Qual a diferença entre analgesico e antitermico

Qual a diferença entre analgesico e antitermico

Tenho certeza de que você já tomou algum remédio em sua vida sem saber exatamente o que ele faz! Não se sinta culpado por isso, não chega a ser um crime, pois convenhamos que existem muitos remédios para uma variedade muito grande de problemas de saúde.

Sabemos o quão importante é saber sobre aquilo que ingerimos e agregamos aos nossos corpos, principalmente quando se trata de medicamentos, mas não seria possível tratar sobre todos eles aqui. Felizmente podemos tratar sobre dois dos mais utilizados por todos nós, os analgésicos e antitérmicos.

Qual a diferença entre analgesico e antitermico

  • O que é um Analgésico?
  • Como Funciona um Analgésico?
  • Quais são os Efeitos Colaterais Analgésicos?
  • O que é um Antitérmico?
  • Como Funcionam as Drogas Antitérmicas?
  • Tipos de Drogas Antitérmicas para Tratar a Febre

O que é um Analgésico?

Esses medicamentos são comumente usados ​​para tratar a dor devido a artrite, cirurgia, lesão, dor de dente, dor de cabeça, cólicas menstruais, dores musculares ou outras causas

Embora sejam amplamente utilizados como analgésicos, o uso a longo prazo de analgésicos pode ser arriscado.

Um analgésico é um medicamento que alivia a dor. Existem diferentes tipos de analgésicos, incluindo:

  • Avinza
  • Kadian
  • Oxycontin
  • Dolophine
  • Dilaudid
  • Codeína
  • Demerol
  • Duragesic
  • Tylenol
  • Entre outros

Qual a diferença entre analgesico e antitermico

Como Funciona um Analgésico?

Analgésicos diferentes funcionam de maneiras diferentes.

Os opioides reduzem os sinais de dor enviados pelo sistema nervoso e a reação do cérebro a esses sinais de dor.

O Tylenol funciona alterando a maneira como o corpo sente a dor.

Os AINEs bloqueiam os efeitos das prostaglandinas  (substâncias químicas no corpo com qualidades semelhantes às hormonas), reduzindo tanto a dor como o inchaço.

Quais são os Efeitos Colaterais Analgésicos?

Seu risco de sofrer efeitos colaterais depende do tipo de analgésico que você toma e por quanto tempo você toma.

Os efeitos colaterais dos analgésicos podem incluir:

  • Prisão de ventre
  • Sonolência
  • Tontura
  • Estômago chateado
  • Tocando nos seus ouvidos
  • Comichão na pele ou erupção cutânea
  • Boca seca

Qual a diferença entre analgesico e antitermico

Precauções Analgésicas

Informe o seu médico sobre todas as condições médicas que você tem antes de tomar um analgésico.

As crianças não devem tomar aspirina porque pode ocorrer uma condição grave conhecida como síndrome de Reye.

Tomar grandes quantidades de Tylenol pode prejudicar o seu fígado. Não tome mais do que três gramas (cerca de seis comprimidos extra-fortes ou nove comprimidos regulares) em um dia.

Os AINEs podem aumentar o risco de sangramento no estômago, ataque cardíaco ou derrame. Converse com seu médico sobre esses riscos.

Qual a diferença entre analgesico e antitermico

Se você tomar um opióide por um longo tempo, você pode desenvolver uma dependência à medida que seu corpo se acostumar com a droga. Algumas pessoas também se tornam dependentes de opiáceos. Converse com seu médico se isso for uma preocupação.

Quando você começar a tomar um opióide, pode ser necessário evitar dirigir – ou executar outras tarefas que exijam alerta – até saber como reage ao medicamento.

Informe o seu médico sobre todos os medicamentos prescritos, não sujeitos a receita médica, ilegais, recreativos, herbais, nutricionais ou dietéticos que esteja a tomar antes de iniciar um analgésico.

Siga as instruções na sua prescrição ou rótulo da embalagem com cuidado. Não tome mais do medicamento do que o recomendado.

Se você suspeitar de uma overdose de analgésico, contate um centro de controle de intoxicação ou pronto-socorro imediatamente.

Qual a diferença entre analgesico e antitermico

O que é um Antitérmico?

Um antitérmico é, resumidamente, um medicamento utilizado para a redução da febre. Os medicamentos antipiréticos são uma subcategoria popular dos AINEs. Eles são particularmente destinados a diminuir a febre, diminuindo a temperatura do corpo. As drogas antipiréticas têm sido desde há muito tempo para prevenir e curar sintomas relacionados com a dor do corpo semelhante à febre e a alta temperatura.

