Quais os conteúdos da Educação Física e suas definições?

Quais os conteúdos da Educação Física e suas definições?

(Crédito: Marcos Rosa)

O ensino da Educação Física vai além da recreação e da cobrança pelo rendimento no esporte. Os conteúdos da disciplina contemplam as produções de nossa cultura corporal: o jogo, o esporte, a dança, a ginástica e a luta (conheça as expectativas de aprendizagem). A disciplina deixou de lado a ênfase no rendimento padronizado que a caracterizava até a década de 1980 para rever o conceito de corpo e considerar a dimensão cultural simbólica a ele inerente. Agora, considera o homem eminentemente cultural, contínuo construtor da cultura relacionada aos aspectos corporais. "Os documentos curriculares trouxeram para a Educação Física o universo do conhecimento cultural. O aluno continua praticando o esporte, mas vai além: entende seus contextos e sua criação", diz Caio Martins Costa, do Instituto Esporte e Educação, de São Paulo.

Trabalhando com corpos em fase de transformação

No Ensino Fundamental II, em plena puberdade, os jovens se aproximam. Iniciam-se os primeiros namoros e é importante que o professor esteja preparado para responder a questões que podem surgir. É nessa fase que aparecem tanto a vontade de exibir-se como a vergonha de expor seu corpo e seu desempenho.

"A sexualidade é um dos principais dilemas de nossa sociedade", afirma Caio. "O ideal é que boa parte das atividades seja praticada em conjunto, mas nem todas precisam ser misturadas. Há o momento em que os meninos vão querer jogar apenas com os meninos e as meninas com as meninas. Esses momentos também são importantes, embora a prática em conjunto seja essencial."

Outro ponto que pode surgir é o da participação de alunos com necessidades especiais. "O sistema educativo e os programas de ensino devem ser planejados e aplicados tendo em vista as diferenças, constituindo assim uma pedagogia centralizada no aluno, capaz de atender a qualquer tipo de necessidade de aprendizagem", explica Ricardo Jacó de Oliveira, da Universidade Católica de Brasília. É papel do professor também localizar as competências corporais em que alguns alunos apresentam dificuldades e promover atividades para que eles possam progredir. Deve ainda ajudar os jovens a ganhar consciência da cultura do movimento - as diferentes formas de movimento do homem, desde as mais simples e naturais, como caminhar, correr e pular, até as mais complexas possibilidades, como a ioga, a capoeira, a dramatização, as danças, as ginásticas, as lutas, os esportes e assim por diante (leia uma proposta de plano plurianual para a área). Veja a seguir quatro situações didáticas fundamentais para pensar o ensino de Educação Física para os alunos do 6º ao 9º ano.

1. Leitura de práticas corporais

Quais os conteúdos da Educação Física e suas definições?

LEITURA CORPORAL Assistir a jogos desperta a reflexão sobre a prática e o desejo por ampliar o conhecimento. (Crédito: Marcos Rosa)

O que é Pesquisa em diferentes mídias para identificar o que os alunos sabem sobre distintas práticas corporais.

Quando propor No início de sequências ou projetos didáticos.

O que o aluno aprende A refletir sobre o que pratica, o que conhece, como aprendeu e estabelecer uma abertura para a ampliação de conhecimentos. Identificar as práticas mais veiculadas pela mídia.

Como propor Por meio de vídeos ou da ida a eventos. O professor elabora um registro do que foi levantado pelo grupo e identifica o que precisa ser pesquisado sobre a prática em questão: origem, popularização, espaço ocupado na mídia e facilidade para a prática.

2. Fundamentos da fisiologia humana

Quais os conteúdos da Educação Física e suas definições?

FUNDAMENTOS Utilizando pôsteres e vídeos, a turma aprende sobre os efeitos do esporte no corpo. (Crédito: Marcos Rosa)

O que é Conhecimento sobre as diversas capacidades e habilidades motoras, os exercícios que as desenvolvem e como funcionam os órgãos do corpo durante a prática da atividade física.

Quando propor Como parte de sequências ou projetos didáticos.

