Qual o objetivo da administração de Unidades de alimentação e nutrição?

Resolução

RES.344/2013

Objetivo

Objetivo Geral:

Formar técnicos, em nível de pós-graduação com capacidade analítica e ênfase na administração de unidades produtoras de alimentos.

Objetivos Específicos:

  • Atualizar os conhecimentos no que concerne à administração de UPR de recém-graduados e demais profissionais que já atuam em unidades produtoras de alimentos;
  • Atualizar o profissional sobre o conhecimento de novas tendências tecnológicas aplicadas aos serviços de alimentação.
  • Atualizar os conhecimentos sobre os aspectos concernentes a qualidade para o fornecimento de alimentos inócuos, preservando a saúde do consumidor;
  • Subsidiar o conhecimento do profissional na área do marketing e empreendedorismo em serviços de alimentação.

Público-alvo

Graduados em nutrição e demais áreas de conhecimento que tem competência profissional para gerenciamento de serviços de alimentação (gastrônomos, administradores, engenheiros de alimentos e afins).

Carga horária

570 horas

Duração do curso

19 MESES (*)

  (*) Disciplinas: 16 meses
Trabalho de conclusão: 03 meses

As aulas serão realizadas aos sábados das 8h às 12h, das 14h às 18h.

Nº de vagas

50 vagas

Inscrições

Local: secretaria da Pós-Graduação

Documentos: (Original e cópia)

  • Diploma de graduação
  • CPF
  • RG
  • Comprovante de residência.
  • Uma foto 3X4

Investimento

Mensalidade: R$ 600,00

Para pagamento até o vencimento (*) R$ 480,00

  • Funcionários públicos (Municipais, Estaduais e Federais), empresas conveniadas e alunos egressos (Graduação) possuem descontos diferenciados, consulte-nos para maiores informações. (*)

(*) Até o dia 10 de cada mês

Matriz

Disciplinas
01 Metodologia da Pesquisa Científica
02 Psicologia Organizacional e Liderança em UPR
03 Marketing em Nutrição e UPR
04 Empreendedorismo em UPR
05 Contratos e Terceirização em Serviços de Alimentação e Nutrição
06 Elaboração de Cardápios e Fichas Técnicas
07 Gestão e Aplicabilidade Tecnológicas em UPR
08 Logística de Abastecimento em UPR
09 Gastronomia Aplicada a Produção de Refeições
10 Gestão da Gastronomia Hospitalar
11 Custos e Controles de Materiais em UPR
12 Elaboração de Projetos em UPR
13 Coach Aplicado no Gerenciamento da Qualidade em UPR
14 Gestão Ambiental e Aproveitamento de Resíduo: Legislação em Alimentos no Controle de Qualidade e do Meio
15 Matriz de Analises de Perigos e Pontos Críticos de Controle e Boas Práticas de Fabricação
16 Contaminantes em Alimentos e Doenças Veiculadas Pelos Alimentos

Coordenador (a)

Qual o objetivo da administração de Unidades de alimentação e nutrição?
Rosa Beatriz Monteiro Souza

Graduada em nutrição e Mestre em ciência e tecnologia dos alimentos pela Universidade Federal do Pará (UFPA) com experiência na área de educação Nutricional (adultos e idosos), atendimento ambulatorial, promoção da saúde, organização de campanhas de saúde, fiscalização das condições higiênico sanitárias de UPR, avaliação, aprovação de cardápios, nutricionista chefe em unidade produtora de refeições (3000) em fábrica de beneficiamento de alumínio e gerente de produção e qualidade em filial de indústria de polpa e sorvete de açaí, atualmente docente no curso de nutrição na Faculdade Brasil Amazônia (FIBRA) em técnica dietética, administração e gestão de unidades de alimentação e nutrição e Gastronomia.