Existem 3 classes de medicamentos antitérmicos vendidos sem prescrição:

Salicilatos – aspirina (ácido acetilsalicílico), salicilato de colina (Arthropan), salicilato de magnésio (Arthriten) e salicilato de sódio (Scot-Tussin Original);

Acetaminofeno (Tylenol);

Antiinflamatórios não-esteróides (AINEs) – ibuprofeno (Advil), naproxeno (Naprosyn, Aleve) e cetoprofeno.

Como Funcionam as Drogas Antitérmicas?

O cérebro controla cargas de sistemas do corpo. A parte do cérebro chamada hipotálamo é conectada ao sistema nervoso ao sistema endócrino através da glândula pituitária (hipófise). Contém milhões de pequenos núcleos. Uma das principais funções do hipotálamo é controlar a temperatura do corpo.

O hipotálamo pode redefinir o corpo a uma temperatura elevada em resposta a uma infecção, doença e outras razões. Isso inclui câncer, vacinas, coágulos sanguíneos, doenças auto-imunes, inflamação, infecção, efeitos colaterais ilegais de drogas, etc. O antipirético atua na parte do hipotálamo para diminuir o nível de hormônios prostaglandinas. Isso reduzirá a temperatura do corpo.

Qual a diferença entre analgesico e antitermico

Tipos de Drogas Antitérmicas para Tratar a Febre

A classe de medicamentos antitérmicos é dividida em diferentes drogas. Eles são medicamentos genéricos. Pode-se encontrar muitos nomes comerciais ou de marcas no mercado. Estes foram cientificamente encontrados para ser eficaz como um medicamento antipirético. Eles têm resultados de efeito para a febre, mas não podem tratar a doença. Aqui está a lista de medicamentos antipiréticos:

  • Aspirina e salicilatos relacionados, como salicilato de magnésio, salicilato de colina e salicilato de sódio
  • Metamizole (proibição em muitos países)
  • Nabumetona
  • AINEs como naproxeno, ibuprofeno, nimesulida e cetoprofeno,
  • Paracetamol ou acetaminofeno
  • Fenazona (antipirina)
  • Docosanol etc.

Efeitos colaterais

A aspirina está associada a muitos efeitos colaterais se não for tomada em boas condições. Podem causar hemorragia gástrica, sonolência, dor de cabeça leve, hipersensibilidade, azia, trombocitopenia, distúrbio gastrointestinal, prolongar o tempo de sangramento, fezes sanguinolentas ou avermelhadas, rinite, urticária, dor de estômago, desconforto epigástrico, angioedema, salicilismo, zumbido, broncoespasmo ouvidos, alucinações e muito mais.

Qual a diferença entre analgesico e antitermico

RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Receba nossos novos artigos em seu e-mail e fique sempre informado, é grátis!

Qual o melhor analgésico e antitérmico?

Diversos princípios ativos atuam contra dor e febre Um dos mais conhecidos é o paracetamol, como citamos anteriormente. Este analgésico não opióide (AINEs) é o mais prescrito nos Estados Unidos para o tratamento de dores agudas comparado a outros com funções semelhantes. Outro recomendado é o ibuprofeno.

O que é um medicamento antitérmico?

Os antitérmicos, também conhecidos como antipiréticos, são utilizados para combater a febre ao inibir o mecanismo que eleva a temperatura corporal. Alguns dos medicamentos mais conhecidos desse grupo são o ácido acetilsalicílico, a dipirona, o ibuprofeno e o paracetamol.

Qual é a função do analgésico?

Os analgésicos são medicamentos com o objetivo único de tirar a dor. Existem os analgésicos fortes como a morfina, oxicodona e o tramadol, por exemplo. São usados principalmente em ambiente hospitalar, para controlar a dor depois de uma cirurgia, ou a dor do câncer, ou também em emergências de queimados ou acidentados.

Qual a diferença entre dipirona paracetamol e ibuprofeno?

Veredicto final. Ambas as substâncias são analgésicos eficazes e redutores da febre. O ibuprofeno funciona um pouco mais rápido e tem efeito mais duradouro, além de reduzir inflamações. O paracetamol é comparável em alguns aspectos, mas não tem as mesmas propriedades anti-inflamatórias.