Quais os cuidados de enfermagem podem ser dados em saúde coletiva para evitar o contágio de doenças causadas por vermes?

A ascaridíase é a doença causada por vermes parasitas mais disseminada no pelo mundo. A infecção acontece pela ingestão dos ovos do verme Ascaris Lumbricoide, e é popularmente conhecida como lombriga. Apesar de preferir os intestinos, os vermes podem habitar também outros órgãos como o coração, pulmão e fígado.

O ser humano é o único hospedeiro, e por isso, responsável pela transmissão e continuidade do ciclo do verme.

Ingerir água, frutas ou verduras contaminadas pode levar os ovos da lombriga ao sistema digestório. Ao chegar no intestino delgado os ovos se rompem, liberando as larvas, que por sua vez vão penetrar as paredes intestinais e cair na corrente sanguínea e se espalhando por outros órgãos.

Ao atingirem os pulmões, as larvas já estão crescendo e podem causar sintomas semelhantes à pneumonia. Depois penetram traqueia, laringe, faringe e estômago. Depois de deglutidas as larvas se instalam no intestino delgado já adultas, onde vão se multiplicar, chegando a botar cerca de 15 mil ovos por dia.

Esse ciclo todo pode levar por volta de dois meses, e os ovos das larvas adultas são eliminados nas fezes humanas. Quando não existem condições satisfatórias de higiene, as fezes humanas podem acabar contaminando o solo, a água ou alimentos.

Os sintomas característicos da ascaridíase são dores abdominais, dificuldade de evacuar e enjôo. Mas eles só são percebidos caso a infestação seja grande. Quando a contaminação ainda está em estágio inicial, apenas através de um exame de fezes é possível identificar o verme.

O tratamento é simples, e deve ser feito com administração de medicação antiparasitária via oral de um a três dias consecutivos. Mas a prevenção através de hábitos higiênicos é a melhor maneira de prevenir a ascaridíase:

  • Lave bem os alimentos antes do consumo;
  • Prefira alimentos cozidos;
  • Lave sempre as mãos;
  • Mantenha o local de preparação dos alimentos limpo;
  • Beba apenas água filtrada;
  • Mantenha sua higiene pessoal em dia.

O site do Hospital viValle tem caráter informativo e suas informações não substituem a consulta com especialistas. Para mais informações sobre o tema, entre em contato com um médico infectologista e tire suas dúvidas.

Verminoses são todas as doenças desencadeadas por nematoides e platelmintos, organismos tradicionalmente chamados de vermes. Essas doenças afetam toda a população, independentemente do sexo, idade, cor da pele ou classe social. Entretanto, elas ocorrem com maior frequência em áreas com saneamento básico deficiente e em pessoas com hábitos de higiene precários.

As verminoses são normalmente transmitidas pela ingestão de alimentos ou água contaminada e também pelo contato desprotegido com solo que abriga parasitas.

Tópicos deste artigo

  • 1 - Exemplos de verminoses causadas por nematoides
  • 2 - Exemplos de verminoses causadas por platelmintos
    • Esquistossomose
    • Teníase
  • 3 - Medidas para se prevenir de verminoses

Exemplos de verminoses causadas por nematoides

  • Ascaridíase

O agente etiológico da ascaridíase é o Ascaris lumbricoides, também conhecido como lombriga. Ele é adquirido por meio da ingestão de ovos do parasita que podem estar presentes na água ou no alimento, por exemplo.

Como sintomas da ascaridíase, podemos citar diarreia, náusea, dores abdominais e obstrução intestinal quando vários vermes são encontrados. Como a larva possui um ciclo pulmonar, pode ocorrer a manifestação de problemas pulmonares, como a pneumonite. Vale frisar que normalmente a ascaridíase é uma doença assintomática.

  • Ancilostomíase

A ancilostomíase, também chamada de amarelão e doença do Jeca Tatu, possui como agente etiológico os nematoides da família Ancylostomidae. Esses vermes são adquiridos por meio da penetração de larvas na pele quando entramos em contato com solo contaminado.

Os sintomas dependem da quantidade de parasitos no corpo, sendo normalmente assintomática em infecções leves. Em grandes infecções, a ancilostomíase pode desencadear anemia. Quando acomete crianças, pode ocorrer problemas no desenvolvimento físico e mental.

Exemplos de verminoses causadas por platelmintos

  • Esquistossomose

A esquistossomose é uma doença provocada pelo Schistosoma mansoni. Esse parasita é adquirido quando o homem entra em contato com água infestada de cercárias, que é a forma larval desse platelminto.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A verminose pode provocar febre, diarreia, náusea, vômito, tosse seca, dores abdominais e dor de cabeça. Nas formas mais graves da doença, podem ocorrer complicações como insuficiência hepática, hemorragia digestiva, comprometimento do sistema nervoso central e glomerulonefrite.

  • Teníase

A teníase pode ser causada pela Taenia solium, presente na carne de porco, e a Taenia saginata, encontrada na carne bovina. A transmissão ocorre ao ingerir carne que contém larvas desses platelmintos. Quando ocorre a ingestão de ovos, ocorre uma doença denominada de cisticercose.

A presença da tênia no intestino pode desencadear dores abdominais, náuseas, perda de peso, diarreia ou constipação. Em alguns casos, a teníase pode provocar complicações, como a obstrução do apêndice e do ducto pancreático.

Medidas para se prevenir de verminoses

As verminoses podem ser facilmente prevenidas com hábitos simples de higiene e com a ampliação do saneamento básico, responsável por fazer o tratamento adequado do esgoto e levar água limpa a toda a sociedade. Entre as medidas que podem ser tomadas individualmente, podemos citar:

- Lavar bem as mãos antes de se alimentar, ao manipular alimentos e após ir ao banheiro;

- Lavar bem os alimentos, principalmente aqueles que serão ingeridos in natura;

- Nunca consumir água sem estar filtrada ou fervida;

- Evitar andar descalço;

- Não tomar banho em rios e lagos que possam estar contaminados por esgoto.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Quais os cuidados para evitar o contágio de doenças causadas por vermes?

Tratamento e Prevenção.
Lavar as mãos com frequência;.
Lavar adequadamente os alimentos, principalmente os que serão consumidos crus, como frutas e legumes;.
Manter as unhas sempre cortadas e limpas;.
Evitar andar descalço;.
Beber água filtrada ou fervida;.
Evitar o consumo de carne crua..

Quais as ações da equipe de enfermagem na prevenção das doenças parasitárias?

O enfermeiro destaca-se na prevenção e controle das parasitoses intestinais através do desenvolvimento de práticas interativas e integradoras de cuidado. Assim, é necessário identificar, prevenir e tratar as infecções parasitárias, a fim de evitar prováveis epidemias e formação de novas áreas endêmicas.

Quais medidas de saúde coletiva e individual que são necessárias para a prevenção de doenças parasitárias causadas por helmintos?

· educação para a saúde; · proibição do uso de fezes humanas para adubo; · saneamento básico a toda população; · condições de moradia compatíveis com uma vida saudável.

O que você pode fazer para se prevenir dessas doenças?

Saiba como prevenir doenças e ficar bem com a sua saúde.
CUIDE DA HIGIENE. ... .
PRATIQUE EXERCÍCIOS FÍSICOS. ... .
MANTENHA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL..
DURMA BEM. ... .
FAÇA OS EXAMES DE ROTINA REGULARMENTE. ... .
TOME VACINAS CORRETAMENTE. ... .
MANTENHA O CORPO HIDRATADO. ... .
SEJA OTIMISTA..