Mostrar registro completo

Título: A organização da produção de unidades de alimentação e nutrição
Autor: Alves, Fernanda Salvador
Resumo: O Setor de Alimentação Coletiva, que se apresenta em largo crescimento, tem como função alimentar as pessoas fora de seu domicílio. Fazem parte dele, as Unidades de Alimentação e Nutrição - UANs, às quais fabricam refeições em grandes quantidades e por essa razão possuem processos produtivos diferenciados diariamente. Para que suas atividades possam ser adequadamente desempenhadas, as UANs precisam planejar, programar e controlar tanto suas atividades principais quanto as secundárias. Este trabalho teve como objetivo caracterizar a organização da produção de duas Unidades de Alimentação de Nutrição, confrontando os resultados encontrados com o preconizado pela teoria da organização da produção. Para tanto, buscou-se auxílio na literatura do Setor de Alimentação Coletiva e de Administração da Produção, para desenhar um estudo de caso descritivo-exploratório, de natureza qualitativa, transversal e não-experimental. Utilizaram-se como instrumentos de coleta de dados a entrevista semi-estruturada e a observação não-participante. Na descrição e análise de dados, apresentou-se uma sistematização dos conhecimentos teóricos de Planejamento e Controle da Produção para Unidades de Alimentação e Nutrição, dividindo-se a organização da produção de UANs em: estrutura, planejamento da produção, programação das atividades principais e programação das atividades secundárias. Em seguida, analisou-se as convergências e as divergências encontradas nas Unidades de Alimentação e Nutrição estudadas, frente à teoria da organização da produção proposta. O estudo realizado pôde demonstrar que a organização da produção de UANs não define uma única forma de trabalho, mas possibilidades que devem ser analisadas e observadas, segundo as peculiaridades de cada Unidade. Em contrapartida, no que se refere às formas de controle, principalmente de qualidade, a teoria de organização da produção é rígida, pela necessidade de assegurar controle higiênico-sanitário à refeição servida. Mesmo com as convergências e divergências encontradas nas UANs estudadas, não se pode inferir que uma delas possui maior adequação de sua organização da produção, frente à teoria estudada. As variações observadas, que estão dentro do preconizado, são influenciadas pelo meio em que a Unidade se encontra. Com isso, infere-se a necessidade de uma acurada análise sobre o ambiente, o tipo de serviço prestado, a complexidade da alimentação elaborada e as condições de funcionamento de cada Unidade, para possibilitar a prestação de um bom serviço pelas mesmas.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração.
URI: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101703
Data: 2005

Arquivos deste item

ArquivosTamanhoFormatoVisualização
211224.pdf 753.6Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Programa de Pós-Graduação em Administração [753]
  • Programa de Pós-Graduação em Administração [658]

Mostrar registro completo

Quais os objetivos das Unidades de Alimentação e Nutrição?

A sigla UAN significa Unidade de Alimentação e Nutrição. As Unidades de Alimentação e Nutrição, portanto, têm o objetivo de operacionalizar o fornecimento nutricional de um grupo de pessoas, dentro de uma empresa ou um órgão de trabalho.

Qual a definição de administração de unidade de Alimentação e Nutrição?

UANs são formadas por um conjunto de áreas e serviços responsáveis pela produção de refeições balanceadas dentro dos padrões dietéticos e higiênicos visando atender as necessidades nutricionais de seus clientes e comensais, adequadas aos recursos financeiros da unidade.

Qual é o principal objetivo de uma UAN?

As UAN são unidades que pertencem ao setor de alimentação coletiva, cuja finalidade é administrar a produção de refeições nutricionalmente equilibradas com bom padrão higiênico-sanitário para consumo fora do lar, que possam contribuir para manter ou recuperar a saúde de coletividades, e ainda, auxiliar no ...

Quais são os tipos de gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição?

Chegamos aos tipos de gestão, que são dois: autogestão e terceirização. Antes de abrir uma UAN, é importante avaliar os dois para saber qual compensa mais para sua realidade atual. Vamos ver como cada um funciona! A autogestão significa que a própria empresa gerencia a UAN.