O que o aluno aprende A refletir sobre o efeito da prática esportiva no corpo e relacionar saúde com atividade física.

Como propor Com o uso de pôsteres, vídeos e outros materiais audiovisuais, o professor deve aumentar os conhecimentos dos estudantes sobre o próprio corpo. As atividades físicas devem indicar os músculos trabalhados, as características aeróbicas e anaeróbicas etc.

3. Atividades esportivas práticas e teóricas

Quais os conteúdos da Educação Física e suas definições?

ATIVIDADES PRÁTICAS Jogos desenvolvem o espírito esportivo, com valorização das partidas e não do resultado. (Crédito: Marcos Rosa)

O que é Compreensão, análise e crítica de regras, técnicas e táticas de modalidades esportivas conforme definidas pelas federações internacionais, bem como o início da prática de diferentes modalidades (leia a sequência didática).

Quando propor Como parte de sequências ou projetos didáticos.

O que o aluno aprende A entender os processos históricos e socioculturais envolvidos no fenômeno esportivo e desenvolver o espírito esportivo, valorizando a competição e não o resultado.

Como propor Valendo-se de atividades coletivas e de acordo com os conteúdos que pretende desenvolver. Os alunos podem atuar em esquema de rodízio, executando diferentes atividades, experimentando diversas funções e assumindo distintos papéis. É preciso desenvolver a competição como um meio a ser utilizado para o aprendizado do respeito - tanto das regras quanto dos adversários -, para a valorização do trabalho em equipe, para a sociabilização e, principalmente, para adquirir humildade (a descoberta de que existem pessoas melhores em determinada prática) e autoestima (desenvolvimento contínuo, aprimoramento, sucesso e realização).

4. Pesquisa da cultura do movimento

Quais os conteúdos da Educação Física e suas definições?

PESQUISA DA CULTURA Conhecer as expressões de movimento ajuda a estabelecer relações com a prática pessoal. (Crédito: Marcos Rosa)

O que é Investigação e interpretação do universo lúdico da cultura do corpo, das dimensões socioculturais do lazer, das políticas públicas de esporte, do sentido ético-estético do corpo e das manifestações dançantes da cultura brasileira.

Quando propor Como parte de sequências e projetos didáticos.

O que o aluno aprende A conhecer as expressões da cultura de movimento e relacionar as próprias experiências corporais com elas.

Como propor Buscar informações sobre a história de vida de cada um, suas vinculações socioculturais e seus desejos para estabelecer uma relação entre a cultura de movimento e seu repertório. A análise de festas comunitárias, a observação das pessoas em parques e praças e do meio como os estudantes se deslocam até a escola (a pé, de bicicleta, skate etc.) estimulam estudos e reflexões.

Quer saber mais?

BIBLIOGRAFIA
Reinventando o Esporte: Possibilidades da Prática Pedagógica
, Sávio Assis, 234 págs. Ed. Autores Associados, tel.: (19) 3249-2800, 46 reais

Quais são os conteúdos de Educação Física?

A Educação Física possui um vasto conteúdo formado pelas diversas manifestações corporais criadas pelo ser humano ao longo dos anos. São eles jogos, brincadeiras, danças, esportes, ginásticas, lutas, etc.

Quais os conteúdos da Educação Física e sua importância?

Através de atividades da Educação Física é possível criar espaços de desenvolvimento crítico, respeito às diferenças, solidariedade e cooperação. Também contribui na promoção, prevenção e reabilitação da saúde física e mental. Sendo assim, o estudo da Educação Física é o ser humano como um todo.

Quais são os cinco conteúdos sugeridos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para as aulas de Educação Física?

Você acertou! Alternativa correta é esta, pois os PCNs consideram como conteúdos para as aulas de Educação Física: esporte, lutas, jogos (e/ou brincadeiras), ginástica e dança (livro-base, p. 92). B esportes, acrobacias, dinâmicas, ginástica e dança.

Quais são os 5 elementos da Educação Física?

Os componentes da aptidão (velocidade, força, agilidade, equilíbrio e coordenação) devem ser lembrados no planejamento das aulas de educação física, pois tornam possível uma prática esportiva de melhor qualidade.