino, atuando como um laxante natural;
  2. Melhora a função respiratória em pessoas com asma, pois é rico em vitamina C, devendo-se comer de 1 a 2 vezes por semana;
  3. Contribuir para regular a pressão arterial, diminuir a retenção de líquidos e o risco de ataque cardíaco, porque além de ser rico em água, que favorece a eliminação do excesso de líquido pela urina, também é uma fruta rica em potássio e outros minerais, que ajudam a manter a pressão controlada;
  4. Reduzir o colesterol, devido ao seu teor em fibras e antioxidantes, que fazem com que a fruta tenha uma ação redutora de gorduras;
  5. Prevenir a formação de coágulos, pois é rico em vitamina K, que exerce uma ação anticoagulante e ajuda a "afinar" o sangue, reduzindo o risco de sofrer um derrame, por exemplo;
  6. Aumentar as defesas do corpo, porque é uma fruta rica em vitamina C, que contribui para um sistema imunológico saudável;
  7. Diminuir o risco de câncer de cólon, porque é rico em antioxidantes e fibras, que ajudam a reduzir os danos celulares causados ​​pelos radicais livres;

Além disso, o kiwi é uma fruta rica em actinidina, uma enzima que auxilia na digestão da maioria das proteínas, além de conter fibras solúveis, que melhoram o processo digestivo.

Composição nutricional do Kiwi

A tabela seguinte apresenta a composição nutricional para 100 g de kiwi:

Componentes Quantidade em 100 g
Energia 51 kcal
Proteínas 1,3 g
Lípidos 0,6 g
Carboidratos 11,5 g
Fibras 2,7 g
Cálcio 24 mg
Magnésio 11 mg
Potássio 269 mg
Fósforo 33 mg
Cobre 0,15 mg
Vitamina C 70,8 mg
Vitamina A 7 mcg
Folato 42 mcg
Ferro 0,3 mg
Colina 7,8 mg
Vitamina K 40,3 mcg
Água 83,1 g

Em que quantidade se deve consumir

A porção adequada de kiwi para obter todos os seus benefícios e perder peso é de 1 unidade média por dia. No entanto, para perder peso, o kiwi deve ser acompanhado de uma dieta hipocalórica, com controle de açúcares e gorduras.

Um estudo indicou que o consumo de 3 unidades de kiwi por dia, contribui para a redução da pressão arterial. No caso da asma, sugere-se consumir esta fruta ou outra fruta rica em vitamina C, 1 a 2 vezes por semana.

Receitas light com kiwi

Para aproveitar da melhor forma o Kiwi no dia a dia, aqui ficam duas deliciosas receitas com poucas calorias.

1. Suco de kiwi com pêra

Este suco é delicioso e tem poucas calorias, sendo uma ótima opção para o lanche da manhã, por exemplo.

Ingredientes

  • 2 kiwis;
  • 2 peras ou maçãs verdes;
  • 1/2 copo de água ou água de coco.

Preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador e tomar logo a seguir, de preferência sem adoçar. Este suco deve ser tomado logo após o seu preparo para que a fruta não oxide ou perca as suas propriedades.

2. Palitinhos de kiwi com chocolate

Esta é uma boa receita para uma sobremesa, desde que o chocolate utilizado seja meio amargo.

Ingredientes:

  • 5 kiwis;
  • 1 barra de chocolate com 70% de cacau.

Preparo:

Descascar e fatiar os kiwis, derreter a barra de chocolate em banho maria e mergulhar cada fatia de kiwi no chocolate, utilizando um espetinho de churrasco, por exemplo.

Por fim, levar à geladeira para esfriar e servir gelado. Uma outra forma de preparar esta receita é colocar várias fatias num espetinho, regando em seguida com um pouquinho de chocolate diet meio amargo.

O que o kiwi faz no corpo?

Estudos mostram que a lista de benefícios se estende pelo fato de que o consumo do kiwi ajuda na fixação do cálcio, favorecendo os ossos e os dentes; potencializa a absorção de ferro; ajuda a baixar os níveis de triglicérides; aumenta as defesas do organismo; e ainda deixa a pele com aparência mais bonita e saudável.

Qual a maneira correta de comer kiwi?

1- Comer com casca: Como se fosse uma maçã, a casca do kiwi é cheia de vitamina C, que aumenta a imunidade e diminui o estresse, também beneficiando a pele e contribuindo para a queima de gordura. 2- Cortar no meio da fruta e comer de colher: Facilmente separada da casca, tornando prática a forma de comer.

Quantos kiwis se pode comer por dia?

Em que quantidade se deve consumir Um estudo indicou que o consumo de 3 unidades de kiwi por dia, contribui para a redução da pressão arterial. No caso da asma, sugere-se consumir esta fruta ou outra fruta rica em vitamina C, 1 a 2 vezes por semana.

Pode comer kiwi antes de dormir?

Kiwi. Recentemente, o kiwi foi classificado como uma fruta aliada do sono. Um estudo publicado no Asia Pacific Journal of Clinical Nutrition indicou que a combinação de antioxidantes, potássio e serotonina na sua composição favorecem a indução do sono e a qualidade do seu descanso ao longo da noite.