Qual a importância do profissional de enfermagem em relação ao combate de parasitose?

Parasitoses Intestinais

São doenças causadas por vermes e protozoários. A contaminação se dá de várias formas, sendo que a principal é a ingestão de alimentos ou água contaminada e através da pele por ferimentos pequenos.

Seja pela ausência ou precariedade de saneamento básico, seja por questões que envolvam os cuidados com higiene individual ou de instalações (reservatórios para água e meios de preparo/ conservação dos alimentos), tudo aquilo que ingerimos pode estar contaminado por microorganismos e causar doenças. É importante destacar o fato de que o número de casos dessas doenças é sempre bem maior nas áreas de baixas condições sócio-econômicas e carência de saneamento básico, incluindo-se o tratamento da água, do esgoto, do lixo e o controle de vetores, particularmente moscas, ratos e baratas.

Sintomas:

De modo geral, a maioria das pessoas infectadas se apresenta com quadro de dor abdominal, cólicas, náuseas, vômitos, diarréias, perda de peso, anemia, febre e sintomas respiratórios. O tratamento é feito com medicamentos antiparasitários específicos após a identificação do agente causador.

Prevenção:

A prevenção das parasitoses exige medidas simples, mas é preciso que se crie o hábito de executá-las rotineiramente. As principais são:

  • · lavar as mãos antes das refeições, antes de manipular e preparar alimentos, antes do cuidado de crianças e após ir ao banheiro ou trocar fraldas;
    · andar sempre com os pés calçados;
    · cozinhar bem os alimentos. Carnes somente bem passadas;
    · lavar com água potável os alimentos que serão consumidos crus e se possível deixe-os de molho por 30 minutos em água com hipoclorito de sódio a 2,5%;
    · beber somente água filtrada ou fervida;
    manter limpa a casa e terreno ao redor, evitando a presença de insetos e ratos;
    · conservar as mãos sempre limpas, as unhas aparadas, evitar colocar a mão na boca;
    não deixar as crianças brincarem em terrenos baldios, com lixo ou água poluída.

    Do ponto de vista da comunidade, a prevenção se faz através de:

    · educação para a saúde;
    · proibição do uso de fezes humanas para adubo;
    · saneamento básico a toda população;
    · condições de moradia compatíveis com uma vida saudável.

 IMPORTANTE

  •  Somente um médico pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As
  •  informações disponíveis em Dicas em Saúde possuem apenas caráter educativo.

  •  Fonte:

    - Secretaria de Estado da Saúde do Rio de Janeiro
    Dica sugerida pela usuária Tatiana Amaral
  •  Sugira um tema:
  •  Créditos: Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde

Autores

  • Joselane Izaquiel Marinho
  • Mirelly Caetano Araújo
  • Carolina Dias dos Santos Silva
  • Bruna Braga Dantas

DOI:

https://doi.org/10.51161/rems/720

Palavras-chave:

Criança, Enfermagem, Parasitoses

Resumo

Introdução: As parasitoses intestinais são infecções que podem desencadear alterações no estado físico, psicossomático e social, interferindo diretamente na qualidade de vida de seus portadores e, representam as doenças mais comuns no Brasil apresentando-se de forma endêmica em diversas áreas, sendo considerada um sério problema de Saúde Pública. Objetivo: Informar sobre a importância da enfermagem na prevenção de parasitoses intestinais em crianças no Brasil. Material e Método: Foi realizado um estudo de Revisão Integrativa da Literatura por meio de pesquisa na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e Literatura Latino-Americana em Ciências de Saúde (LILACS), utilizando as palavras chaves “parasitoses intestinais”, “criança” e “enfermagem”. A pesquisa bibliográfica resultou na obtenção de 30 artigos, dos quais 10 foram selecionados. Os critérios de inclusão foram artigos disponíveis na íntegra no período de 05 anos (2015-2020), nos idiomas português, inglês e espanhol, publicados nas referidas bases de dados. Resultados: As parasitoses intestinais são causadas por protozoários ou helmintos, com ampla capacidade de desenvolvimento e propagação em ambientes com condições precárias de saneamento básico, consumo de água não tratada e higiene inadequada. Dessa forma, as parasitoses intestinais são observadas, principalmente, em crianças de países em desenvolvimento comumente submetidas à baixas condições de salubridade ambiental. Assim, a falta de hábitos corretos de higiene pessoal, frequente contato com locais possivelmente contaminados, como solo, água e areia, além de um sistema imunológico imaturo, favorece o desenvolvimento destas doenças, o que consistem em um fator agravante da subnutrição, podendo levar à morbidade nutricional, geralmente acompanhada por diarreia crônica e desnutrição. Sendo assim, comprometendo, como consequência, o desenvolvimento físico e intelectual. Diante disso, medidas de prevenção, implantadas principalmente por enfermeiros, através de programas de controle, educação sanitária, orientação e conscientização da população devem ser efetivadas de maneira cada vez mais eficaz. Conclusão: Portanto é de extrema importância a atuação dos enfermeiros no que tange as medidas de prevenção através de diagnósticos precoces, tratamento imediato e adequado dos casos bem como ações educativas e disseminação do conhecimento, afim de informar a população sobre os agravamentos relacionadas as doenças parasitarias por conseguinte minimizar e/ou evitar as contaminações

Qual a importância do profissional de enfermagem em relação ao combate de parasitose?

Como Citar

Marinho, J. I., Araújo, M. C., Silva, C. D. dos S., & Dantas, B. B. (2021). ENFERMAGEM E SUA IMPORTÂNCIA NA PREVENÇÃO DE PARASITOSES INTESTINAIS EM CRIANÇAS NO BRASIL. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 2(1), 43. https://doi.org/10.51161/rems/720

Edição

Seção

Anais do Congresso Brasileiro de Parasitologia Humana On-line

Licença

Qual a importância do profissional de enfermagem em relação ao combate de parasitose?

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Direitos Autorais

A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Licença Creative Commons

Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.

Qual a importância do profissional de enfermagem em relação ao combate de parasitoses?

O enfermeiro destaca-se na prevenção e controle das parasitoses intestinais através do desenvolvimento de práticas interativas e integradoras de cuidado. Assim, é necessário identificar, prevenir e tratar as infecções parasitárias, a fim de evitar prováveis epidemias e formação de novas áreas endêmicas.

Qual a importância do profissional de enfermagem na prevenção de doenças?

Funções da enfermagem na medicina preventiva Realizar estratificação de risco, rastreamento e diagnóstico precoce das doenças mais prevalentes e relevantes. Elaborar recomendações individualizadas e baseadas em evidências para mudança de estilo de vida, promoção da saúde e envelhecimento saudável.

Quais as principais medidas preventivas para doenças parasitárias?

“As principais medidas preventivas são a ingestão de água potável filtrada ou fervida e a higienização das mãos, que podem ser veículos de transmissão de patógenos intestinais, principalmente após usar o banheiro e antes de comer ou manipular alimentos”, afirma a infectologista Diana Ventura.

O que é PARASITOLOGIA na enfermagem?

A PARASITOLOGIA é a ciência que estuda o parasitismo. O parasitismo ocorre quando um organismo (parasita) vive em associação com outro organismo (hospedeiro), do qual retira os meios para sua sobrevivência, causando prejuízos – ou seja, doenças – ao hospedeiro durante este processo.