Quais os fatores que contribuíram para o avanço do comércio internacional?

Detalhes Categoria: Artigos 27 de Junho de 2011 às 22:06

Caros leitores,
Hoje iniciamos uma nova série sobre os fatores que contribuíram para o desenvolvimento do comércio internacional.

****************************

Nesta nova série iremos abordar os temas relacionados aos diversos fatos que contribuíram para o nascimento, consolidação e expansão do comércio internacional entre as nações.

Conhecer como as expansões territoriais nos diversos períodos da história contribuíram para a construção de estradas, evolução da navegação, invenções de novas técnicas, difusão dos costumes, enfim tudo que tornou o mundo uma comunidade global.

Cada um desses fatores durante sua evolução na linha do tempo de uma maneira ou de outra estão presentes hoje no comércio internacional, na sua logística e nos meios de transporte, será abordado nesta nova série da coluna Transporte Modal.

Quais os fatores que contribuíram para o avanço do comércio internacional?

Embarcação denominada Vasa, originalmente de 1628
e resgatada em 1961 na Suécia

Referência bibliográfica
Copyright © 1999-2005, Jean-Paul Rodrigue, Dept. of Economics & Geography, Hofstra University, Hempstead, NY, 11549 USA.

http://vasamuseet.se/en

O comércio internacional existe desde os primórdios da civilização. Mas, você sabe do que se trata este tema? Em resumo, o comércio internacional pode ser definido como o conjunto de operações financeiras que envolvem bens e serviços com atuação em países distintos.

Ao longo das últimas décadas, a importância deste segmento tem crescido com o avanço dos transportes, das comunicações e da indústria, sendo essa uma das características da globalização, pois, une as operações comerciais realizadas entre países e que são administradas por normas estabelecidas em acordos internacionais. Este conceito pode se referir à circulação de mercadorias, compartilhamento de serviços e ao movimento de capitais.

Qual a importância do comércio internacional?

A economia de um país passa pelo comércio internacional, uma vez que é o setor que garante a venda do excedente de produção dessa região e, ao mesmo tempo, permite que o mercado consumidor tenha acesso às mercadorias não disponíveis internamente.

O comércio internacional dilui os riscos dessas atividades por meio da diversificação de mercados, garantindo que as empresas continuem comercializando seus produtos, mesmo se houver uma crise econômica interna no país em que estão baseadas.

Uma maneira de visualizar o desempenho do comércio internacional de uma localidade é através de sua balança comercial. Esse índice registra e avalia as importações e exportações de produtos e serviços. Caso o saldo seja positivo, aponta que o país está exportando mais do que importando, enquanto os quadros que apresentam saldo negativo, indicam que o valor das importações se sobrepõe ao de saídas do país.  

Diferença entre comércio exterior e comércio internacional

As definições de comércio internacional não devem ser confundidas com os conceitos sobre o comércio exterior. A diferença entre os dois está nas normas que os regulam, bem como nas organizações que atuam nesse sentido. Em relação ao comércio exterior, suas regras e cumprimentos gerais são ditadas pelo Estado ou pelo Governo. Já no comércio internacional o regimento fica a cargo das empresas, institiuções ou pessoas físicas que estão à frente do processo. Dessa maneira, quando falamos de comércio internacional, vale destacar que estamos fazendo referência às exportações e importações de mercadorias, serviços e capitais. Para explorar um pouco mais sobre o assunto, podemos dizer que o comércio internacional segue acordos bilaterais ou regras negociadas em órgãos internacionais, como a Organização Mundial do Comércio (OMC) e blocos regionais, como o Mercosul e a União Europeia.   Já o comércio exterior tem como perspectiva um país específico em relação aos demais. Por isso, ao contrário do comércio internacional, o comércio exterior é regulado pela legislação interna do país.  

O objetivo das normas internas é assegurar os interesses do país em suas relações comerciais. Porém, este acordo deve ser feito preferencialmente dentro dos limites da legislação internacional.

Como a Descartes pode ajudar a sua empresa?

A Descartes oferece sempre a melhor solução para sua empresa deslanchar no comex. Com a Datamyne, uma plataforma que contém informações de importação e exportação sempre atualizadas e um banco de dados comercial pesquisável para monitorar volumes de remessas, comparar o desempenho com os concorrentes, explorar diferentes mercados e descobrir novos clientes e fornecedores.

Nossa plataforma abrange o comércio global de 230 mercados em 5 continentes. Desse modo, você poderá contar com uma ampla visão de vendas, gerenciamento da cadeia de suprimentos, segurança aprimorada e uma estratégia competitiva. Acesse nosso site e saiba mais detalhes!

O que ocasionou o desenvolvimento do comércio internacional?

Teorias do Comércio Internacional Como resultado sua relação com o comércio era de que diversos países tinham necessidade econômicas e precisam supri-las através de produtos e serviços que podiam ser encontradas em outras partes do mundo.

Quais são os fatores que influenciam a economia internacional?

Economia Internacional é o nome dado ao fenômeno que estrutura a cooperação entre países, num sistema de interdependência entre as várias áreas onde a Economia Mundial influencia a política, o comércio, a saúde, as populações, a sociedade e o meio ambiente, entre outros fatores fundamentais para o ser humano ...